Goleira iratiense faz história ao ser convocada para a Seleção Brasileira

09 de fevereiro de 2026 às 20h37m

Convocada para a Sub-17, Isadora Dossena relembra a trajetória no futebol, as conquistas históricas como goleira artilheira e a rotina de treinos que a levou ao sonho de vestir a camisa da Seleção/Paulo Sava

O advogado Fabrizzio Matte Dossena e a filha Isadora, goleira da Ferroviária de Araraquara-SP. Foto: Paulo Sava

Resumo: – Isadora Dossena, de 16 anos, saiu de casa em 2024 para jogar futebol;

  • Goleira passou por diversos clubes no Paraná e em São Paulo;
  • Isadora foi convocada para a seleção brasileira sub-17 no final de 2025.

A goleira iratiense Isadora Dossena fez história ao ser convocada para a Seleção Brasileira Sub-17 em dezembro. Ela, que atua pela Ferroviária de Araraquara-SP, também foi a primeira goleira do clube a marcar um gol de falta, feito que já havia sido conquistado por ela quando atuava no São Paulo. Em visita aos familiares em Irati, ela concedeu entrevista ao programa Sabadou da Super Najuá para contar um pouco da sua trajetória no futebol.

Isadora começou a se interessar pelo futebol vendo o irmão jogar no gol do Iraty Sport Club, treinado por Marco Antônio, ex-goleiro e treinador de goleiros do azulão. Depois, ela passou a atuar como goleira em times masculinos de Irati e disputou seu primeiro torneio feminino de futsal aos 09 anos, em Curitiba, pelo Imperial Futebol Clube.

“Isso meio que abriu portas para mim porque abriu minha cabeça. Eu não tinha muito esta visão de futebol feminino, sabia que existia, mas não era uma coisa que eu acompanhava e nem nada. Eu comecei a ver com outros olhos porque passei a ver que era possível este sonho ser realizado”, comentou.

Isadora seguiu atuando no Iraty, depois jogou no Imperial Futebol Clube, em Curitiba, que tinha parceria com o Coritiba, onde ela foi campeã paranaense sub-15 e sub-17. Antes ainda, ela atuou pelo Operário Ferroviário de Ponta Grossa. Em seguida, Isadora foi para o São Paulo, onde ficou por um ano, sendo a primeira goleira a marcar um gol na história do clube. Em 2025, ela foi chamada pela Ferroviária de Araraquara, onde joga até hoje.

A goleira conta que quem a inspirou a jogar no gol foi o ex-goleiro e atual treinador do Bahia, Rogério Ceni. “Eu sempre gostei de jogar com os pés, e vendo o Rogério Ceni ser um goleiro que foi muito marcante, principalmente quando estava no São Paulo, o clube tem um olhar diferente para batedoras de falta por conta do Rogério Ceni. Eu não era nem nascida quando ele estava jogando, mas depois, há um tempo eu acompanhei ele, vi muitos gols que ele fez nas partidas, e isto me inspirou porque desde pequenininha eu batia falta, e vi que era possível, em alto nível, fazer isto”, afirmou.

Isadora contou como é a sua rotina de treinos no dia a dia. “Eu treino todos os dias: de segunda a sábado, geralmente, e quando tem jogo no domingo, treinamos até sábado, ou treina até sexta e joga sábado. É uma rotina cansativa, tem todos os seus contras, mas eu tento ver os prós porque é um sonho, e eu acho que tenho que lutar muito por ele”, pontuou.

Para Isadora, jogar futebol representa a realização de um sonho. “Estar jogando em alto rendimento, conquistando meu espaço dentro do futebol feminino e fazendo história também porque eu fui a primeira goleira a fazer gol pelo São Paulo e pela Ferroviária de falta. Estar conquistando tudo isto, vindo de onde eu vim, e com tanto esforço da minha família, eu acho que para mim o mais gratificante é ver todo mundo feliz com as minhas conquistas e estar feliz com elas também”, comentou.

O pai de Isadora, o advogado Fabrizzio Matte Dossena, afirma que, apesar de ser bastante difícil ficar longe da filha por um bom tempo, está feliz por que ela está fazendo carreira na profissão que ama. “Realmente não é nada fácil, temos uma vida bem corrida porque a Isa não aloja, mas mora num apartamento lá. Então, tem que ter sempre alguém com ela lá. É bem difícil para a família porque ela saiu de casa com 14 anos e fez 16 agora em janeiro, é de 2010. É como ela falou, é um sonho dela que abraçamos juntos porque, sem isso, a pessoa não consegue chegar”, afirmou o pai.

Isadora chegou a enfrentar o Corinthians pelo campeonato Brasileiro sub-15. Ela contou como foi o jogo. “Foi na Copa Nike, que envolve quase todas as regiões e os melhores times do Brasil. A semifinal jogamos contra o Corinthians, e foi muito difícil porque foi em uma semana só na qual jogamos 5 ou 6 jogos, e é cansativo demais. A nossa equipe teve um dia de folga. Jogamos contra o Corinthians na semifinal, foi 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis foi 4 a 2 para nós, eu peguei dois pênaltis e fiz o decisivo. Pegamos o São Paulo na final, foi praticamente a mesma coisa: 1 a 1 no tempo normal e na hora dos pênaltis eu peguei dois e fiz o decisivo de cavadinha”, comemorou.

Jogando pela Ferroviária, ela disputou a final do campeonato Paulista sub-15 contra o São Paulo. A derrota marcou a vida das jogadoras. “Sabemos que sentimos, a torcida do São Paulo estava falando um monte, e a gente sente porque temos 15 anos, não temos o que fazer. Foi bem difícil porque era o último jogo sub-15 de muitas que estavam ali, inclusive eu, e queríamos ter terminado da melhor forma, que seria vencendo. Mas acontece, o que mais importa é que todas perdemos juntas. Eu posso ter pego 7 pênaltis e perdemos, mas perdemos juntos, eu não errei por conta disso. No futebol e em todos os lugares é importante entender que nem sempre o que fazemos e nem tudo depende de nós. O que mais importa é estar junto de quem amamos”, comentou.

Convocação para a Seleção Brasileira

Isadora foi convocada para a seleção brasileira sub-17 no final de 2025. Ela contou que ficou surpresa ao saber da convocação. “Chegamos um dia ao treino e eles sempre falam para sabermos quem é. Estávamos lá, acabou o treino, a nossa diretora veio falar, e o meu nome foi o penúltimo de cinco pessoas. Criamos sempre uma expectativa muito grande na hora de falar de seleção porque é o auge do atleta. Não temos muito o que fazer porque é o sonho de todo mundo, quando você pensa em virar jogador de futebol, pensa em chegar à Seleção Brasileira. Fui para a sub-17, o novo ciclo depois da Copa do Mundo. É incrível, e é muito legal também ver o reconhecimento que temos hoje em dia. Eu acredito que as cinco foram convocações novas, ninguém tinha ido ainda da Ferroviária, e isto é uma coisa gratificante porque reconhece todo o nosso esforço desde que começamos a jogar futebol. Não dá nem para falar de estrutura da seleção porque é tudo muito bom, todas as pessoas são muito legais e sempre dispostas a nos ajudar. Foi um sonho realizado de verdade”, afirmou.

Para Isadora, a convocação chegou na hora certa. “Sim porque é final de temporada e às vezes não tentamos, estamos sempre cansados e nem sempre dispostos. Quando você recebe uma notícia dessas, consegue entender que o futebol abre portas gigantescas”, ressaltou.

Competições

No final de março, a Ferroviária deve disputar a Liga de Desenvolvimento sub-14 e sub-16. Durante o ano tem os campeonatos Brasileiro e Paulista sub-17. Caso o time vença a Liga de Desenvolvimento, garante o acesso à Conmebol Evolución, considerada a Libertadores da base, que será disputada no Paraguai.

Depois disso, se a Ferroviária conquistar o título da competição sul-americana, vai disputar uma espécie de mundial de clubes. Quando conquistou a Libertadores pelo São Paulo, Isadora foi para o Qatar. Ela contou como foi a experiência no exterior.
“Tudo parece de outro mundo, porque primeiro que a maioria dos estádios da Copa sediam jogos da 2ª Divisão do Qatar, mas foi muito legal conhecer os estádios, conhecemos o estádio da final da Copa do Mundo de 2022, que foi lá. É um outro mundo, são prédios gigantescos, é tudo muito diferente do que vemos aqui no Brasil ou em qualquer outro lugar”, comentou.

“No ano passado, ela ganhou a Libertadores pelo São Paulo, e neste ano nesta Copa Nike, elas foram para os Estados Unidos, onde é a fábrica da Nike. Então, é uma coisa que, se você pensar, ela está conhecendo o mundo fazendo o que gosta”, finalizou Fabrizzio.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.