Exposição retrata trabalhos de alunos do Programa Vivendo nos Bairros

16 de setembro de 2016 às 14h21m

Obras estão em exposição até o dia 30 de setembro no Espaço Cultural da Prefeitura de Irati

Da Redação
 O Espaço Cultural da Prefeitura de Irati está recebendo uma exposição composta de desenhos, pinturas e artesanato. As obras foram construídas por alunos da professora Claudete Basen e fazem parte do Programa Vivendo nos Bairros. As obras podem ser visitadas de segunda a sexta em horário comercial, entre 8h30 e 11h30 e entre 13h e 17h30.  
Claudete comenta que as aulas tiveram início no começo de 2016, na Casa do Bosque, localizada nos fundos do Provopar. “Tivemos uma parceria com o Provopar, que nos auxiliou no início com os materiais, e depois de alguns meses, muitos trabalhos foram executados e resolvemos fazer esta exposição para mostrar o talento e a dedicação dos acolhidos”, comentou.
Claudete ressalta que outros conceitos, como atenção, concentração e desenvolvimento cognitivo, também são trabalhados durante as aulas de pintura.  
Para a coordenadora das Casas Lares de Irati, Janaína Del Cielo, a parceria com o Programa Vivendo nos Bairros atende a necessidade de trabalhar melhor as questões culturais e artísticas dos acolhidos, que segundo ela, auxiliam no desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem dos adolescentes. “Conseguimos montar duas turmas das crianças, em função do período escolar. As oficinas ocorrem nas segundas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, com crianças e adolescentes das casas lares para que fique um número bom de ser trabalhado, por isso ele não abrange outras crianças do município”, frisou.  
Janaína comenta que as oficinas auxiliaram os acolhidos a melhorar a aprendizagem, a coordenação motora e a concentração. “Tem crianças que são bastante agitadas e precisam trabalhar um pouco esta ansiedade, e a pintura e as artes de uma maneira geral trazem muito isso, e é um trabalho que vem a somar com o serviço de acolhimento, que também é bem amplo. As crianças geralmente são fragilizadas emocionalmente, então eu acho que oficinas como esta e as outras fazem parte de um trabalho em rede para que possamos atingir, de forma integral, os objetivos do nosso serviço”, comentou. 
Além de aulas de arte, como pintura, desenhos e artesanatos, o Programa Vivendo nos Bairros, que possui caráter de socialização e inclusão social, é composto ainda de oficinas de:  Capoeira, Coral, Dança, Esporte, Fanfarra, Inclusão Digital, Percussão, Teatro e Violão. 
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.