Ex-ministro da saúde faz palestra de abertura da campanha Outubro Rosa em Irati

Alceni Guerra participou do evento de lançamento da campanha, que neste ano tem como lema…

10 de outubro de 2023 às 17h44m

Alceni Guerra participou do evento de lançamento da campanha, que neste ano tem como lema “Todos juntos nesta causa”/Paulo Sava

Ex-ministro da saúde e ex-deputado Federal Alceni Guerra participou do evento de abertura da campanha “Outubro Rosa” na última quinta-feira, 05. Foto: Paulo Sava

O ex-ministro da saúde e ex-deputado federal Alceni Guerra participou na última quinta-feira, 05, do evento de abertura da campanha Outubro Rosa 2023, realizado na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Irati. Neste ano, a campanha tem como lema “Todos juntos nesta causa”.

Alceni, que foi um dos responsáveis pela relatoria da Constituição de 1988 e ajudou a criar o Sistema Único de Saúde (SUS), foi o palestrante de abertura da campanha. Em entrevista à Najuá, ele afirmou que a principal causa de mortes entre as mulheres brasileiras é o câncer de mama, que, se for detectado a tempo, tem cura.

“Realizar uma mamografia e ensinar a fazer o toque são coisas importantes. Descobriu (o câncer) cedo? Tem cura. Descobriu tarde? É um tratamento muito complicado, difícil e caro. Eu acho que estas iniciativas como o “Outubro Rosa” nos obrigam a vir aqui e dar apoio integral para isto”, frisou.

A médica Ismary Llanes Casanas, responsável pelo setor da saúde da mulher da Secretaria de Saúde de Irati, contou que a expectativa é de que aumente o número de mulheres procurando os postos de saúde para fazer os exames preventivos ao câncer de mama e de colo de útero e as mamografias durante o mês de outubro. Para Ismary, a campanha representa um incentivo para elas darem uma atenção especial à saúde. “É um incentivo importante para que as mulheres se preocupem com esta causa e façam o diagnóstico precoce para poder tratar adequadamente a doença, que tem 100% de chance de cura quando é detectada precocemente”, comentou.

João Almeida Júnior, secretário de saúde de Irati. Ao fundo, o presidente da Câmara, José Ronaldo Ferreira (PSDB). Foto: Paulo Sava

O secretário de Saúde, João Almeida Júnior, destacou que o evento serviu para chamar a atenção das mulheres para os cuidados em relação à saúde. “É um dia de conscientização, de exposição e de chamarmos a atenção para esta causa. É uma honra e satisfação gigantesca minha ter a presença do ex-ministro Alceni Guerra. Ele estava comentando que hoje (dia 05) é aniversário da Constituição, e ele, como foi constituinte, é um dia especial para todos nós”, afirmou.

Paraná Rosa – O governo do estado lançou no final de agosto a campanha “Paraná Rosa”. O anúncio em Irati foi feito durante o evento de lançamento do “Outubro Rosa”. Em todo o Paraná, são registrados cerca de 3950 casos novos de câncer de mama todos os anos, quantidade considerada grande pela chefe da 4ª Regional de Saúde de Irati, Larissa Mazepa.

“É uma quantidade bastante grande, que acaba ceifando a saúde e a vida das nossas mulheres. Com isso, ceifa também uma família se sobreviver neste mundo que precisa tanto de uma mãe, de uma esposa, de uma amiga. Pedimos para que todas as mulheres façam esta saúde preventiva, porque não somente a mamografia e os outros exames para o câncer de mama são necessários, mas o preventivo para o câncer de colo uterino é muito importante para que nós não tenhamos mais mortes por estas doenças. As duas juntas mais matam as mulheres não só no nosso estado, mas no Brasil”, frisou.

Larissa Mazepa, chefe da 4ª Regional de Saúde de Irati. Foto: Paulo Sava

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Ação da 4ª Regional – A 4ª Regional fará uma ação com todos os municípios da região para falar sobre a prevenção do câncer de mama e de colo uterino. “Já foi um pedido da senhora Luciana Massa (primeira-dama do Paraná) e estivemos sempre neste trabalho de fazer a promoção da saúde para as mulheres tanto da nossa região como também de fora dela. É muito interessante que temos mulheres dentro das igrejas que estão se reunindo e pedindo que nós estejamos falando sobre o câncer de mama e a prevenção fora do âmbito da saúde. É muito importante que as pessoas se reúnam e discutam sobre o assunto”, pontuou.

A vice-prefeita Ieda Waydzik, uma das fundadoras da Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer no município, chamou a atenção das mulheres para a importância da prevenção.

“Meninas, tias, irmãs, avós, fazer os exames é todo ano, é o ano inteiro e não só em outubro. Este mês é uma oportunidade de recebermos uma visita tão bacana e representativa na saúde brasileira, que é o Doutor Alceni Guerra, que foi ministro da saúde e continua sendo médico, conhece o sistema e como é o tratamento para o câncer. A doença só vai ser vencida por nós quando continuarmos a fazer o autoexame e o exame preventivo. Se você descobre o câncer no começo, a cura é certa. Agora, se você deixa evoluir, aí fica mais difícil”, comentou.

O prefeito Jorge Derbli destacou que é importante trabalhar as questões que envolvem a saúde da mulher dentro do setor público. Além disso, ele deu destaque para a premiação que será sorteada entre as mulheres que fizerem seus exames em outubro e entre os homens que fizerem suas consultas em novembro. “Nós já iniciamos as tratativas de premiação para incentivar as mulheres a fazerem os exames preventivos. Notamos que, quando começamos a fazer a premiação, triplicou o número de pessoas que vêm fazer o exame preventivo, que é muito importante. Isto é só um incentivo, pois o objetivo principal é o exame, a prevenção, e isto está acontecendo”, comentou.

Prêmios – As mulheres que fizerem seus exames ganharão um par de chinelos alusivo à campanha e concorrerão a uma TV de 65 polegadas, uma TV de 42 polegadas, uma geladeira de 400 litros, dois secadores de cabelo, duas sanduicheiras grill, um micro-ondas 32 litros, um liquidificador, um forno elétrico, duas escovas rotativas, um cooktop, uma cafeteira Dolce Gusto, uma batedeira planetária, um aspirador de pó e duas air fryer.

Exames – No total, somente neste mês, até agora foram realizados 166 exames preventivos, sendo 76 na Unidade Central Ildefonso Zanetti, 24 no Posto de Saúde de Gonçalves Júnior, 23 na Unidade de Saúde da Mulher (ao lado do Estádio Municipal), 11 no posto do bairro Lagoa, 8 no Posto de Saúde Adhemar Vieira de Araújo, 6 na unidade do Guamirim, 6 no posto François Abib (Conjunto Joaquim Zarpellon), 4 em Engenheiro Gutierrez, 4 no Pinho de Baixo, 3 no posto do Rio Bonito e um na unidade da Vila São João. Ainda não foi repassado um levantamento em relação ao número de mamografias agendadas até agora.

Todas as unidades estão fazendo a coleta do preventivo e agendando mamografias. O posto de saúde Ildefonso Zanetti, próximo à Santa Casa, teve seu horário estendido para atender exclusivamente as mulheres até as 21 horas. Os agendamentos de preventivos e de mamografias podem ser feitos pelo telefone (42) 3132-6301 ou pelo WhatsApp (42) 3132-6314.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.