Evento acontece de 12 a 14 de junho e contará com venda de pastel e sonho, missas, confraternização e prêmios/ Marina Bendhack com entrevista de Paulo Sava e Juarez Oliveira

Resumo
- Festa acontece de 12 a 14 de junho com programação religiosa, cultural e gastronômica como missas, show de prêmios, festa junina, janta, dança, música ao vivo, leilão e mais
- “Pix do Bolo” retorna com sorteios e premiações para participantes, a partir da chave PIX: pixbolodaperpetuo@gmail.com
- O final do evento abre a trezena até o dia 27, data de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Irati, já se prepara para um dos momentos mais esperados do calendário religioso e comunitário. A festa da padroeira acontece nos dias 12, 13 e 14 de junho, com uma programação religiosa, cultural e gastronômica como missas, show de prêmios, festa junina, janta, dança, música ao vivo, leilão e mais. Neste ano, a paróquia também fará o“Pix do Bolo”, que fez sucesso no ano passado. O padre Fábio Sejanoski e a coordenadora da Pastoral da Comunicação, Gabrielli Rodrigues falaram, em entrevista à Najuá, sobre os preparativos e as expectativas para a celebração.
A festa vai acontecer nos dias 12,13 e 14 de junho, quando que se inicia a trezena, que vai até o dia 27, data na qual é celebrada Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, revela padre Fábio. “A gente tenta fazer dois eventos distintos, um evento exclusivo espiritual, que é o que vai acontecer depois dessas datas, e a parte social, a gente chama assim, a festa social antes desse momento. Como se a gente contasse de trás para frente, a gente faz a festa lá no dia 27 de junho, nós nos preparamos para essa festa com uma trezena. Então, não é uma novena, são treze dias de celebração, para se preparar para esse momento do dia 27 e o final de semana que antecede tudo isso, a gente faz a festa social. Por isso que esse ano, então, vai cair 12, 13 e 14 a festa social e assim que termina essa festa, a gente começa a trezena da parte espiritual até o dia 27, que é o grande dia da padroeira”, informa.
A programação começa sexta-feira, dia 12 de junho, já na parte da tarde e contará com venda de pastel e sonho, show de prêmios e missas, divulga padre Fábio. “Já na sexta-feira, vai acontecer mais ou menos o seguinte[…] 13h da tarde começa então a venda de pastel e sonho, às 19h da noite vai ter a missa e após a missa vai ter show de prêmios, o famoso show de prêmios, a gente vai ter que fazer um outro mistério aí para ver os grandes prêmios que vão acontecer nesse show de prêmios, mas eu garanto a vocês todos que estão ouvindo, que é quase nos cinco dígitos de programação”, convida.
A menor premiação é de R$4 mil, revela padre Fábio. “Durante essa rodada do show de prêmios maior, nós teremos outros prêmios menores distribuídos ao longo da noite. No sábado, 13 de junho, também a partir das 13h, haverá a festa junina, que a gente diz festa junina da catequese, porque eles que organizam toda essa parte, também haverá venda de pastel, também acontecerá a missa, só que vai ser a missa às 17h30 da tarde e após a missa terá janta, uma janta completa, com arroz, com maionese, com salada e com churrasco, também a apresentação da dança da quadrilha e outras danças e música ao vivo, vai ter o pessoal da região aqui mesmo que vai ter a música ao vivo no no sábado. Então sexta à tarde e à noite, no sábado à tarde e à noite”.
Já no domingo, a celebração começa às 8h da manhã, com diferentes atrações ao longo do dia. Haverá a missa normal às 08 horas. Em seguida, às 10h da manhã a missa solene, às 12h o delicioso almoço que todo mundo já conhece que é muito bom e depois à tarde vai ter show de prêmios, leilão, animação com música ao vivo, música gaúcha, música sertaneja e também venda de pastel, bolo, refrigerante durante o dia todo”, continua o padre Fábio.
Pix do Bolo
À espera da data de início da festa, todos poderão se aquecer para a comemoração com o Pix do Bolo, que fez sucesso no ano passado e continuará neste ano, conta Gabrielli. “A gente fazia o leilão do bolo, que já é algo bem tradicional da nossa festa, aquele bolo enorme que repartimos pra quem está naquele momento. Ano passado tivemos a ideia de fazer o Pix do Bolo, que nada mais é que a abertura de um Pix, fomos recebendo os valores, e quem estava contribuindo estava concorrendo ao bolo. A gente chama de Pix do Bolo, mas não é só o bolo. Ele vem também, eu acho que o principal prêmio, é um quadro que é pintado por uma artista plástica, pintado a mão com folhas de ouro, lindíssimo, da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, claro. Leva o quadro e também o bolo para ser repartido lá entre os paroquianos”, comenta a coordenadora.
Esse ano, a campanha do Pix do Bolo começou ainda mais cedo: usando a chave PIX pixbolodaperpetuo@gmail.com ou o QR Code, é possível fazer sua oferta para concorrer aos prêmios. As ofertas partem de R$5,00 e quanto mais PIXs enviados, maior a chance de ganhar. O sorteio é feito pelo extrato bancário, então não é necessário enviar comprovante de pagamento.

Além disso, haverá os “Sorteios relâmpagos” nesse período que antecede a festa. Os sorteios relâmpagos serão divulgados através das redes sociais da Paróquia no Facebook e Instagram e participará quem enviar o PIX nas 48h seguintes após a divulgação do sorteio, explica o padre Fábio. “Por exemplo, se eu fizer um PIX daqui cinco minutos, esse PIX está valendo para o prêmio final. Aí, por exemplo, amanhã, 8h da manhã, a gente abre um prêmio relâmpago e vai ter 48h horas, daí, só os que enviarem PIX naquelas 48h que vão concorrer ao prêmio relâmpago. Quem enviou antes estará concorrendo ao prêmio final. E quem enviar a partir do momento da divulgação do prêmio relâmpago, vai estar concorrendo [ao prêmio relâmpago]”, esclarece.
Padre Fábio frisa que todo o valor arrecadado será convertido em contribuições para a comunidade. “Todas as pessoas que contribuírem com o PIX, sabendo que essa contribuição é também para a comunidade, é para a igreja, é para os fins de evangelização que a gente tem. Todo o dinheiro que é arrecadado nessa festa, tanto na festa social, quanto na festa religiosa, é revertido para toda a evangelização então você, contribuindo no PIX do bolo, você vai estar ajudando a comunidade, concorrendo ao quadro e concorrendo a vários prêmios extras que virão daqui até o dia da festa. São dois meses praticamente que o PIX do bolo vai estar premiando”, informa.
Depois das celebrações chamadas “sociais”, já começa a trezena, divulga o padre. “A partir ali do dia 14, já se começa a trezena, de todas as noites com santas missas, provavelmente vão vir padres de fora também, eu tô chegando agora, cheguei esse ano, mas pelo que eu sei, cada ano é pensado numa estratégia também de padres, acho que no último ano foram padres que já passaram pela Perpétuo Socorro nos outros anos que vieram, e todas as noites com missa, com novena, até chegar o dia. […] Provavelmente, no dia da padroeira, vai ter um almoço, alguma coisa assim de confraternização também, para celebrar mais espiritualmente essa data”, conclui.