Escola do Pinho de Baixo recebe Corpo de Bombeiros

23 de novembro de 2018 às 12h36m

Atividades de visita a escolas do interior fazem parte das comemorações dos 70 anos da corporação em Irati

Da Redação, com reportagem de Jussara Harmuch
O Corpo de Bombeiros de Irati está promovendo diversas atividades em comemoração aos 70 anos da corporação. Nesta semana a equipe visitou a Escola Municipal Rosa Zarpellon, da comunidade do Pinho de Baixo, onde foram ministradas palestras sobre cuidados gerais e atendimentos de primeiros socorros em casos de emergência.
A diretora Ana Maria Kurek Zarpellon a visita dos bombeiros foi importante para a prevenção de acidentes.  “É muito proveitoso, as crianças estão aprendendo muito e é sempre bom porque aqui no interior tem bastante perigo, como rios e outros, assim como na cidade”.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Jorge Augusto Ramos, a compreensão das noções de primeiros socorros pode fazer muita diferença. “O melhor socorrista é a pessoa que está do lado. Principalmente no interior, em que todos os órgãos de segurança têm um tempo maior para chegar e fazer o socorro, é muito importante que a comunidade seja treinada. Nada melhor do que a escola, pois aqui pegamos um público que está na idade do aprendizado, apresentamos as técnicas e conceitos e aos pouquinhos eles vão pegando. Uma criança instruída salva uma pessoa”, frisou.
Os alunos experimentaram o uso de um extintor de pó seco em uma simulação de princípio de incêndio. Eles também deram uma volta no caminhão e manusearam a mangueira para apagar o fogo. 
“Nós vamos apresentando a possibilidade de as crianças entrarem no nosso mundo, pois todos querem ser bombeiros na infância. Estas sementinhas vão sendo plantadas na mente e no coração das crianças, que vão responder pelo nosso futuro”, pontuou.

Visitas a outras comunidades

Outras comunidades também receberam visitas: Rio do Couro, Gonçalves Júnior e Guamirim. Palestras foram ministradas no Centro de Treinamento de Adolescentes (CTA) Dom João Bosco, em Rebouças. Na próxima terça-feira, 27, será a vez da Escola São Miguel, de Itapará, receber a visita do Corpo de Bombeiros. Com isto, foram atendidas até agora mais de 700 crianças.
Além destas atividades com as escolas, houve um calendário amplo de programação alusiva aos 70 anos. Foram realizadas simulações de salvamento vertical (em prédios), combate a incêndios, resgate veicular e uma competição entre os bombeiros dos diversos municípios no Parque Aquático. 
Outras atividades
No dia 1º de dezembro, haverá um culto na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na Rua Expedicionário José de Lima, às 19 horas. No dia 06, será realizado um jantar dançante no Centro de Eventos Italiano, a partir das 20 horas, onde pessoas que prestam serviços para a comunidade receberão medalhas de honra. Mesas podem ser reservadas com a Tenente Carla Spak pelo telefone (42) 99956-0022.
Uma solenidade militar será realizada no dia 07 de dezembro, às 10 horas. As comemorações oficiais se encerram no dia 09 com uma missa às 16 horas, nas dependências do quartel, na Rua Coronel Emílio Gomes. A celebração será presidida pelo bispo Dom Sérgio Arthur Braschi.
Outros projetos devem ter continuidade após as comemorações, como o plantio de árvores e a adoção de um trecho do Rio das Antas, com envolvimento  da comunidade. Também está em andamento o projeto de memória fotográfica, que começou com o concurso “Irati em Imagens”, resgatando fotos antigas do Corpo de Bombeiros de Irati, o 3º mais antigo do estado.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.