Fisioterapeuta Selmo Vieira é eleito vereador em Irati pela 1ª vez

Selmo Fisioterapeuta conseguiu dobrar a quantidade de votos da eleição passada. Em entrevista à Najuá,…

31 de outubro de 2024 às 22h31m

Selmo Fisioterapeuta conseguiu dobrar a quantidade de votos da eleição passada. Em entrevista à Najuá, ela falou quais serão as áreas que devem ser priorizadas em seu mandato/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Fisioterapeuta Selmo Vieira foi eleito para o primeiro mandato na Câmara de Irati com 712 votos. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

O fisioterapeuta Selmo Vieira (Podemos) foi eleito vereador em Irati com 712 votos. Ele ocupará pela primeira vez uma cadeira na Câmara. O vereador eleito atua há 11 anos na secretaria de saúde de Irati. Esta não foi a primeira participação de Selmo em uma eleição. Em 2020, ele tentou uma vaga no Legislativo iratiense, mas alcançou 392 votos, não conseguindo se eleger.

Neste ano, Selmo quase dobrou a quantidade de votos. Segundo ele, o resultado positivo aconteceu porque ele pode se dedicar mais à campanha, já que em 2020 ele dividia o seu tempo entre Ponta Grossa e Irati, pois estudava fora da cidade. O fisioterapeuta conta que a campanha passada ajudou a ter mais experiência para este ano. “Nós não conhecíamos como que seria. Aquela campanha serviu assim como a base para fazermos essa campanha de agora. Nós norteamos, vimos o que poderia ser feito e fizemos uma campanha em cima da passada. Nós trabalhamos mais, corremos mais, tivemos mais tempo para visitar as pessoas. Hoje, nas campanhas, se a pessoa não gastar o chinelo, é difícil ganhar a eleição. Principalmente, nós que não temos uma estrutura grande de campanha. Tem pessoas que tem uma estrutura grande de campanha, tem bastante pessoas para ajudar ou a pessoa que já é vereador, fica mais fácil. Para nós, como era uma campanha que não éramos vereador, nós tivemos que gastar a sola do chinelo, a sola da bota. Andamos bastante na cidade, visitamos muitas pessoas e isso foi o diferencial”, disse.

O vereador eleito ainda destacou que boa parte dos seus votos foram no bairro Engenheiro Gutierrez, onde nasceu e foi criado. “É o meu bairro, é um lugar que amamos bastante. Eu faço parte da Associação de Moradores, fazemos parte do Juventus [time de futebol do bairro]. Nós fazemos uma parte da sociedade e isso contribuiu para que, entre Gutierrez e Riozinho, eu tivesse a metade da minha votação. Eu tive 354 votos, foi praticamente a metade dos meus votos que eu tive na minha casa, na minha região”, conta.

Em entrevista no programa “Meio Dia em Notícias”, na Super Najuá FM, o vereador eleito comentou sobre as áreas que devem ser prioridade no seu mandato. Uma delas é o setor de saúde. “Nós temos uma experiência há 25 anos na área de saúde. Antes de fisioterapeuta, sou técnico de enfermagem, sou socorrista. Trabalhei nessas duas áreas, de enfermagem e socorrista. Tenho um bom conhecimento e queremos com esse conhecimento, preparar bons projetos, preparar as leis importantes e ajudar o município para que ele consiga desenvolver a saúde, para que tenha grandes melhorias para atender a melhor população”, disse.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

De acordo com Selmo, a área de saúde teve dificuldades com muitas trocas de gestão no comando da pasta. “Eu acho que nós precisamos que a próxima gestão tenha um comprometimento forte. Nós tivemos um problema na gestão, que nós tivemos, em oito anos, nove secretários. Quem sabe isso pode ter contribuído, para ter uma gestão mais plena. Uma das maiores reclamações que vimos [durante a campanha] era a UPA. A proposta, tanto de um como do outro candidato, [agora] novo prefeito é que teremos mais um pronto atendimento para diminuir as filas na UPA e a pessoa ser atendida com mais rapidez”, explica.

Durante a campanha, Selmo apoiou a candidatura de Rafael Felipe Lucas, que ficou em 2º lugar na disputa atrás de Emiliano Gomes. Contudo, ele conta que buscará cumprir um mandato para a população e não fazer uma oposição política. “Acho que todos os vereadores têm que trabalhar pela cidade de Irati. Fazer uma oposição certa. Projetos vemos que não é do nosso agrado, nós não aprovamos, e projetos importantes para a cidade, nós vamos estar contribuindo para a melhoria da cidade. Com isso, não vai ter dificuldade em relação a isso. Nós não vamos fazer oposição por oposição. Vamos fazer o que for importante para a cidade. Nós vamos estar votando, vamos estar ajudando e contribuindo para que daqui a mais quatro anos, falemos assim: Irati está melhor do que antes”, conta.

O vereador eleito destacou que mesmo não fazendo uma oposição enfática, deve cobrar melhorias na saúde. “Nós vamos cobrar também a rapidez em exames e consulta especializada que sabemos, vemos a reclamação dia a dia, das filas de espera que, às vezes, demoram um bom tempo. Nós vamos cobrar isso. Vamos atrás também de recursos. O vereador além de fazer leis, projetos, fiscalizar, ele pode ter uma base de deputados que podem contribuir para que venham verbas que possam contribuir para essa situação”, disse.

Entre os políticos que Selmo deve procurar para solicitar apoio na liberação de recursos federais e estaduais estão o deputado federal Toninho Wandscheer (PP-PR) e o seu filho, Alisson Wandscheer (SD), que também é deputado estadual. Com eles, Selmo conseguiu verbas de emendas parlamentares para o bairro Engenheiro Gutierrez. “Eu mesmo, como suplente, na vez passada, nós conseguimos várias verbas. Para a saúde, nós conseguimos R$ 400 mil. Agora, está vindo uma verba de R$ 400 mil para ampliação da sede da Associação de Moradores de Engenheiro Gutierrez. Já está encaminhado essa verba, está aguardando vir para a nossa cidade. E vamos trabalhar agora com o partido, que venham mais deputados que querem ajudar a nossa cidade, e vamos estar buscando sempre recursos para que a nossa cidade melhore e tenha o melhor desenvolvimento possível”, conta.

O vereador eleito ainda conta que quer buscar trabalhar com projetos para pessoas com deficiência. “Nós vamos buscar fazer projetos, elaborar projetos nessa área para a pessoa com deficiência. Aqui em Irati, eu acho que está se engatinhando ainda bastante. Eu acho que podemos contribuir para alavancar, para que a pessoa com deficiência tenha mais espaço dentro da nossa cidade”, disse.

Outro projeto que Selmo comentou é sobre a necessidade de integrar as secretarias de Saúde e a de Esportes para atender esportistas com lesões. Como fisioterapeuta, ele explica que atendeu muitas pessoas com lesões por causa de esporte e que uma parceria auxiliaria no tratamento. “Eu lembro que nós tínhamos uma parceria, quando o Dedé [Demczuk] era secretário, ele sempre estava nos procurando para poder atender os atletas deles. Com certeza, fazer uma parceria entre saúde e o setor de esporte será muito importante para que o próprio esporte tenha um bom desenvolvimento e os atletas sejam recuperados quanto mais antes”, explica.

O vereador eleito disse que deve atuar para melhorar as condições dos servidores públicos. “Como servidor público, nós vamos também fazer bons projetos e defender o servidor público. Nunca vou esquecer das nossas comunidades, dos nossos bairros. Estar fazendo bons projetos nos bairros, estar participando nos bairros. É ali que as pessoas vão te trazer as situações e essas situações podem ajudar a elaborar, fazer leis e projetos importantes para a cidade”, disse.

Em relação ao prefeito eleito Emiliano Gomes, Selmo conta que teve um breve encontro com ele. “Eu já conversei com ele, recentemente. Nós tivemos a oportunidade [de conversar] em um posto de gasolina. Nós conversamos rápido lá. Primeiro, nós estamos conversando com o nosso grupo mesmo, para depois tomarmos umas decisões mais assertivas, mas vamos estar conversando com ele, com certeza. Logo para frente, nós vamos estar conversando e vendo o que vai ser melhor para a cidade”, conta.

O partido Podemos terá dois vereadores em Irati a partir do próximo ano: Selmo Vieira e Marcelo Duda. Selmo conta que a fase é de conversar com os demais vereadores eleitos e de preparação para a eleição da Mesa Diretora da Câmara. “Nós estamos conversando para montar, ver a participação dos nossos partidos dentro da mesa. Nós estamos conversando com eles. Nós estamos aprendendo também. Tem a Terê [Teresinha Miranda Veres] e o professor Helio [De Mello], que já são vereadores [do partido PL e do mesmo grupo político, que apoiou o candidato a prefeito Rafael Lucas]. Tem muitas coisas, eu e o Marcelo somos primeiro mandato, então estamos aprendendo bastante coisas e vamos aprender, com certeza, porque vai ser a primeira experiência que vamos ter, vai ser daqui a uns dias a votação da mesa”, explica.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.