Recursos, na ordem de R$ 7 milhões, sertão utilizados para construção do prédio e compra de equipamentos/Paulo Sava, com informações da SECOM/Prefeitura de Irati

Na última semana, o Governo do Paraná garantiu um investimento na ordem de R$ 7milhões para a construção do novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Irati. No total, R$ 4,5 milhões serão investidos na construção do novo prédio e outros R$ 2,5 milhões serão utilizados para a compra de equipamentos, móveis e de uma central de ar condicionado. O prefeito Emiliano Gomes esteve no Palácio Iguaçu para tratar pessoalmente sobre este assunto. Os valores serão repassados diretamente para o Fundo Municipal de Saúde.
O recurso foi viabilizado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), comandada por Beto Preto, com apoio do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Alexandre Curi (PSD) e do líder do governo, Hussein Bakri (PSD).
Em entrevista recente à Najuá, a vice-prefeita Larissa Mazepa contou que a Prefeitura estava buscando um terreno para construir a nova unidade. “Temos vários terrenos que são adequados para o Pronto Atendimento, mas estamos procurando aquele que melhor vai atender a toda a população, que tenha um local adequado para estacionamento e outro para a chegada das ambulâncias. Isto é o mais importante para que o atendimento seja prestado de uma forma digna”, frisou.
No final da semana passada, foi confirmado que o terreno escolhido fica na Avenida Perimetral João Stoklos, entre a Secretaria de Educação e o novo Ginásio de esportes. Em nota emitida pela Secretaria de Comunicação (SECOM), a Prefeitura confirmou que está providenciando toda a documentação necessária para ter acesso ao recurso, de acordo com os critérios estabelecidos pela SESA. Depois que o Governo do Estado aprovar a documentação, uma resolução financeira deve oficializar o repasse.

Importância do investimento para o município
Em nota, o prefeito Emiliano Gomes exaltou a importância do investimento para o município. “Esse recurso representa um grande avanço para a saúde de Irati. Um compromisso de campanha que começa a se tornar realidade, garantindo um atendimento de qualidade à população. Essa nova estrutura irá reforçar nossa rede de serviços médicos, beneficiando milhares de iratienses”, disse Emiliano.
Já para o secretário Nelson Luiz Antunes (Nelsinho), é importante contar com o apoio do Governo do Estado para a construção da obra. “O novo Pronto Atendimento já é uma realidade, e devemos muito disso ao nosso querido Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ao Deputado Hussein Bakri e ao Deputado Alexandre Curi. Esses grandes parceiros nos ajudaram muito para que esse sonho de Irati se tornasse realidade”, afirmou.
No total, o estado deve construir 40 novos pronto atendimentos em todo o Paraná. O projeto necessita de um terreno amplo para construção, segundo Larissa. “Precisa de um terreno, se não me equivoco, de 40×60 metros, só para a construção física, além do estacionamento. O projeto que solicitamos vem com um Raio-X, os exames laboratoriais e temos a garantia de que, além disso, a SESA vai enviar o “enxoval”, que inclui macas, camas, suportes de soro, respiradores, monitores, roupas de cama, enfim, tudo aquilo que uma Unidade de Pronto Atendimento precisa para funcionar, incluindo ar condicionado, cadeiras de roda e de banho”, frisou.
A planta do Pronto Atendimento inclui uma Central de Esterilização. Atualmente, por não possuir uma unidade própria, a Prefeitura adquire este serviço da Santa Casa de Irati. Dentro da unidade, estão contempladas várias salas de observação e uma cozinha. De acordo com Larissa, o Pronto Atendimento da Vila São João não tem cozinha para os pacientes. “Hoje, o nosso Pronto Atendimento Municipal de Irati não tem uma cozinha específica para os pacientes que ficam em observação, e a planta da nova unidade contempla isso”, frisou.
Horário estendido
Enquanto a nova unidade não é construída, a Secretaria de Saúde decidiu estender os horários de atendimentos nos postos. A medida visa reduzir a superlotação das unidades durante o dia e do Pronto Atendimento durante a noite, segundo Larissa. “Com isso, conseguimos reduzir, já no 1º mês, uma média de 70% a 80% do fluxo no Pronto Atendimento Municipal. São ações que estão sendo resolutivas”, comentou.
Além dos atendimentos de urgência e emergência, as Estratégias de Saúde da Família (ESF) realizam consultas de Pronto Atendimento, vacinação, triagem de crianças, preventivo, solicitação de exames e mamografia, que não são feitas na unidade ou no Pronto Atendimento Municipal.
“Além de conseguirmos fazer com que as pessoas não esperem tanto, conseguimos trazer uma maior qualidade de saúde para a população, e é isto que a gente sempre busca. Eu falo para a população que, quando você precisa numa eventual doença aguda, primeiro veja se próximo da sua casa, a Estratégia de Saúde da Família não está funcionando, ou se tem uma Estratégia mais próxima”, comentou.
Digitalização
A Secretaria de Saúde também está passando por um processo de digitalização de toda a documentação da pasta. Larissa contou como funciona este sistema. “A partir de agora, nós vamos ter solicitação de exames via digital, os laboratórios vão receber por exames que foram enviados para eles via digital. Sem mais papeizinhos, carimbos e furos de fila porque, a partir do momento em que é digital, nós podemos seguir a fila, saber em que localização estamos e quando vamos fazer este exame. Isto faz com que a população seja igualitária, todos vão ter o seu direito à saúde garantidos, através da digitalização em saúde, coisa que buscamos muito na saúde, da Assistência Social e da educação, fazendo com que a população tenha igualdade, um dos princípios do SUS e da humanização”, finalizou.




