12ª edição do “Bloomsday” será realizada no Empório São Luiz, a partir das 19 h, com entrada gratuita. Evento celebrará a obra “Ulisses” do escritor irlandês James Joyce com diversas atividades culturais como dança, música e declamações/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub
A 12ª edição do “Bloomsday” acontece nesta sexta-feira (16), no Empório São Luiz, a partir das 19 h. O evento literário celebra a obra “Ulisses”, publicada em 1922 pelo escritor irlandês James Joyce.
No dia 16 de junho, os amantes da obra costumam se reunir em todo o mundo para ler trechos do romance e celebrar o personagem Leopold Bloom. O romance fala sobre o dia 16 de junho de 1904 na vida de um pequeno grupo de pessoas, sob a ótica de um cidadão comum: o personagem Leopold Bloom, um judeu irlandês que vendia anúncios para um jornal impresso, na cidade de Dublin, na Irlanda. A história descreve os diversos pormenores da experiência humana, buscando trazer à luz as narrativas heroicas que existem na vivência cotidiana de cada pessoa.
O professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Edson Santos Silva, explica a importância da obra para a literatura mundial. “Esse livro marca, assim como Dom Quixote e outras obras paradigmáticas, um momento de ruptura na origem dos romances escritos até então. Dada à revolução causada pelo romance Ulisses, do James Joyce, no mundo, no dia 16 de junho, data em que a trama narrativa ocorre na Irlanda, estabeleceu-se uma festa ao redor do mundo dedicada à Ulisses do James Joyce. É uma festa literária na qual vários expedientes culturais, como dança, música e teatro convergem e dialogam com as personagens e o universo romanesco do James Joyce”, conta.
Em Irati, a comemoração faz parte de um projeto de extensão da Unicentro que reúne pessoas de todas as idades em diversas atividades culturais. “É um evento cultural, sem formalidades. A entrada é gratuita. A pessoa só vai pagar o que consumir e nós teremos na nossa programação, muita dança. Dança do ventre, dança cigana, dança moderna super contemporânea. Teremos também várias apresentações musicais, voz e violão de algumas pessoas e teremos uma banda conhecida em Irati, que é a banda La Iglesia que vai coordenar toda essa parte musical”, explica Edson. Como o evento terá a venda de bebidas alcoólicas, será permitida a entrada de pessoas maiores de 16 anos com autorização dos pais ou responsáveis legais.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
O evento literário ainda contará com leituras de trechos da obra e de outras poesias. “Esse momento especial contará com declamações de excertos da obra e outros textos, por várias pessoas, como alunos. Quem estiver presente e se sentir confortável, pode trazer seu excerto de casa, porque vai ter um momento em que todos os participantes poderão participar por meio do microfone aberto. Mas há, durante o Bloomsday, um momento muito especial. Esse momento muito especial é o horário em que excertos da obra Ulisses serão lidos em vários idiomas”, conta o professor.
Neste ano, o evento contará com a participação da pesquisadora ucraniana Svitlana Kryvoruchko, que está trabalhando na Unicentro em Irati. Ele vai ler alguns trechos no livro na língua ucraniana.
Para quem quiser conhecer mais a obra, há três traduções no País, sendo que a mais recente foi feita pelo paranaense Caetano Waldrigues Galindo, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A tradução recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, o prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e o prêmio literário da Academia Brasileira de Letras. O professor também criou um guia para leitores que facilita na compreensão da obra.
O professor Edson destaca que todos podem se aventurar a ler o romance e aconselha que se comece aos poucos. “Você tem que entrar numa obra como essa sem medo. Vai lendo. Hoje lê um capítulo, amanhã lê um outro capítulo e, de repente, você já leu toda a obra. E a alegria é imensa, porque este livro é sobretudo um livro alegre. É um livro que você dá muita risada, acompanhando a trajetória dessas três personagens que eu citei, você vai rir muito porque aqui você tem um universo humano, com as suas grandezas, suas coisas também pequenas, suas alegrias e suas tristezas”, explica.
O projeto de extensão da Unicentro conta com a parceria do Empório São Luiz, da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) e da Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Irati.
Além do apoio com a organização e a divulgação, a Prefeitura de Irati também adquiriu, por meio de parceiras, dez livros que serão sorteados ao longo do evento. O representante da Secretaria de Cultura e Turismo de Irati, Leonardo Schenato Barroso, também conta que o evento terá uma decoração especial com a cor verde que será preparada pela pasta para trazer o espírito irlandês para o evento. “O Bloomsday tem uma coisa diferente esse ano que é a cor que é o verde. Vocês podem ir trajando alguma coisa de verde na vestimenta, para se adequar, mas também não será barrado aquele que não for de verde. A nossa intenção é fazer com o pessoal conheça isso”, disse Leonardo.
O professor Edson também destaca o simbolismo da cor verde para o evento. “Nós escolhemos o verde pensando na questão da esperança. Depois de um momento tão difícil que nós vivemos, no período da pandemia, poder fazer o encontro para nos abraçar, para se olhar nos olhos e sobretudo para alimentar a nossa alma com música, dança, poesia, boa literatura, isso é uma coisa maravilhosa”, conta.