Evento em Fernandes Pinheiro apresenta novidades para lavouras de soja e milho

Dia de Campo Agro Show acontece na quinta e sexta-feira em frente ao restaurante Anila,…

20 de março de 2024 às 21h55m

Dia de Campo Agro Show acontece na quinta e sexta-feira em frente ao restaurante Anila, na BR-277, em Fernandes Pinheiro/Texto de Karin Franco, com entrevista por Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Durante Agro Show serão apresentadas novas tecnologias para plantio nas lavouras de soja. Foto: Paulo Henrique Sava/Arquivo Najuá

Agricultores de toda a região terão a oportunidade de conhecer novas tecnologias para lavouras de soja e milho em um evento gratuito na quinta (21) e sexta-feira (22) em Fernandes Pinheiro. O Dia de Campo Agro Show será realizado em frente ao restaurante Anila, na BR-277.

Promovido pela Lavoro e o Grupo Pitangueira, a programação conta com palestras e apresentação de novidades do setor agrícola. O gerente comercial da Lavoro Pitangueiras, Álvaro Célio Grocholski, que atua na filial de Irati, conta que a expectativa é reunir cerca de 500 agricultores nos dois dias de evento. “Para esse ano, esperamos realmente um público superior ao ano passado. Nós sempre pensamos em um evento sempre maior. A grandiosidade desse evento vai ser diferente para a região”, disse.

A programação começa nesta quinta-feira, às 8 h, com o início da rodada de campo e a largada da campanha Agroshow 2024/2025. “Nós vamos ter 20 variedades no campo, dentre elas, sete são variedades novas. São variedades que ainda não se tem aqui na nossa região. Vai ser um evento para trazer e agregar muito para o produtor”, conta.

A campanha Agroshow 2024/2025 também será apresentada aos agricultores. “Nós vamos ter um lançamento a nível comercial de uma variedade de milho. Nós vamos ter o lançamento da campanha Barter, que é a troca de insumos por grão, seja milho ou soja, com prazo já para ano que vem. É uma campanha muito aguardada pelos nossos clientes já ainda mais pela indefinição que estamos vivendo pelo preço”, explica.

O gerente comercial da Lavoro Pitangueiras, Álvaro Célio Grocholski, que atua na filial de Irati, conta que a expectativa é reunir cerca de 500 agricultores nos dois dias de evento. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

A tecnologia estará presente no Dia de Campo, com a demonstração de uso de drones na lavoura e o lançamento de uma tecnologia inédita no País. “Nós vamos ter o lançamento de uma tecnologia nova no Brasil. Uma tecnologia vinda da Alemanha, que se chama Stenum. É um equipamento que mede o nitrogênio em tempo real”, conta.

O Dia de Campo segue até às 11h30, quando haverá um intervalo para o almoço, que será servido no restaurante Anila.

Às 14 h, a programação retorna com a palestra “Tendências e Perspectivas para os mercados de soja e milho”, ministrada por Cristiano Grade e André Luis Alves Morselli. O objetivo da palestra é trazer informações que possam auxiliar o agricultor em seus planejamentos.

O gerente comercial da Lavoro Pitangueiras destaca que a atual situação do mercado da soja tem sido desafiadora para os agricultores. “A produção vem sendo abaixo do esperado. As primeiras lavouras que colhemos mais cedo tiveram uma queda bem grande. Ele sofreu bastante com seca. Agora tem tido uma melhora. Não como foi no ano passado, mas dentro do esperado para a nossa região”, disse Álvaro.

Outro desafio é que o preço da venda de soja está abaixo do custo do plantio. O gerente conta que essa diferença é causada por muitos fatores. “São muitos fatores que mexem no preço. O clima, o mercado externo, o estoque. No ano passado, nós tivemos uma superprodução, que não era esperada. Nós tivemos produtores segurando muita venda. Infelizmente, as trades não passam para frente, não exportam esse grão. Nós temos um mercado menos aquecido da compra chinesa. Tudo isso tem interferido. Nós esperamos mostrar da melhor forma para o produtor que nesse cenário, ele travando o custo [a moeda de troca do produtor é o grão, a soja, o milho, é o quilo de fumo], talvez a lavoura fique mais sadia”, explica.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Programação do Agro Show nos dois dias de evento. Foto: Divulgação

Na sexta-feira (22), a programação começa novamente às 8 h e segue até às 11h30. Às 14 h, acontece a palestra “Atualização de Manejo de Doenças em Soja”, que será ministrada por Sênio Prestes.

Álvaro explica que o palestrante é especialista em doenças de soja e trará informações para que o agricultor tenha uma lavoura mais sadia. “Nós escolhemos esse nome forte que é o Sênio Prestes. Ele era um pesquisador da Fundação ABC. Está na 3M hoje. É um professor com uma bagagem muito grande. Ele vai trazer tudo o que precisamos saber para o próximo ano. Todos os testes que eles fizeram, todas os princípios ativos que eles usaram. É de grande importância participar dessa palestra, com esse professor, porque é um cara que vai agregar muito no conhecimento do produtor, no manejo dele”, disse.

O evento é aberto a todos os agricultores e pessoas interessadas no tema. Não há cobrança de taxa de inscrição. “Às 8 h, nós nos encontramos na tenda central. O pessoal vai fazer preencher uma ficha com o nome, com telefone e de onde que veio. Nós esperamos vir produtores de Ponta Grossa, de Guarapuava. Já tem produtores de Pitanga que falaram que irão vir. Vai ser destinado um guia. Será com um grupo de pessoas. Será destinado um guia e esse guia vai passar nos fornecedores que estarão instalados nos estandes do campo”, explica.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no número de WhatsApp (42) 9-9840-3507.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.