No total, seis escolas do município oferecem conteúdos diferenciados para os estudantes em contraturno escolar de segunda a quinta-feira/Paulo Sava
A Secretaria Municipal de Educação de Imbituva lançou recentemente o projeto “Jornada Ampliada”. O objetivo é de oferecer conteúdo diferenciado em contraturno escolar para estudantes de seis escolas do município, de segunda a quinta-feira. Na última semana, alunos do projeto matriculados na Escola Tancredo de Almeida Neves visitaram a banda da Guarda Mirim de Irati.
Em entrevista à Najuá, a professora Sônia Wolff Matos contou que o projeto surgiu para auxiliar as crianças a fazer integração e a desenvolver aspectos de conhecimentos acadêmicos além da rotina delas.
“Ele envolve arte e música, e este é um dos motivos de estarmos aqui com o maestro Gustavo (Oliveira, da Banda da Guarda Mirim de Irati), que maravilhosamente nos recebeu. Esta é a ideia, de desenvolver nestas crianças a vontade, o desejo e o conhecimento, por mais que ainda seja superficial, mas que desperte o interesse. Quantos nós vamos descobrir que serão grandes músicos? E às vezes só precisa deste toquezinho. Quando a professora Avanilde conseguiu o convite e nos trazer para cá, nós abordamos a ideia um pouco mais ampliada, para eles conhecerem um pouco mais de música. Eles estão maravilhados”, contou a professora.
Alunos em questão têm idades entre 8 e 9 anos de idade, e estão matriculados entre o 3º e o 5º ano do Ensino Fundamental. Sônia conta como foi a aceitação dos estudantes e dos pais em relação ao projeto.
“É um projeto novo, estamos aprendendo junto com eles, que estão entendendo que é uma jornada ampliada. Quando você pega um projeto e lê, é uma coisa, mas quando coloca em prática, aí se depara com dificuldades, sonha e quer fazer um monte de coisas. Os pais estão aceitando bem, há uma aceitação boa pela comunidade. As crianças estão aceitando e se desenvolvendo bem, gostam, participam, não faltam à aula, produzem dentro daquilo que é passado para eles, são produtivos e participativos, se socializam e interagem, é bem bacana e legal mesmo”, frisou.
Perfil do projeto – Avanilde Polak, professora da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, ingressou no projeto há cerca de 2 meses. Ela relata que cada escola está dando seu próprio perfil à jornada.
“No período regular, os alunos têm aulas da base nacional comum e algumas disciplinas que trabalham de forma interdisciplinar com projetos e que acabam mostrando de forma mais prática os conhecimentos que eles adquirem na teoria, durante as aulas, colocando em prática o conhecimento de diversas maneiras, através de experiências e projetos na comunidade”, pontuou.
Na escola, o projeto oferece as disciplinas de Recreação, Saúde, que envolve alimentação e higiene e é aplicada durante o período do almoço. Há também as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Tecnologias Educacionais e Gestão Financeira. Avanilde destacou que os conteúdos são abordados de forma interdisciplinar.
“Geralmente estes conteúdos vão se entrelaçando e formando projetos. Por exemplo, na nossa escola já fizemos feirinha, já fomos ao supermercado ver a questão de pesquisa de preços, valores, lista de produtos e compras. Já fizemos uma visita ao Colégio SESI, em Irati, para conhecer um pouco mais sobre a robótica e a importância da tecnologia no dia a dia. Eles aprendem o conteúdo teórico, mas, ao mesmo tempo, têm este contato. É fabuloso perceber que conseguimos proporcionar aos alunos conhecer algumas coisas que, muitas vezes, na correria do dia a dia ou pela falta de conhecimento e acesso, acabam não tendo a oportunidade”, apontou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Visita à Escola Santa Terezinha – Antes de visitar a Banda da Guarda Mirim de Irati, os alunos da Jornada Ampliada da Escola Tancredo de Almeida Neves foram conhecer o projeto da Fanfarra da Escola Santa Terezinha. Através de contato entre os diretores Edite e Thiago Santos, foi possível promover a integração das instituições, promovendo conhecimento sobre a música e trocas de experiência entre os alunos envolvidos. Conforme Thiago Santos, a integração entre as instituições é muito importante.
“Eles foram até lá e vivenciaram o projeto da fanfarra e testaram os equipamentos. Houve esta troca, esta socialização e a integração entre as duas escolas. É muito importante esta musicalização para a coordenação motora, entre outros aspectos importantes no desenvolvimento das crianças. Acabou vindo o convite para conhecermos a Banda da Guarda Mirim, com o maestro Gustavo. Aceitamos, fazendo parte desta integração. Eles foram até a nossa escola e também fizemos esta integração, vindo visitar a Guarda Mirim aqui em Irati também”, contou.
Guarda Mirim de Irati – O maestro da Banda da Guarda Mirim de Irati, Gustavo Oliveira, mostrou alguns instrumentos para os alunos. Ele falou sobre a importância de cada um deles e dos membros para a construção da banda. O maestro contou quais tipos de instrumentos foram mostrados aos alunos.
“Eu mostrei para eles todas as áreas de teclas que temos na Guarda Mirim e comecei a apresentar os instrumentos de percussão. Eu passei eles de um jeitinho mais rápido porque eles têm um pouco mais de afinidade. As teclas eu fiz questão que todos tocassem um pouco e conhecesse todas elas, para eles terem uma dinâmica maior e conhecerem como funciona a Guarda Mirim”, frisou.
Gustavo começou a gostar de música e aprendeu a tocar ainda muito pequeno, aos quatro anos de idade. Atualmente, ele tem 21 anos de idade e 16 anos de música. Para ele, despertar nas crianças o interesse pela música é uma forma de renovar a arte regional. “É muito gratificante você ver que os alunos se empolgam de estar aqui, que eles realmente olham os instrumentos com aquele olhar de desejo de aprender, de conhecer e entender como tudo aquilo que eles estão vendo na frente funciona. Isto, para mim, não tem preço”, afirmou.
Quem quiser saber mais sobre o projeto da Jornada Ampliada pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Imbituva pelo telefone (42) 3436-1248.