Silvino Pasqualin foi prefeito de Inácio Martins durante duas gestões- 1997-2000; 2005-2008. Ele morreu em decorrência de uma pneumonia na noite de segunda-feira, 3
Da Redação
A população de Inácio Martins amanheceu de luto nesta terça-feira, 4. O ex-prefeito Silvino Pasqualin morreu na noite de segunda-feira, 3, em decorrência de uma pneumonia, aos 75 anos. Ele estava internado num hospital de Guarapuava, há uma semana. Produtor rural, Silvino nasceu na cidade de Ibiam/SC, e morava há 48 anos em território martinense.
Perfil
Silvino estudou até a 8ª série, e sua primeira ocupação foi marceneiro. Ao completar 18 anos, ele foi chamado para servir o exército em União da Vitória. No batalhão permaneceu até os 25 anos quando seguiu para Guarapuava, para atuar como dentista, profissão que exerceu durante cinco anos. Silvino prestou atendimento no Sindicato dos Trabalhadores e a comunidade guarapuavana. O ex-prefeito chegou à cidade de Inácio Martins no ano de 1964. No mesmo ano ele se casou com Olga Toledo Pasqualin.
Silvino deixa quatro filhos e 11 netos. Douglas Pasqualin, um dos filhos de Silvino, foi eleito neste ano como novo vice-prefeito do município na chapa encabeçada por Lauri Setrinski (PSDB).
© Assessoria da Câmara de Inácio Martins
Silvino Pasqualin (direita) ao lado do prefeito eleito de Inácio Martins, Lauri Setrinski
© Assessoria da Câmara de Inácio Martins
Silvino Pasqualin (camiseta listrada) ao lado do ex- governador Jaime Lerner e do deputado estadual, Valdir Rossoni
Carreira política
Silvino iniciou a vida pública na década de 1990 quando foi eleito vice-prefeito na gestão do então chefe do executivo, Eugênio Mazepa, durante a legislatura 1992- 1995.
Em 1997, Silvino assumiu a prefeitura de Inácio Martins permanecendo até o ano de 2000. Em 2004, o agricultor voltou a ser eleito e cumpriu o mandato entre os anos de 2005 e 2008.
No ano passado, o ex-prefeito foi homenageado com o título de cidadão honorário de Inácio Martins.
© Assessoria da Câmara de Inácio Martins
Silvino Pasqualin foi prefeito de Inácio Martins durante duas gestões
© Assessoria da Câmara de Inácio Martins
Silvino Pasqualin durante solenidade em Inácio Martins