Felipe Lucas deve ser candidato a deputado estadual em 2014

Em Irati, deputado federal Rubens Bueno afirmou que o suplente do PPS na Assembleia Legislativa…

11 de setembro de 2013 às 13h18m

Em Irati, deputado federal Rubens Bueno afirmou que o suplente do PPS na Assembleia Legislativa do Paraná é o candidato natural do partido nas eleições do próximo ano
Rodrigo Zub

Ex-prefeito de Irati, deputado estadual durante duas oportunidades e atualmente suplente a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Felipe Lucas, deve ser o candidato indicado pelo Partido Popular Socialista (PPS) para representar a região nas eleições do próximo ano. A informação foi confirmada pelo deputado federal, Rubens Bueno, presidente do diretório estadual do PPS, que esteve em Irati no fim de agosto. “Então, ele é o candidato natural a deputado estadual em 2014 por Irati. Nós temos também o Cezar Silvestri, que é secretário de governo, e o deputado federal, Sandro Alex, que atende toda a região. Temos um bom conjunto de forças políticas, como o maior do partido no Paraná”, declarou Bueno, durante entrevista à equipe da Najuá.

Terceiro suplente do PPS nas eleições 2012, ele foi beneficiado após a saída de Marcelo Rangel, que renunciou ao cargo depois de ser eleito prefeito de Ponta Grossa. Quem também deixou a ALEP foi Cesar Silvestri Filho, atual prefeito de Guarapuava, substituído pelo primeiro suplente, Tercilio Turini. O ex-prefeito de Irati aguarda decisão da justiça para ficar com a vaga do segundo suplente, Alceu Maron Filho (PSDB). O tucano somou 31.268 votos (188 votos a mais que Lucas), em 2010, mas no ano seguinte deixou a legenda para concorrer à prefeitura de Paranaguá, nas eleições 2012. Maron terminou a disputa em 3º lugar e no início deste ano foi empossado como deputado na vaga deixada por Rangel. Após a posse, o diretório estadual do PPS recorreu da decisão e aguarda definição da justiça. Bueno defende que a vaga é do partido e não do candidato, conforme a lei eleitoral. Segundo o deputado federal, Lucas deverá assumir a vaga que é “de direito” nos próximos dias.

© Mauricio Bosak

Felipe Lucas (à direita) ao lado do deputado federal Rubens Bueno durante encontro com filiados do PPS no fim de agosto na Câmara de Irati

Argumentos da defesa

O advogado de Lucas e do PPS, Olivar Coneglian, diz que Maron não tinha razões para sair do PPS. A legenda teria dado total apoio para ele concorrer ao cargo de prefeito nas eleições majoritárias de Paranaguá em 2012. “Ele resolveu aceitar um convite do governador Beto Richa, que é seu amigo”, alegou Coneglian, durante contato com a reportagem da Najuá. As razões possíveis para que um candidato não seja punido com a perda do mandato parlamentar são: a criação de um partido novo, fusão de partidos – caso que não ocorreu com nenhuma das legendas envolvidas no caso PSDB e PPS, desvios de funções e perseguição política. “A perseguição ocorre quando o filiado não consegue sobreviver e executar suas ações dentro do partido. Isso não foi o caso, assim como as outras alegações do Maron”, complementa Coneglian.

A posse de Lucas chegou a ser marcada para o dia 16 de abril. Porém, minutos antes de ser empossado, o ex-prefeito de Irati recebeu a notícia que o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves da Silva, manteve o mandato de Maron Filho.

Defesa alega justa causa

O advogado Guilherme Gonçalves, responsável pela defesa de Alceu Maron Filho, afirma que a saída do partido foi motivada porque a sigla mudou de lado em Paranaguá. Gonçalves diz que o PPS era oposição ao então prefeito de Paranaguá, José Baka Filho e mudou para o lado situação. Esse fato teria contribuído para a saída de Maron do PPS. A justificativa apresentada pela defesa foi considerada como plausível pelo ministro Henrique Neves da Silva.

Terceiro mandato

Felipe Lucas já exerceu o mandato de deputado estadual durante duas oportunidades. Entre 2003 e 2004, quando era suplente e assumiu uma vaga, e na legislatura 2007-2010 quando foi titular

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.