Evento ocorre até o dia 18 de junho e traz novidades do setor das malharias. Peças vão desde a moda infantil até adulto- Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub
Começa na quinta-feira (18) o Festival das Malhas, no Pavilhão Francisco Barros, em Imbituva. Até o dia 18 de junho, cerca de 15 malharias trarão as últimas novidades do setor e da moda inverno.
Com um novo nome, o evento tradicional de Imbituva busca repetir o sucesso de edições anteriores. A expectativa é reunir um público de mais de 30 mil pessoas. “Nossa expectativa é muito boa. Nós temos sentido que as pessoas já estão nos procurando e as perspectivas de frio nos próximos dias, vai nos animar mais ainda”, conta o presidente da Associação das Malharias de Imbituva, Verli Moleta.
O público poderá encontrar malhas para todas as idades, desde moda infantil, jovem à adulto, com diversos tamanhos. Além das tradicionais cores, a novidade são as malhas coloridas que voltaram à moda. “Também as cores que estão muito variadas esse ano. Muitas coisas alegres e os neutros, que nunca cai de moda. Neutros, pretos. Mas, principalmente, as cores fortes estão em alta esse ano”, disse o presidente.
As malharias de Imbituva possuem consultores de moda que auxiliam no planejamento de coleções que são conectadas com a moda global. Os estilistas buscam em festivais de moda na Europa as novidades para trazer às malharias locais. “Temos consultorias com estilistas. Tem algumas empresas que fazem para outras marcas grandes. Acontece que nós estamos preparados para atender todo o público”, conta Verli.
O festival contará com peças a partir de R$ 50. “As malharias sempre investem em tecnologia. Com a pandemia, deu uma retraída um pouco, mas agora o comércio geral já voltou. As empresas estão todas com seus estoques em dia e também com novas cores, novos produtos. Hoje é tecnologia pura e que faz com que nossos produtos se tornem um produto a nível nacional”, afirma o presidente da Associação das Malharias de Imbituva.
Além do público consumidor, o Festival de Malhas atrai lojistas do Brasil que vem até Imbituva para conferir o que há de novo no setor das malharias. “Nós temos alguns clientes do interior de São Paulo. Temos uma clientela muito grande de Santa Catarina. Uma parte com a divisa do Rio Grande do Sul e o Paraná todo. Uma clientela muito forte no Paraná”, explica Verli.
O festival ocorre após um período difícil para as malharias que tiveram que enfrentar os desafios econômicos gerados pela pandemia. “Nós tivemos na pandemia muita dificuldade. Foram dois anos que o setor esteve com dificuldade, como todos os setores tiveram dificuldade na pandemia. Nós não tivemos feira durante dois anos. O ano passado foi muito bom. Superou todas as expectativas do festival. Esse ano também a nossa expectativa é que supere o ano passado”, conta.
Confira imagens de algumas peças que estarão à venda no Festival de Malhas de Imbituva
O setor de malhas em Imbituva gera cerca de 150 empregos, incluindo pessoas que trabalham para outras marcas, terceirizando serviços. “Ele gera uma mão de obra quase que exclusivamente feminina. Como tem os outros setores de madeira, calçados, que geram mais a mão de obra masculina, o setor de confecção e de tricô gera mais exclusivamente mão de obra feminina. Tem a mão de obra direta, tem aquelas pessoas que fazem seus bordados, suas coisas de terceirizações em casa. Não temos uma expectativa, mas é de 100 a 150 pessoas que trabalham com esse setor”, disse.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
As malharias são uma alternativa para que mulheres possam obter rendimento enquanto criam seus filhos. “Tem esposas e mães que trabalham em casa. Elas têm as suas crianças. Elas fazem seu bordado, faz seu arremate nas peças, faz as suas terceirizações nos tempos que elas têm. Isso é muito bom que gera para a economia da cidade”, relata Verli.
O Festival de Malhas possui entrada franca e estará aberto todos os dias, a partir das 9 h. O fechamento dos pavilhões será às 19 h nos dias da semana e aos fins de semana, o pavilhão fecha às 20 h.
Mais informações nos perfis do Facebook (facebook.com/femali.imbituva) e do Instagram (@femali.imbituva).