Instituição esclarece que não costuma fazer esse tipo de promoção. Segundo funcionários, golpista está utilizando nome da entidade em benefício próprio
Rodrigo Zub
Asilo Santa Rita
Há 58 anos prestando atendimento assistencial em Irati, o Asilo Santa Rita visa ajudar pessoas idosas abandonadas pela família, que precisam de um lar, de vestuário, medicamentos e de alimentação saudável. Alguns dos idosos atendidos pela instituição são portadores de necessidades especiais e possuem dificuldades de locomoção, visão, audição e transtorno mental. Por isso, a instituição necessita contratar profissionais, como geriatria, enfermeiro, psicólogo e nutricionista. Entretanto, os problemas financeiros impedem que toda a demanda seja atendida.
{/block} Para tentar ludibriar as pessoas, estelionatários utilizam diversas formas de enganar e forçar o cidadão a comprar um bem ou produto. Em muitos casos, nomes de instituições que prestam trabalho social em prol da comunidade são utilizados a fim de concretizar um golpe. Assim, um morador de Irati usou seu poder de convencimento para vender uma rifa que supostamente seria em benefício ao Asilo Santa Rita. Porém, a instituição esclarece que não realiza esse tipo de promoção para angariar recursos.
Funcionários da instituição foram informados sobre o caso na tarde de segunda-feira, 22. Por isso, a secretária do Asilo Santa Rita, Juliana Mainski, entrou em contato com a reportagem da Najuá para esclarecer os fatos e solicitar que a população não adquira nenhuma rifa, que esteja sendo vendida em benefício da instituição. “Hoje tomamos conhecimento de um rapaz que está vendendo uma rifa na cidade no valor de R$ 5 e está falando que é em benefício do Asilo. Estamos esclarecendo e fazendo um alerta a população que não compre essa rifa, porque na verdade nós não estamos fazendo nenhuma rifa. É um golpe. Ficamos muito tristes porque pessoas mal intencionadas usaram o nome da instituição em benefício próprio. Porque o asilo não está fazendo nenhuma promoção e não é em benefício do asilo”, reitera.
Segundo Juliana, uma pessoa que possui amizade com funcionários do Asilo Santa Rita adquiriu a rifa e confirmou que se tratava de um golpe. Juliana esclarece que a instituição não tem o hábito de realizar rifas. De acordo com a funcionária, o Asilo Santa Rifa busca outras formas de auxílio na comunidade. Mesmo assim, Juliana teme que o golpe continue sendo aplicado na cidade, pois moradores acreditam na boa fé da instituição para adquirir a falsa rifa. “Vários nomes já haviam sido vendidos. Algumas pessoas foram lesadas. Por isso estamos fazendo um alerta para que outras pessoas não caiam nesse golpe. Quem souber de uma pessoa que está vendendo esse tipo de rifa pode ligar no asilo no telefone 3422-2608 ou acionar a Polícia Militar. Nossa primeira atitude foi de alertar a população, mas outras medidas serão tomadas”, comenta Juliana.