Tratativas para implantação do sistema estão em andamento. Outros ajustes precisam ser feitos no projeto para que ele comece a operar/Paulo Sava

Resumo: – Prefeito destacou que as tratativas para implantação do novo sistema estão em andamento;
- Processo teve início em 2021, durante a gestão do ex-prefeito Jorge Derbli;
- Em junho, Executivo enviou ofício à Câmara informando que faltava a confecção do edital para contratação de empresa especializada na área
O Estacionamento Regulamentado (EstaR) Digital deve ser implantado em Irati até o final do ano. A previsão foi dada pelo prefeito Emiliano Gomes (PSD) e pela secretária de Segurança Pública e Cidadania, Lidiane de Deus, durante a realização mensal do Café da ACIAI. O evento foi realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Irati (ACIAI) e teve como tema o trabalho da Guarda Municipal e da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Irati.
O prefeito destacou que as tratativas para implantação do sistema de controle de estacionamento rotativo no centro de Irati estão em andamento. “O EstaR Digital está tramitando, tem algumas modificações que vão ser feitas, mas provavelmente a implantação vai ser neste ano”, comentou.

Lidiane disse que, em breve, dará mais detalhes sobre o andamento da licitação do EstaR Digital, mas garantiu que alguns ajustes precisam ser feitos. “Nós já estamos com o EstaR Digital em andamento, alguns ajustes precisam ser feitos para que conclua, mas eu acredito que logo já estará funcionando”, frisou.
Processo de implantação teve início em 2021
O processo para implantação do EstaR Digital em Irati teve início em 2021, durante a gestão do ex-prefeito, Jorge Derbli. Em junho deste ano, o Executivo enviou um ofício para a Câmara informando que faltava apenas a confecção do edital de contratação da empresa responsável por operar o sistema. No entanto, a implantação da nova tecnologia deve demorar um pouco para acontecer, uma vez que existem trâmites burocráticos e prazos legais a serem cumpridos.

Em 2023, o vereador Alcides Cezar Pinto (Batatinha) questionou o município sobre a implantação do EstaR Digital. Na época, o então secretário de Segurança Pública e Patrimônio de Irati, Lee Jhefferson Souza, informou que a Prefeitura estava trabalhando em parceria com a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná [AMCESPAR] para ampliar o projeto em toda a região, buscando uma licitação conjunta para Irati, Prudentópolis e outros municípios.