Festa de Nossa Senhora das Graças acontece nesta quinta-feira, em Irati

27 de novembro de 2025 às 11h38m

Serão realizadas quatro missas durante o dia, a reza das Mil Ave-Marias e Luau Mariano/Marina Bendhack com entrevista de Paulo Henrique Sava e Juarez Oliveira

No dia 27, será transmitida pela Najuá, diretamente da Santa, a missa das 10h da manhã. Foto: Divulgação

Resumo

  • A festividade é feita sempre no dia de Nossa Senhora das Graças, dia 27 de novembro. Esse ano, caiu numa quinta-feira.
  • Serão realizadas quatro missas durante o dia: às 7h, 10h, 15h e 19h. No intervalo entre as missas, serão rezadas as Mil Ave-Marias.
  • Terá venda de pastel, bolo e sonho e, após a última missa, ocorrerá um Luau Mariano com GOJ Pietà e as irmãs da Copiosa Redenção.

A Festa de Nossa Senhora das Graças acontece nesta quinta-feira, 27 de novembro, dia da santa, na Colina Nossa Senhora das Graças, em Irati. Serão realizadas quatro missas durante o dia: às 7h, 10h, 15h e 19h.

No intervalo entre as missas, serão rezadas as Mil Ave-Marias, e também terá venda de pastel, bolo e sonho. Após a última missa, ocorrerá um Luau Mariano com o Grupo de Oração Jovem Pietá e as irmãs da Copiosa Redenção, Marisa e Marisele, que viralizaram nas redes sociais fazendo beatbox. O presidente da Comissão de Restauração da Imagem de Nossa Senhora das Graças, João Salim Chami, contou mais detalhes sobre os preparativos, em entrevista à Najuá. 

Salim conta que o pessoal da comissão organizadora já começou com os preparativos para o dia de Nossa Senhora, preparando a massa de pastel, que será vendido ao longo do evento. O presidente diz que o dia é uma boa oportunidade para praticar a fé.

“A programação em si começa às 7h com a primeira missa, mas o pessoal já estará lá preparando todos os comes e bebes, porque já tem pessoa que vai chegando mais cedo. Inclusive essa missa das 7h é o segundo ano que vai ser feita, até a pedido dos fiéis, porque queriam ir numa missa antes de começar a trabalhar. Provavelmente, vai ter gente que vai lá talvez até sem café, então devemos ter lá um pastel frito, alguma coisa assim para receber. Começa às 7h com a missa e depois tem a programação normal, já iniciando com as Mil Ave-Marias que vão ser feitas no intervalo das missas. Quando tem a missa, para a Ave Maria, continua a missa e, depois, continua novamente até atingir as mil Ave-Marias. Essa é a programação normal do dia”, relata Salim.

A festividade é feita sempre no dia de Nossa Senhora das Graças, dia 27, que neste ano caiu numa quinta-feira, afirma o presidente. “Desde o início das comemorações, nós decidimos no primeiro ano fazer uma comemoração e nós vimos que deu muito certo, porque as pessoas gostaram de fazer no próprio dia da comemoração da santa. Alguns anos atrás nós tínhamos um almoço também, hoje já não é feito mais, inclusive esse almoço era feito no Colégio Nossa Senhora das Graças, que as irmãs cediam o espaço para nós, mas depois de algum tempo, veio a pandemia, veio todo esse problema que nós tivemos aqui no Brasil e acabamos deixando de lado o almoço. Mas como nós vimos que deu certo a comemoração no próprio dia 27, nós resolvemos manter e realmente tem dado muito certo, a gente tem notado que a cada ano que passa o fluxo de pessoas é sempre maior do que no ano anterior”, declara Salim.

No evento do  ano passado, a celebração da missa das 19 horas reuniu entre 1.600 e 1.700 pessoas. Para este ano, o presidente acredita que o público será ainda maior.

Após a missa das 19h, haverá um Luau Mariano com o Grupo de Oração Jovem Pietá e as irmãs Marisa e Marisele, da Copiosa Redenção, descreve Salim. “A missa é o ponto alto da comemoração, mas para ter alguém que é da Igreja, como são as irmãs, são as religiosas, que vêm aqui proporcionar mais esse espetáculo para as pessoas que vão se dirigir lá na Santa”, divulga. O luau deve ocorrer na escadinha da capelinha da Santa e é gratuito.

Para o evento, também são realizadas romarias pelos fiéis. Os romeiros vêm caminhando de longe até a Santa, num ato de fé, narra Salim. “Nós temos aqui o pessoal que nunca falha, inclusive parece-me que começou bem antes de eu participar da comissão, com duas pessoas que tinham uma graça, receberam uma graça da Nossa Senhora e vieram pagar, duas mulheres. E, a partir daquela data, daquele ano que elas fizeram, todos os anos, mais pessoas foram se juntando a essa romaria. Esse pessoal vem aqui do lado do Pinho, Caratuva, Alvorada, dessa região, vêm no dia, eles saem 3h30, 4h da manhã e chegam na santa para a missa das 10h. Todo ano acontece isso. Tem um pessoal também que vem do Marmeleiro, só que eles já nos falaram que eles não têm condições de vir no dia. No ano passado eles vieram no domingo anterior, ano passado o dia 27 foi na quarta-feira e esse ano eles vão vir no dia 30”, conta o presidente.

Junto com os romeiros de diversas comunidades, são esperadas entre 60 e 70 pessoas que devem vir, juntamente com um padre da Diocese de União da Vitória, que realizará uma missa às 10h no domingo, dia 30. Além disso, a procissão da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro sairá às 5h da manhã e seguirá na perimetral rumo à Santa.

“O espaço pertence à Matriz São Miguel, mas é um patrimônio de todos os iratienses, porque o que nós queremos é que todas as pessoas de Irati vão lá, não só da Matriz São Miguel, de todas, porque na Comissão da Santa nós temos pessoas de praticamente todas as comunidades, daqui da São Miguel, da Nossa Senhora da Luz, da Perpétuo Socorro, muita gente que nos ajuda, da São João Batista. Eu acho que Nossa Senhora está sendo um ponto de convergência de todas as pessoas que são católicas, delas se reunirem e ter um local para fazer uma veneração à Nossa Senhora muito próximo a ela”, convida Salim.

No dia 27, a missa das 10h da manhã será transmitida pela Super Najuá diretamente da Santa. Esta celebração será presidida pelo padre Marcelo, do Seminário Propedêutico de Carambeí. O evento é gratuito e todos de Irati e região estão convidados.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.