Golpistas cobram exames do SUS de pacientes que estão na UTI, diz polícia

Golpes foram registrados em um hospital de Pato Branco.Vítimas registraram Boletim de Ocorrência na delegacia…

07 de agosto de 2014 às 11h16m

Golpes foram registrados em um hospital de Pato Branco.
Vítimas registraram Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Foz do Iguaçu
A Polícia Civil de Pato Branco, investiga a denúncia de um golpe que é aplicado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a polícia, os golpistas ligam para o telefone de pessoas internadas em hospitais para pedir dinheiro para a realização de exames.

Conforme o delegado Ivonei Oscar da Silva, a investigação dos golpes começou na terça (5), depois que duas pessoas procuraram a polícia dizendo terem recebido ligações pedindo o pagamento dos exames. “Uma pessoa afirmou que caiu no golpe e depositou R$ 1,4 mil, porém a família não quis registrar Boletim de Ocorrência (B.O)”, explicou Ivonei.

Segundo a polícia, os golpistas ligam para o celular dos pacientes, porém, como eles estão internados, um familiar atende a ligação e recebe o aviso de cobrança por telefone. Eles pedem o depósito de aproximadamente R$ 1,5 mil em uma conta bancária. Contudo, nenhum exame de paciente internado pelo SUS é cobrado, informou o hospital.

A polícia investiga o caso e trabalha na hipótese de que o sistema do hospital ou do SUS tenha sido hackeado. “Nós faremos um ofício para a Polícia Federal (PF) para verificar com o SUS se houve acesso indevido ao sistema”, afirmou o delegado.

A administração do hospital disse que abriu sindicância para apurar se houve vazamento de informação ou de dados dos pacientes de dentro do hospital.


Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.