Festival Canta Aí está com inscrições abertas até segunda-feira

Festival acontece na quinta-feira (09), às 19 h, no Auditório Denise Stoklos, na Unicentro/Texto de…

03 de novembro de 2023 às 19h28m

Festival acontece na quinta-feira (09), às 19 h, no Auditório Denise Stoklos, na Unicentro/Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Chefe da Diproc, professor César Renato da Costa, é um dos organizadores do festival Canta Aí. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

As inscrições para o Festival Canta Aí terminam na segunda-feira (6), às 18 h. O evento acontece na quinta-feira (9), às 19 h, no Auditório Denise Stoklos, no Campus Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). O evento é organizado pelas divisões de Multimeios, de Promoção Cultural (Diproc) e de Extensão da universidade.

Os participantes poderão se candidatar na categoria Interpretação ou Composição. “Interpretação de uma música já conhecida, esta é a categoria Interpretação. E a interpretação de uma música autoral, daquele artista que vai se inscrever e vai se manifestar. Estabelecendo esses dois pontos de vista, uma música já conhecida para interpretação e uma autoria para composição, as outras questões que são mais ordinárias do ponto de vista de uma apresentação musical já estão colocadas todas lá como instrumentação que precisa, nós até temos uma assessoria de instrumentação, terá som e luz para estruturar, mas para organizar mesmo, minimamente, a boa condição para que o candidato se apresente lá”, conta o chefe da Diproc, professor César Renato da Costa.

Durante a inscrição, os participantes deverão anexar a ficha de inscrição e o termo de autorização do uso de imagem preenchidos. Quem for participar da categoria Composição, precisa anexar mais documentos como as declarações atestando autoria ou autorização do compositor da música apresentada. “Tem alguns documentos que estão anexos ao regulamento que indicam direito de imagem, direitos autorais, a legitimidade e da autoria. Tudo isso vai em quatro documentos que estão colocados lá. São simples, nada que atrapalhe a inscrição, mas que vão garantir estas questões para não haver plágio, para não haver qualquer tipo de intromissão institucional ou até legal nessa condição de autoria. Tudo está bem garantido no regulamento”, explica o chefe da Diproc.

São aceitas inscrições apenas de maiores de 16 anos. Todos os candidatos também precisam enviar uma gravação em formato MP3 da canção escolhida na voz do (a) participante e a letra da música cifrada para o e-mail festivalcantaai@gmail.com. Poderá ser feita apenas uma inscrição por participante. As inscrições gratuitas são realizadas apenas no site do evento no link, onde também está disponível o regulamento: https://evento.unicentro.br/site/festivalcantaai/2023/1.

Inscrições para o Festival Canta Aí se encerram na segunda-feira, dia 6, às 18 h. Foto: Divulgação

Os três primeiros colocados de cada categoria ganharão um troféu. O grupo de jurados será formado por professores da Unicentro e outras pessoas de fora da universidade. “Para dar até um olhar mais de legitimidade para a cultura musical e também assistir à região e os artistas da região, nós temos um grupo de jurados da Unicentro, são dois professores, e tem dois convidados da região que normalmente nós revelemos durante o festival. São pessoas que mesmo sendo internamente da Unicentro ou de fora, são pessoas que têm já na sua história de vida e na sua história funcional, a música, a construção musical e a cultura musical”, disse César.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

O chefe da Diproc destaca a importância da realização do evento dentro da universidade. “A universidade não é buscar um diploma de formação profissional. A universidade é transformar sujeitos, homens e mulheres, em cidadãos efetivos com construção de conhecimento, com cultura, com uma formação cidadã, com uma formação de democracia, com uma formação de igualdade. A cultura é um elemento central nessa ação. Sem nenhuma dúvida, a cultura, na construção de artefatos, na construção de hábitos, na construção de aspectos regionais e também a música, certamente vai contribuir para essa formação. Nós da Cultura e também do Multimeios, vamos produzindo isso na sua estrutura, de candidato, de música, de interpretação, de composição e no seu conceito de formação de cultura, de formação de solidariedade, de integração da comunidade interna e externa”, conta.

O Festival Canta Aí é um projeto que acontece desde 2017 e conta ainda com uma versão que é realizada durante o ano todo. O Espaço Canta Aí permite que alunos, servidores e professores participem de rodas de música para cantar e tocar instrumentos durante os intervalos das aulas da manhã e da tarde. A programação acontece todas as quintas, das 12 às 13h30.

Neste ano, o Festival Canta Aí também faz parte das programações da 17ª Semana de História, que acontece entre os dias 6 e 10 de novembro. O evento reúne palestras e apresentações sobre trabalhos realizados na universidade. O local ainda contará com uma feira com produtos artesanais, que é aberta ao público e acontece em frente ao Auditório Denise Stoklos.

A programação encerra na sexta-feira, dia 10, com uma apresentação cultural gratuita e aberta ao público. O evento inicia às 19 h no Auditório Denise Stoklos, com as apresentações do Grupo Muzenza de Capoeira e do Grupo Fato, que é de Curitiba e comemora 30 anos, prometendo apresentar músicas sem fronteiras entre ritmos, com linguagem bem-humorada e mistura tropical.

17ª Semana de História será finalizada na sexta-feira, dia 10, com atividades culturais no Centro Cultural Denise Stoklos. Foto: Divulgação
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.