Espetáculo “Pequenas Memórias da Imensa Escarpa Devoniana” será apresentado hoje em Fernandes Pinheiro

29 de junho de 2023 às 15h36m

Peça será gratuita, a partir das 19h30, no Centro de Eventos do Parque da Prainha. Haverá ônibus passando pelas localidades de Bituva dos Lúcios, Bituva dos Machados e Angaí, a partir das 18h30

Imagem mostra elenco e direção do espetáculo “Pequenas Memórias da Imensa Escarpa Devoniana”. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, às 19h30, os moradores de Fernandes Pinheiro terão a oportunidade de acompanhar a apresentação do espetáculo “Pequenas Memórias da Imensa Escarpa Devoniana”, que acontecerá no Centro de Eventos do Parque da Prainha, que fica nas margens da PR-438. A peça será encenada por atores amadores de Fernandes Pinheiro e região, que sobem ao palco ao lado de profissionais. Não haverá cobrança de ingresso para acompanhar o evento.

A prefeitura de Fernandes Pinheiro vai disponibilizar ônibus para a população do interior acompanhar a apresentação. O veículo sairá às 18h30 de Bituva dos Lúcios passando por Bituva dos Machados e Angaí, de onde seguem as famílias para assistirem à peça.

A Coordenadora de Cultura e Turismo de Fernandes Pinheiro, Luciane Spegiorin Surek, salienta que o projeto “Arte na Escarpa” foi inspirado no livro “memórias de Fernandes Pinheiro, que traz relatos dos primeiros moradores do município e mostra o que é um faxinal e as origens das localidades, entre outras curiosidades.

No espetáculo “Pequenas memórias da imensa Escarpa Devoniana”, um velho tropeiro e contador de causos se diverte assustando os mais novos, até ser procurado por uma jornalista que busca informações sobre tropeirismo. Durante a conversa, ela também pede que o senhor seja o seu guia para chegar à toca de uma onça. A esposa do tropeiro, Nhá Justina, é uma incentivadora da leitura e do teatro entre a juventude rural. Desta forma, os personagens vão se transformando até a “cena final”.

O espetáculo tem a coordenação de Paulo Blitos e Joanita Ramos. Joanita e Enéas Lour ficaram responsáveis pela dramaturgia e direção do trabalho, que envolveu quase 30 pessoas de três cidades diferentes. Este é um projeto aprovado no Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura. O apoio é da Copel e da Tigre, e conta, ainda, com parcerias das prefeituras dos municípios de São João do Triunfo, Fernandes Pinheiro, Porto Amazonas e Balsa Nova.

Segundo a idealizadora do “Arte na Escarpa”, a jornalista e escritora Joanita Ramos, o projeto partiu de uma investigação feita por crianças de escolas municipais, que entrevistaram os detentores das histórias locais, para levantar “bons causos” que pudessem ser contados por meio de uma peça de teatro. Depois disso, conta Joanita, “dentro de uma metodologia que instigou o conhecimento, a contemplação e a interpretação artística da Escarpa por aqueles que a habitam, chegamos ao texto final da peça”.

O próximo passo foi a realização de mutirões criativos nas próprias comunidades, que revelaram talentos locais de interpretação teatral, da música e também para auxiliar na elaboração de figurinos, cenário e adereços. Este processo contou com a participação de experientes profissionais do teatro paranaense como o diretor Enéas Lour, os atores Thadeu Peronne e Flora Vieira Chagas, além do músico Beto Colaço. Foram eles que, durante mais de três meses, trabalharam na orientação das pessoas que aceitaram o desafio de participar da construção do espetáculo.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.