Fusca utilizado pela PRF nas décadas de 70 e 80 é exposto durante a Festa de São Cristóvão

Veículo, fabricado em 1970, foi utilizado pela corporação até 1986, na região dos Campos Gerais….

04 de agosto de 2023 às 18h29m

Veículo, fabricado em 1970, foi utilizado pela corporação até 1986, na região dos Campos Gerais. PRF completou 80 anos de atuação no Paraná/Paulo Sava

Fusca e moto da PRF em exposição durante a 75ª Festa de São Cristóvão, realizada entre os dias 28 e 30 de julho na Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, em Irati. Foto: Paulo Sava

Durante a 75ª Festa de São Cristóvão, realizada na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati, entre os dias 28 e 30 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) expôs um Fusca ano 1970 utilizado pela corporação na região dos Campos Gerais. Neste ano, a PRF completou 80 anos de atuação no Paraná.

Antônio Roth é o responsável pelo Espaço Histórico e Cultural da PRF no Paraná. Foto: Paulo Sava

Em entrevista à Najuá, o policial rodoviário Antônio Roth, responsável pelo Espaço Histórico e Cultural da PRF, contou que o fusca foi utilizado até 1986, quando as viaturas dos modelos Brasília e Fusca foram substituídas por outras do modelo Santana Quantum. Ele afirmou que o fusquinha tem muita história.
“Ele ficou 16 anos no trecho. Antigamente, como as rodovias não eram pedagiadas, fazíamos todo o trabalho: chegávamos em um acidente, sinalizávamos, socorríamos as vítimas e cuidávamos dos pertences ou da carga do motorista, e tudo isto era feito com o fusca”, frisou.

Atualmente, o veículo está no acervo da Superintendência da PRF em Curitiba, que fica na Linha Verde da BR 476, nº 10150, no bairro Prado Velho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas. Mais informações pelo telefone (41) 3535-1910.

Outras viaturas – Além do fusca, o acervo conta com várias viaturas e 20 motos, inclusive o modelo Amazonas. Roth detalhou as características deste modelo. “Ela é um Volks sobre duas rodas, tem motor e caixa de Volks. Além disso, tem muita história lá (no acervo)”, pontuou.

História da PRF – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi instalada no Brasil em 1928, através de um decreto do então presidente Washington Luiz, que criou o Núcleo da Polícia das Estradas. Entretanto, somente em 1935 foi contratado o primeiro policial rodoviário, Antônio Félix, o “Turquinho”, que trabalhava na rodovia Rio-Petrópolis. A plaqueta com a identificação deste policial como número 1 também está no acervo da PRF em Curitiba. O espaço histórico da Superintendência conta também com uma réplica de um posto policial da década de 50.

Em 1948, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, esteve no Brasil para participar da 1ª reunião da Organização dos Estados Americanos, no Rio de Janeiro. A PRF e o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) fizeram a segurança dele. Para isto, foram enviadas ao Brasil 25 motos Harley-Davidson. O Paraná foi presenteado com 3 delas, sendo que apenas uma das 25 está em exibição no Espaço Histórico e Cultural. A moto foi restaurada e está em funcionamento.

No espaço, também está a bandeira do Vaticano, oferecida pelo Papa João Paulo II aos policiais em agradecimento pelo trabalho durante uma de suas visitas ao Brasil.

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PRF no Paraná – Também é possível consultar o livro com as primeiras atividades da PRF no Paraná, iniciadas em 17 de fevereiro de 1943, com a implantação de um posto na comunidade de Pedra Preta, onde hoje está o município de Tunas do Paraná, na região de Curitiba. O primeiro comandante foi Oscar Honorato.

“Nós iniciamos os trabalhos no sul do Brasil com uma equipe de 5 patrulheiros que vieram do Rio de Janeiro para iniciar os serviços no sul do Brasil. Aqueles 5 fizeram o primeiro serviço no dia 17 de fevereiro de 1943, há 80 anos”, comentou.

Desde a sua criação, a PRF passou por diversas transformações, incluindo a criação do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) em 1988. Até então, a corporação estava vinculada ao DNER.
“Nós éramos do DNER, não existia o Departamento de Polícia Rodoviária Federal. O DRPF existe de 1988 para cá, e realmente a transformação foi muito grande. A partir do momento da criação do departamento, passamos a ter verba própria e só teve melhoras”, contou Roth.

Até 2009, alguns trechos de rodovias federais do Paraná estavam sob os cuidados da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), através de um convênio do Governo Federal com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), como, por exemplo, o trecho da BR 277, que liga Curitiba ao trevo do Relógio, em Prudentópolis, e passa por Irati. Somente a partir daquele ano, a PRF assumiu a segurança de trechos das rodovias federais que estavam sob os cuidados do Estado.

“Em 2009 foram retomadas algumas rodovias que eram federais, mas estavam com fiscalização a cargo da PRE. Então, em 2009 foi pego o trecho da BR 277, de Curitiba, passando por Palmeira e Irati, indo até o trevo do Relógio (Prudentópolis), também de Ponta Grossa a Maringá (BR 376) e uma parte das rodovias do sudoeste do Paraná, que estavam a cargo estadual e foram retomadas”, comentou.

O atual superintendente da PRF no Paraná é Fernando Cesar Borba de Oliveira. Em todo o Brasil, os policiais rodoviários têm a responsabilidade de cuidar de 75 mil km de rodovias federais em todos os estados e em áreas de interesse da União.

Montagem feita com a foto do 1º posto da PRF do estado, instalado em 1943, em Tunas do Paraná. Da esquerda para a direita, aparecem os comandantes Dario Raposo Borges, Oscar Honorato, Leandro Isnardi, Pedro Nunes Teixeira e João Laureano Sorsonas. Foto: Divulgação PRF
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