Esposa e cunhado de Gilvan são exonerados da prefeitura de Prudentópolis

Ambos ocupavam cargos de secretários municipais e foram exonerados pelo prefeito em exercício Adelmo Luiz…

19 de fevereiro de 2015 às 13h50m

Ambos ocupavam cargos de secretários municipais e foram exonerados pelo prefeito em exercício Adelmo Luiz Klosowski

Da Redação


A esposa e o cunhado do prefeito afastado de Prudentópolis, Gilvan Pizzano Agibert (PPS), que faziam parte do secretariado da administração municipal foram exonerados dos cargos. Os nomes de Jeanne Servat Agibert e Roque Servat constam na lista de servidores afastados da prefeitura, conforme decretos publicados nas edições de 18 e 19 de fevereiro do Diário Oficial do Município, que foram assinados pelo prefeito em exercício Adelmo Luiz Klosowski (PR). 

Os únicos secretários municipais que foram mantidos até o momento são: Maria Helena Maia de Oliveira, que comanda a pasta de Educação, e Cristiane G. Boiko Rossetim, que chefia a secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico.

Nomeações

De acordo com o Diário Oficial de Prudentópolis de quinta-feira, 19, Andrei Bulka Machula foi nomeado como novo secretário de Finanças. Ele irá substituir o técnico em Contabilidade, Ilário Kolachnek, que foi afastado do cargo, conforme decisão judicial. Alex Fabiano Garcia será responsável pela pasta de Meio Ambiente e também irá acumular o cargo de secretário de Planejamento e Obras. Luis Renato de Lima Fevereiro assumiu o comando da secretaria de Saúde. Até então, ele ocupava o cargo em comissão de Diretor do Departamento de Saúde. Eli Correa Fernandes será o novo procurador geral do município. O advogado já fazia parte do quadro de pessoal do executivo como assessor jurídico- cargo do qual foi exonerado para assumir a procuradoria. Dayanne Louise do Prado deixou o cargo em comissão de Gerente do Departamento de Extensão Rural para assumir a chefia da secretaria Municipal de Agricultura.

Ainda conforme o Diário Oficial de Prudentópolis de quinta-feira, 19, foi nomeada Jane Diniz Poli, para exercer o cargo em comissão de Gerente do Departamento de Assistência Social. Já a servidora Julia Ines Melz foi exonerada do cargo de Assessora do Departamento de Esportes e Recreação. 

Exonerações

Na quarta-feira, 18, já haviam sido publicados os decretos de exonerações dos seguintes secretários municipais e integrantes da administração municipal: Augusto Ternoski, secretário de Transporte e Infraestrura; Luiz Xavier Pereira, secretário de Turismo; Dirceu Beló Primo, secretário de Planejamento e Obras; Gustavo Luiz de Césaro, secretário de Saúde; que retornou ao cargo de Agente de Máquinas e Veículos; Willian Marcelo Charnei, secretário de Meio Ambiente; Jeanne Maria Servat Agibert, secretária de Assistência Social; Gilmar José Ianuch, secretário de Esportes e Recreação; Roque Antonio Servat, secretário de Agricultura; Luiz Carlos Mendes Ferreira Junior, secretário de Administração; Sérgio Ribeiro, chefe de gabinete; Ilário Kolachnek, secretário de Finanças; Paulo Sérgio Guedes, procurador geral; João Carlos dos Santos, Gerente do Departamento de Assistência Social; Luiz Carlos Antoniuk, diretor do Departamento de Obras e Engenharia; e Edmilson José Witchemichen, Gerente do Departamento de Engenharia.

Também foram afastados dos cargos efetivos: Ilário Kolachnek, técnico de contabilidade (ex-secretário de Finanças); Luiz Carlos Mendes Ferreira Junior, fiscal geral; e Antonio Nilceu Rodrigues, operador de máquina, que era responsável pelo Transporte Escolar. Com a saída de Rodrigues, foi revogado o decreto 254/2010, o qual concedia adicional de função no percentual de 80% ao servidor.
 
Em nota publicada na quinta-feira, 19, a prefeitura informa que as atividades do executivo estão funcionando normalmente, mas pede a compreensão da população caso algum serviço ou processo solicitado demore a ser executado. “Esclarecemos que estamos trabalhando para logo atender a todos sem qualquer transtorno”, diz um trecho da nota publicada no site da prefeitura.

Todas as exonerações e nomeações de secretários e servidores da prefeitura de Prudentópolis podem ser conferidas nas edições do Diário Oficial do Município dos dias 18 e 19 de fevereiro.

Prisão do prefeito

Afastado do cargo de prefeito conforme determinação do Tribunal de Justiça (TJ), Gilvan Pizzano Agibert continua preso no Complexo Médico-Penal, em Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba). Segundo informações do Ministério Público (MP), Gilvan foi preso em flagrante na tarde de quinta-feira, 12, em um imóvel em Curitiba, quando estava recebendo R$ 20 mil de uma suposta propina paga por um sócio de uma empresa que realiza serviços de coleta de lixo para a prefeitura de Prudentópolis.

Em entrevista a reportagem da Najuá, o coordenador-geral do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Leonir Batisti, explica que Gilvan irá continuar afastado do cargo mesmo que seja libertado. “O prefeito tem uma prisão temporária decretada contra ele pelo desembargador do Tribunal de Justiça [TJ] do Paraná. A comunicação da prisão em flagrante foi convertida nesse momento em preventiva, portanto, ele continua preso a essa altura por duas justificativas legais, o resultado ou a consequência nesse momento é praticamente a mesma. O prefeito teve decretada a suspensão do exercício do cargo pelo TJ. Significa que mesmo que ele seja libertado, ele não pode reassumir a cadeira de prefeito”.

Filho de Gilvan e empresário deixam a prisão

Presos durante a operação “Caçamba” deflagrada pelo GAECO, um dos filhos do prefeito afastado de Prudentópolis e um empresário (considerado como laranja) num suposto esquema de corrupção, fraudes a licitações, peculato e falsidade ideológica, envolvendo 13 empresas e pessoas ligadas à Administração do Município, deixaram a prisão na noite de segunda-feira, 16. O prazo da prisão temporária de cinco dias venceu e eles foram liberados. 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.