Veículo, fabricado em 1970, foi utilizado pela corporação até 1986, na região dos Campos Gerais. PRF completou 80 anos de atuação no Paraná/Paulo Sava

Durante a 75ª Festa de São Cristóvão, realizada na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati, entre os dias 28 e 30 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) expôs um Fusca ano 1970 utilizado pela corporação na região dos Campos Gerais. Neste ano, a PRF completou 80 anos de atuação no Paraná.

Em entrevista à Najuá, o policial rodoviário Antônio Roth, responsável pelo Espaço Histórico e Cultural da PRF, contou que o fusca foi utilizado até 1986, quando as viaturas dos modelos Brasília e Fusca foram substituídas por outras do modelo Santana Quantum. Ele afirmou que o fusquinha tem muita história.
“Ele ficou 16 anos no trecho. Antigamente, como as rodovias não eram pedagiadas, fazíamos todo o trabalho: chegávamos em um acidente, sinalizávamos, socorríamos as vítimas e cuidávamos dos pertences ou da carga do motorista, e tudo isto era feito com o fusca”, frisou.
Atualmente, o veículo está no acervo da Superintendência da PRF em Curitiba, que fica na Linha Verde da BR 476, nº 10150, no bairro Prado Velho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas. Mais informações pelo telefone (41) 3535-1910.
Outras viaturas – Além do fusca, o acervo conta com várias viaturas e 20 motos, inclusive o modelo Amazonas. Roth detalhou as características deste modelo. “Ela é um Volks sobre duas rodas, tem motor e caixa de Volks. Além disso, tem muita história lá (no acervo)”, pontuou.
História da PRF – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi instalada no Brasil em 1928, através de um decreto do então presidente Washington Luiz, que criou o Núcleo da Polícia das Estradas. Entretanto, somente em 1935 foi contratado o primeiro policial rodoviário, Antônio Félix, o “Turquinho”, que trabalhava na rodovia Rio-Petrópolis. A plaqueta com a identificação deste policial como número 1 também está no acervo da PRF em Curitiba. O espaço histórico da Superintendência conta também com uma réplica de um posto policial da década de 50.
Em 1948, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, esteve no Brasil para participar da 1ª reunião da Organização dos Estados Americanos, no Rio de Janeiro. A PRF e o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) fizeram a segurança dele. Para isto, foram enviadas ao Brasil 25 motos Harley-Davidson. O Paraná foi presenteado com 3 delas, sendo que apenas uma das 25 está em exibição no Espaço Histórico e Cultural. A moto foi restaurada e está em funcionamento.
No espaço, também está a bandeira do Vaticano, oferecida pelo Papa João Paulo II aos policiais em agradecimento pelo trabalho durante uma de suas visitas ao Brasil.
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PRF no Paraná – Também é possível consultar o livro com as primeiras atividades da PRF no Paraná, iniciadas em 17 de fevereiro de 1943, com a implantação de um posto na comunidade de Pedra Preta, onde hoje está o município de Tunas do Paraná, na região de Curitiba. O primeiro comandante foi Oscar Honorato.
“Nós iniciamos os trabalhos no sul do Brasil com uma equipe de 5 patrulheiros que vieram do Rio de Janeiro para iniciar os serviços no sul do Brasil. Aqueles 5 fizeram o primeiro serviço no dia 17 de fevereiro de 1943, há 80 anos”, comentou.
Desde a sua criação, a PRF passou por diversas transformações, incluindo a criação do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) em 1988. Até então, a corporação estava vinculada ao DNER.
“Nós éramos do DNER, não existia o Departamento de Polícia Rodoviária Federal. O DRPF existe de 1988 para cá, e realmente a transformação foi muito grande. A partir do momento da criação do departamento, passamos a ter verba própria e só teve melhoras”, contou Roth.
Até 2009, alguns trechos de rodovias federais do Paraná estavam sob os cuidados da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), através de um convênio do Governo Federal com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), como, por exemplo, o trecho da BR 277, que liga Curitiba ao trevo do Relógio, em Prudentópolis, e passa por Irati. Somente a partir daquele ano, a PRF assumiu a segurança de trechos das rodovias federais que estavam sob os cuidados do Estado.
“Em 2009 foram retomadas algumas rodovias que eram federais, mas estavam com fiscalização a cargo da PRE. Então, em 2009 foi pego o trecho da BR 277, de Curitiba, passando por Palmeira e Irati, indo até o trevo do Relógio (Prudentópolis), também de Ponta Grossa a Maringá (BR 376) e uma parte das rodovias do sudoeste do Paraná, que estavam a cargo estadual e foram retomadas”, comentou.
O atual superintendente da PRF no Paraná é Fernando Cesar Borba de Oliveira. Em todo o Brasil, os policiais rodoviários têm a responsabilidade de cuidar de 75 mil km de rodovias federais em todos os estados e em áreas de interesse da União.
