Monsenhor Odair Miguel Gonçalves dos Santos, que será ordenado bispo no dia 08 de dezembro, recebeu homenagem na Câmara de Irati na noite desta terça-feira, 14, em sessão solene/Paulo Sava
O Monsenhor Odair Miguel Gonçalves dos Santos recebeu, na noite desta terça-feira, 14, o título de Cidadão Benemérito de Irati. O futuro bispo, que será ordenado no dia 08 de dezembro, às 19 horas, na Paróquia São Miguel, recebeu a homenagem proposta pelo presidente da Câmara, José Ronaldo Ferreira, o Ronaldão do Povo (PSDB), em sessão solene.
Em seu discurso durante a sessão, Ronaldão destacou que o trabalho exercido pelo futuro bispo tem o poder até mesmo de mudar vidas. “O que move o homenageado desta noite é a possibilidade de transformar vidas, de incentivar pensamentos e ações positivas em pessoas de todas as idades e com mais diferentes histórias de vida. Esta homenagem é justa e se faz necessária para que possamos, através deste ato, mostrar o quanto somos gratos ao homenageado pelos relevantes serviços prestados a este município e à nossa população, pois desenvolve sua missão, exercendo o ministério evangélico, restaurando famílias e motivando as pessoas a terem um relacionamento com o criador”, frisou.
Durante a sessão, o padre disse acreditar que, durante a sua missão, apesar do sucesso ao longo da caminhada, encontrou diversos obstáculos. “Os grandes sucessos são sempre atravessados por diversos obstáculos e dificuldades, isto nós bem sabemos. Na nossa vida, na nossa caminhada, temos os obstáculos, mas Deus nos dá a graça e a sabedoria para enfrentá-los. Com a graça de Deus, eles se tornam pequenos, mas sem ela, eles se tornam intransponíveis. Com a graça de Deus, eles se tornam tão pequenos que podemos superar todas as dificuldades que a vida pode nos apresentar”, pontuou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Histórico de ordenações episcopais – Em 116 anos, Irati já teve 3 bispos ordenados, sendo dois na própria cidade, segundo o prefeito Jorge Derbli. “Em 116 anos, Irati contribuiu não só com os padres, mas também com bispos. Irati gosta tanto e prestigia os gaúchos que estamos mandando um bispo iratiense para Porto Alegre. Os gaúchos vão ficar muito contentes, e se o senhor tivesse sido nomeado para o Paraná, São Paulo ou Mato Grosso, com certeza estaríamos muito bem representados”, comentou.
Derbli demonstrou orgulho ao homenagear o padre com o título de cidadão benemérito. “Para nós, é um orgulho estar lhe entregando um título deste para o senhor, que eu sei que vai nos representar muito bem e vai galgar mais posições ainda dentro da Igreja Católica pelo seu trabalho”, pontuou.
A vice-prefeita, Ieda Waydzik, ressaltou a importância da homenagem para uma pessoa que, segundo ela, tem feito o bem para a população iratiense e de outras comunidades. “Para nós, iratienses e comunidade, é, como disse o Jorge (Derbli), uma honra muito grande saber do bem que o senhor tem feito por várias comunidades, pela Igreja Católica deste mundo tão grande, pelas orações que com certeza o senhor faz por todos nós e por este povo que sofre, e as almas que o senhor resgatou pela Igreja. Isto tudo é muito importante e mexe com o coração e a emoção de todos nós”, afirmou.
Biografia – Nascido no Guamirim, Monsenhor Odair foi batizado na Paróquia São Miguel, onde iniciou sua caminhada vocacional. Ele foi ordenado sacerdote no dia 16 de dezembro de 2000, trabalhou por 5 anos na Pastoral Vocacional, depois exerceu o cargo de diretor provincial das Filhas da Caridade por 6 anos e, em seguida, atuou na Paróquia Santana, no bairro Abranches, em Curitiba.
Logo depois, Monsenhor Odair foi nomeado como provincial da Congregação da Missão, função que exerceu por 7 anos. Em fevereiro, ele iria para Roma, onde prestaria serviços na cúria geral da Congregação da Missão, porém ele foi nomeado pelo Papa como bispo auxiliar de Porto Alegre.
Depois da ordenação, no dia 13 de dezembro, Monsenhor Odair já estará na capital gaúcha para auxiliar nas crismas da Arquidiocese.