Festival de Verão será realizado no próximo domingo em Irati

Evento começará pela manhã com caminhada e terá diversas atrações ao longo do dia, no…

08 de novembro de 2024 às 19h05m

Evento começará pela manhã com caminhada e terá diversas atrações ao longo do dia, no Parque Aquático/Paulo Sava, com reportagem de Juarez Oliveira

Festival de Verão será realizado neste domingo, 10, no Parque Aquático. Foto: Divulgação

O Podcast Iratizado e a agência de turismo Pé Na Montanha estarão realizando a primeira edição do Festival de Verão de Irati. O evento vai acontecer no próximo domingo, 10, no Parque Aquático, e contará com diversas atrações. Entre elas, haverá uma caminhada, que tem um percurso previsto de 4 km. Além disso, haverá apresentações musicais de diversos estilos, além de uma exposição de carros antigos, atividades para crianças, estúdio de tatuagem e praça de alimentação.

Murilo de Lima, proprietário da agência Pé Na Montanha e um dos organizadores do evento, contou como surgiu a ideia de produzir o festival.

“A inspiração para criar o festival partiu de dois princípios: no ano passado, eu realizei o 1º Imersão na Natureza”, então a minha ideia seria fazer a segunda edição como uma confraternização de fim de ano, e também fazer o Festival Verão, com relação ao mês de dezembro, início do verão e tudo o mais. Porém, um conflito de datas, em que seria a possível Festa do Pêssego, acabaria atrapalhando tanto um evento como o outro. Então, o Luiz (Henrique) tinha proposto de fazer a confraternização dele do Iratizado no mês de novembro. Trocamos ideias, eu lancei o nome de Festival Verão porque eu queria fazer em dezembro. O Luiz topou a ideia, colocamos um nome e meio que seria a confraternização das duas empresas, tanto do Iratizado como do Pé Na Montanha. Dividimos tarefas e criamos este evento, que está tomando proporções que nós não esperávamos no início”, frisou.

Com diversas atrações, o evento visa atrair a atenção de um público muito amplo, segundo Murilo. “Nossa preocupação inicial, desde a criação, era de que pudéssemos agradar a todas as pessoas que gostam da cultura e do envolvimento com ideias. Então, pensamos nas crianças com brinquedos e tudo o mais, num espaço para elas. A Unicentro na Comunidade veio para abrilhantar mais ainda o festival, lembrando que eles estarão com vários projetos sociais e amostras dos cursos e tudo o mais. Focamos também na questão dos gostos musicais. Eu acho que um festival tem que partir de todos os princípios para agradar a todos, ou seja, desde o rock até um pagode e sertanejo. Diversificamos o evento para chamar todas as pessoas, tendo em vista que esperamos um grande número de pessoas para o evento”, destacou.

Caminhada – Logo no início da programação, será realizada uma caminhada solidária em parceria com os grupos Acordei Caminhadas e Irati Caminhar. O trajeto terá 4km de extensão, saindo e voltando para o parque, passando pela chácara do produtor Ademar Grichinski. A concentração será no Parque Aquático às 07h30min. Murilo enfatizou que o objetivo da caminhada é de fazer com que os participantes tenham contato com a natureza.

“A geração atual tem se perdido muito nesta questão e não é tão ligada à natureza, não tem essa conexão direta. Então, queremos que os pais e mães que vão participar tragam esta essência para as crianças, um momento diferente. Fizemos parcerias com a Acordei Irati e com o Irati Caminhar, pois eles também fazem estas caminhadas. Então, pudemos andar por trilhas que eles já conhecem, fizemos esta parceria por conta de eles conhecerem vários lugares. Esperamos que a galera tenha este valor, que as pessoas que vêm de fora venham para caminhar e curtir, sabendo que Irati é uma cidade muito próspera na questão da natureza”, comentou.

Quem for participar poderá levar 1kg de alimento não perecível. Os donativos serão destinados para a Cidade da Criança e a Comunidade Bethânia. Murilo contou que a ideia da arrecadação de alimentos partiu de parceiros que estão auxiliando na organização do festival.

“Nós não pensamos somente em nós, na questão de organização, do que fazer, mas também em trabalhar com algum voluntariado social. Partimos do princípio de arrecadar alimentos tanto na caminhada quanto nos carros antigos. As pessoas que sentirem a necessidade de doar, estamos sempre ajudando as nossas instituições que têm sempre grandes dificuldades em relação à arrecadação de donativos. Vamos dividir entre a Cidade da Criança e a Comunidade Bethânia, que também necessita. Quanto mais o pessoal nos ajudar, mais podemos auxiliar o pessoal da Bethânia, e isto é o que impacta em pelo menos 300 kg de alimentos para podermos ajudar todas as instituições. Isto traz uma benevolência no nosso coração, pois gostamos de fazer estas atividades e ações sociais também”, pontuou.

Tatuagem – Outro diferencial do evento será a presença do estúdio Autodidata Tatoo, com a proprietária Ana, que estará fazendo tatuagens no local. Segundo Murilo, a arte da tatuagem contribui para o enriquecimento cultural do festival.

“Isto vem para diversificar o evento, então isto foi tomando caras e muitas pessoas nos procuraram para expor seu trabalho. Isto é muito bacana porque nós temos esta visão e queremos isto para Irati, trazer um evento cultural onde possamos englobar todas as perspectivas que possam ser incluídas em um festival. Isto veio para abrilhantar ainda mais o evento, e a Ana tem uns quadros muito bonitos, combinamos de ela levar alguns quadros para expor. Vai ser bem boa a presença da Autodidata”, comentou.

Unicentro na Comunidade – Em paralelo, a Unicentro também estará presente com o evento “Unicentro na Comunidade”, no qual serão mostrados projetos de extensão promovidos pela universidade. Murilo avalia que a presença da instituição no festival reforça a aproximação da Unicentro com a população iratiense.

“Esta ligação é muito importante para nós porque é uma proximidade que temos com a universidade, e isto é muito importante para conhecimento e despertar interesse de jovens que tendem a ingressar em uma faculdade, porque eles estarão junto conosco e poderão mostrar todo o seu trabalho. Isto agrega muito para o evento e a comunidade, e é o que esperamos, que todos sejam acolhidos e recepcionados com todas as atrações que estarão no evento”, pontuou.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Encontro de carros antigos – Outra atração será o Encontro de Carros Antigos, que reúne amantes de automóveis de toda a região. A interação das pessoas com automóveis das décadas de 50, 60, 70 e 80 foi o que levou os organizadores do festival a colocarem o encontro na programação, de acordo com Murilo.
“A interação de pessoas com carros antigos é gostosa. A maioria da geração 90 para trás aprendeu a dirigir em um fusca, uma Brasília ou Kombi. O carro antigo para nós é uma história. Somos admiradores dos carros antigos, o brilho dos carros antigos, todos coloridos, sem uma cor padrão, acaba gerando expectativas para o público. O que esperamos deles é o abrilhantamento do evento, com suas variadas cores e a presença dos carros ilustres. Geralmente eles tendem a vir em grupos para um festival como este. Para nós, agrega muito a questão de valor cultural, da presença de cada carro e pessoa que vai estar ali, vai ter promoções e brindes para eles também. Para nós, é muito gratificante poder contar com a presença dos carros antigos de Irati e região”, afirmou.

Praça de alimentação e brinquedos – O evento também contará com uma praça de alimentação e diversas opções de entretenimento para as famílias. O empresário contou como foi feito o convite para os participantes do evento.

“Como eu e o Luiz (Henrique Gnatkowski, do Podcast Iratizado) somos cabeças pensantes e acreditamos muito nas nossas próprias ideias, convidamos as pessoas mais próximas primeiramente. Acreditamos muito nesta questão dinâmica de aproximação de pessoas, no networking que temos com os amigos. Trouxemos também um pouco dos nossos parceiros para o evento”, frisou.

Durante o evento, dois brinquedos com espuma estarão disponíveis para as crianças. Também haverá um paredão de escalada para a diversão dos participantes, segundo Murilo. “Queremos mudar um pouco esta característica de brinquedos tradicionais, e logicamente trazer tudo diferente para as famílias que estarão presentes no evento. Será um grande festival, acreditamos que a cidade estará em peso, juntamente com pessoas de fora. Queremos fazer este evento acontecer”, finalizou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.