Federação Brasil da Esperança confirma candidatura de Ana Radis à prefeitura de Irati

Professora atuou 13 anos no IFPR em Irati e foi diretoria do campus da instituição….

01 de agosto de 2024 às 00h21m

Professora atuou 13 anos no IFPR em Irati e foi diretoria do campus da instituição. Durante a convenção, Federação não confirmou nome do candidato a vice, que será definido até o prazo final da convenção partidária no dia 5/Texto de Rodrigo Zub, com reportagem de Letícia Torres

Ana Radis será a candidata a prefeita da Federação Brasil da Esperança formada pelo PT, PV e PC do B. Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro-Sul

A Federação Brasil da Esperança homologou a candidatura da professora Ana Radis (PT, como candidata a prefeita de Irati neste ano. A convenção municipal dos partidos PT, PV e PC do B, que integram a Federação, ocorreu na noite de ontem na sede do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção e Mobiliário de Irati (Sintracom), na rua Sete de Setembro.

A reunião contou com a participação do deputado estadual, professor Lemos (PT), e do ex-vice-prefeito de Irati, Renato Berger (PV), que será candidato a vereador pela Federação. O ex-prefeito Odilon Burgath (PT), que foi convidado pelo partido, mas preferiu não disputar a eleição deste ano, e o advogado e comunicador André Nogueira (PT), que era um dos pré-candidatos a prefeito da sigla e também desistiu de participar do pleito, não estiveram presentes.

O nome do candidato a vice-prefeito na chapa ainda não foi definido. O prazo final para escolha do nome é o último dia para realização das convenções partidárias no dia 5 de agosto. Um dos nomes cogitados para ser vice de Ana é o do professor Luciano Menon (X-Salada), que é filiado ao PSB, que segundo a candidata, é um partido aliado e que possui contato com a Federação.

Em entrevista à jornalista Letícia Torres, do jornal Hoje Centro-Sul, Ana disse que a escolha do nome do vice está sendo feita de forma planejada e que a expectativa é confirmá-lo o mais rápido possível. “Eu quero antes do dia 5. Eu falei durante a convenção e vou repetir aqui. Para eu definir que eu seria realmente uma candidata, uma pré-candidata, eu levei uma semana para pensar porque é um processo que envolve a família a vida e tudo mais e para escolha do vice [estou pensando] durante um mês. Então, eu também já estou ansiosa para definir esse nome para definir quem vai estar comigo afinal de contas vou trabalhar quatro anos com essa pessoa se for eleita no dia 6 de outubro”, salienta a candidata.

Clique aqui e receba as notícias da Najuá

Ana falou quais setores receberão atenção especial durante a campanha eleitoral. “A gente tem um olhar muito focado na juventude, na mulher, no trabalho, na saúde, sem contar a educação que é a área de onde eu venho e a agricultura que é a minha formação inicial, como um profissional da zootecnia”.

A candidata a prefeita de Irati também afirmou que pessoas de várias áreas vão ajudar na construção do plano de governo. “Temos pessoas da saúde, médicos, enfermeiros, agente comunitário de saúde, pessoas do meio ambiente, pessoas formadas, mestres, doutores da área que são daqui e que a gente valoriza o trabalho. Então todas os eixos que a gente vai trabalhar tem estudiosos que contribuem para a construção do nosso plano”, relatou Ana.

Trajetória profissional: Zootecnista formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em 2007, Ana Radis concluiu mestrado em 2010 na mesma instituição. Três anos depois, concluiu o doutorado em Nutrição de Pequenos Ruminantes, pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No mesmo ano, obteve a aprovação do primeiro projeto vinculado ao CNPq do campus Irati, que permitiu atuar com bolsistas dos diferentes cursos do campus.

Com experiência em estudos de agroecologia em produção animal e orgânica, Ana Radis foi professora no IFPR de Irati durante 13 anos, entre 2011 até 2024. No IFPR Irati, ela coordenou o curso de Agroecologia, presidiu o Comitê de Pesquisa e Extensão (COPE), foi eleita representante docente no Colégio Dirigente do Campus (CODIC) e foi representante do IFPR na diretoria do Conselho Gestor do Território Centro-Sul do Paraná. Ela também foi diretora da instituição e candidata à reitoria do IFPR em 2023. Ana se afastou do cargo de professora no dia 2 de julho e da coordenação do curso de Agronomia para poder participar da eleição municipal.

Antes do IFPR, a zootecnista trabalhou no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), antigo Emater, nos municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, e atua na área de produção animal (bovinos, suínos, frangos, apicultura e meliponídeos).

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.