Secretaria Estadual de Saúde descredenciou leitos dedicados à Covid-19 na Santa Casa de Irati. Casos mais graves de Covid-19 poderão ser transferidos para outros municípios/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Juarez Oliveira
| Santa Casa de Irati está com leitos Covid-19 desativados desde o dia 1º de janeiro. Foto: Paulo Henrique Sava | 
Os leitos de UTI e enfermaria dedicados a casos de Covid-19 na Santa Casa de Irati foram descredenciados pela Secretaria Estadual de Saúde. Com isso, casos mais graves da doença deverão ser transferidos para a Central de Leitos do estado e o paciente mais grave poderá ser atendido em outros municípios.
Em comunicado enviado à Santa Casa de Irati, a Secretaria Estadual de Saúde justificou que a decisão ocorreu pelo baixo número de internamentos e após deliberação de membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PR). “Provavelmente devido à redução do número de internamentos tanto do número de UTI, quanto de enfermaria clinica é que se houve a decisão a nível de Estado o corte da autorização do credenciamento. Esse é o motivo que imagino que seja”, disse o provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto.
A desativação dos leitos começou a valer desde o dia 1º de janeiro. “Hoje não tem mais leito ativos. Paciente que precisar de um internamento por coronavírus, ele será encaminhado para a Central de Leitos, como era lá no início da pandemia, em março de 2020. Esse paciente vai entrar na Central de Leitos e a Central de Leitos vai referenciar. Não temos a certeza ainda se será Ponta Grossa, se será Campo Largo, se será Curitiba. Essa informação oficial ainda não nos foi repassada”, explica o administrador da Santa Casa, Sidnei Barankiewicz.
A Santa Casa de Irati possuía 12 leitos de UTI e 11 leitos na enfermeira dedicados exclusivamente parta casos de Covid-19. Nos 12 leitos de UTI, haviam seis leitos que foram retirados da ala da UTI normal. Esses seis leitos de UTI voltaram para o atendimento de casos que não são Covid-19. Já os leitos de enfermaria de Covid-19 foram adicionados a mais e foram fechados após a determinação do Estado.
De acordo com o provedor da Santa Casa, apesar do descredenciamento, o hospital ainda contará com leitos exclusivos para a Covid-19. “Nós vamos deixar para o Estado, dois leitos de UTI e dois leitos clínicos. Se tivermos problemas sérios de pacientes que tivermos que cuidar deles, nós vamos estar praticamente com esses quatro leitos. Dois de clínico e dois de UTI”, disse.
O descredenciamento vem em um momento que os casos de Covid-19 estão aumentando rapidamente em Irati. O município já possui 225 casos confirmados, sendo que o número de casos dobrou em apenas um dia. Na terça-feira (04) foram registrados 41 casos positivos diários. Já na quarta-feira (05), o número subiu para 91 casos confirmados diários.
Apesar do aumento, todos os casos positivados estão em isolamento domiciliar e não há nenhum caso de internamento em enfermaria ou UTI. O provedor da Santa Casa reconhece que os casos são mais leves após a vacinação contra a Covid-19, mas há preocupação caso a situação se agrave. “O que tem acontecido são casos mais leves, aonde a internação hospitalar tem deixado de ser usada. Mas se houver por agravamento do problema com o paciente ou que seja paciente idoso, que tenha sido vacinado, que seja hipertenso, que tenha alguma comorbidade, e que exista a necessidade de internamento, aí teremos problemas”, afirmou.
Para o provedor, o aumento repentino de casos é resultado do descuido das pessoas durante as festas de fim de ano. “A impressão que dá é que as pessoas não acreditaram nisso e foram se aglomerar. Foram em festas, em parques, em aglomerações. O risco que corríamos na época é este que está acontecendo agora. Vamos torcer para que a gente não tenha casos graves, como aconteceu em maio e junho do ano passado”, conta.
O provedor ainda destaca que é preciso que as pessoas procurem os postos de saúde para se vacinar. E mesmo vacinadas, evitam aglomerações. “Se nós nos protegermos, fazermos o nosso papel, aí as coisas vão diminuindo. Torcer que quem esteja vacinado, se for contaminado, ter uma doença mais branda. E os que não estão vacinados, que não foram atrás da segunda dose, por favor, vão atrás. É a única coisa que tem”, explicou.
Em Irati, a imunização está sendo realizada nos postos de saúde com salas de vacinação e no Parque Aquático.
O provedor da Santa Casa destacou que a equipe continuará trabalhando com o atendimento a casos de Covid-19, fazendo a triagem de casos suspeitos e outros casos. “Nós da Santa Casa estamos trabalhando. Vamos continuar trabalhando. Nós não vamos deixar, se Deus quiser nenhum paciente sem deixar ser assistido. Mas volto a insistir: por favor, se protejam. Distanciamento, aqueles que estão contaminados fiquem no seu isolamento. Aqueles que não estão contaminados, se protejam para não passar”, destacou.
| Movimentação de pacientes hoje, 06, pela manhã, na Unidade Sentinela François Abib, no Conjunto Joaquim Zarpellon. Foto: Paulo Henrique Sava |