Atrativos do local foram reabertos para a comunidade neste fim de semana. Trilha noturna está marcada para o próximo dia 15/Paulo Sava

A Floresta Nacional de Irati (FLONA) retomou suas atividades normais já neste fim de semana. As atrações foram reabertas ao público hoje, 01. Haverá também uma trilha noturna no próximo dia 15.
Em entrevista à Najuá, Ademar Luiz Brandalise, responsável pelo setor de uso público da Flona, contou que a unidade permaneceu fechada para visitação durante alguns meses por falta de funcionários. “Desde novembro do ano passado, tivemos uma redução de alguns funcionários e um atraso na recontratação. Foi feito um PSS para recontratação dos funcionários e, por este motivo, tivemos que diminuir algumas das atividades. Reduzimos a parte do uso público, que são a visitação e as trilhas, e demos mais apoio a proteger o patrimônio e deixamos um pouco de lado a visitação. Agora estamos retomando, os funcionários já retomaram e estamos fazendo toda a manutenção nestes dias, deixando preparadas as trilhas e os locais de visitação”, comentou.
Visitações espontâneas
Já neste sábado, serão oferecidas as chamadas visitações espontâneas. Ademar contou como elas são caracterizadas. “É a visitação auto-guiada, que o pessoal vai lá e faz suas trilhas, visita o ecomuseu, o meliponário e o minhocário, faz o piquenique e usa o parquinho infantil. Esta nós chamamos de visitação espontânea e estará aberta a partir do dia 1º e do dia 2”, frisou.
Outros atrativos também estarão disponíveis para a população, de acordo com Ademar. “Nestes dias, 1º e 2, já vamos ter uma trilha guiada, vai ter um funcionário lá que estará acompanhando e explicando as trilhas. Nós temos três trilhas, uma área grande verde onde se pode fazer atividades físicas, piquenique ou descansar. Temos também como atrativo a floresta, a beleza da paisagem, e o minhocário, onde fazemos um trabalho com o lixo orgânico, que se transforma em húmus. Tem também o meliponário, local de criação das abelhas nativas, muito legal, onde trabalhamos com as abelhinhas que não têm ferrão e que damos um valor muito grande, e é muito legal de visitar. Temos também algo que muita gente já conhece, que é o ecomuseu, um museu relacionado ao meio ambiente”, destacou.
Abelhas sem ferrão
Quem for visitar a FLONA também poderá ter a oportunidade de conhecer as chamadas abelhas sem ferrão, segundo Ademar. “Quando se fala em abelhas, o pessoal geralmente pensa na Apis, que tem ferrão, mas esta foi trazida para o Brasil. As nativas não têm ferrão ou têm o ferrão atrofiado. São várias espécies destas abelhas, e elas são muito importantes para a natureza, além de ser algo muito gostoso de podermos mexer com as abelhas e até provando um pouco do mel delas. Temos que entender que elas são nativas e têm uma importância muito grande, principalmente para fazer a polinização das plantas. Tem algumas plantas nativas que são polinizadas apenas por estes tipos de abelhas. Então, elas são importantes demais para nós, além do mel lá ser delicioso. Às vezes, só experimentamos o mel normal, e quando experimentamos destas abelhas, vemos que é totalmente diferente”, comentou.

Território da FLONA de Irati está dividido
No total, 78% do território da FLONA está localizado no município de Fernandes Pinheiro e outros 22% pertencem a Teixeira Soares. Ela fica a 9 km do centro de Irati. “É um local de fácil acesso, a maior parte do trajeto é por asfalto, só tem um pedacinho de estrada de chão e está bem conservado agora. É uma oportunidade, e estas atividades que nós fazemos na floresta, por ser um órgão público, uma unidade de conservação federal, são gratuitas”, apontou.
Trilha Noturna
Já no dia 15 de março, será realizada a primeira trilha noturna de 2025pela FLONA. Para participar, é preciso se inscrever através do link disponível nas redes sociais da FLONA.
O projeto das trilhas noturnas foi iniciado em 2018. Ademar contou um pouco da história deste projeto. “Foi um projeto que começamos em 2018, e já faz um bom tempo que estamos fazendo estas atividades porque precisa de uma demanda, de nós disponibilizarmos todos os nossos recursos, tanto as pessoas quanto alguns outros, para fazermos a atividade e transformá-la em prazerosa e segura. Já temos uma certa experiência nisso e estamos notando que, ao longo dos anos, ela está sendo bem procurada”, ressaltou.
Ademar contou como está a infraestrutura do parque para receber os visitantes. “A gente conta com estruturas simples, a própria trilha noturna é uma atividade simples, mas reformatamos ela de uma forma totalmente segura que atrai as pessoas e as deixa gostando dela no decorrer. Geralmente, quase todas as pessoas que participam gostam e querem voltar. É uma atividade diferente porque temos uma outra percepção, os nossos sentidos são diferentes, não tanto da visão, mas de outros sentidos. Chama-se trilha noturna, mas é um conjunto de atividades, e dentro dele, temos a caminhada, a gente ouve algumas lendas e histórias do local, algumas informações técnicas. Tem um momento em que a gente para com o objetivo de fazer uma observação dos astros celestes”, frisou.
No total, a trilha tem 4 quilômetros e 10 paradas. Algumas lendas serão contadas durante a caminhada. Entre elas, a mais conhecida é a da mulher de branco, entre outras. Haverá também uma roda de conversa regada a marshmallows assados na fogueira nesta primeira trilha. As seguintes terão como alimento pinhão sapecado na brasa.
Não será cobrado ingresso das pessoas que participarem da trilha noturna. Apenas se solicita que os participantes levem um prato para confraternizar no final da trilha, que deve durar aproximadamente 3 horas.
Haverá carros de apoio para as pessoas que precisarem de atendimento, segundo Ademar. “Caso alguém passe mal, machuque o pé ou realmente esteja cansado, acionaremos o carro de apoio, que traz a pessoa até o local da assistência. Se for preciso, leva até o Pronto Atendimento ou ao hospital, onde for necessário”, destacou.
Entre os animais que poderão ser vistos durante a trilha, está a onça parda (suçuarana), que não costuma atacar seres humanos. No total, cerca de 50 pessoas, entre participantes e equipe de apoio, participarão do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (61) 99164-1837 e pelo Instagram da FLONA.


