Códigos de atendimento para pacientes de municípios atendidos pela 4ª Regional de Saúde foram liberados nesta quarta-feira, 18, pelo hospital/Paulo Sava
O Hospital Erasto Gaertner liberou nesta quarta-feira, 19, os códigos de atendimento para pacientes oncológicos da 4ª Regional de Saúde, que tem sede em Irati. Para este mês de outubro, foram liberados 50 códigos. Já para os meses seguintes, serão gerados 100 códigos para os pacientes de câncer da região.
Os códigos foram aprovados pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Paraná, que reúne os gestores da saúde de todos os municípios e serão subsidiados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde.
Em contato com nossa reportagem, a chefe da 4ª Regional, Larissa Mazepa, contou que os prefeitos da região estiveram em Curitiba por diversas vezes para debater o assunto com deputados e com o secretário de saúde, Beto Preto.
“Após todos estes esforços, inclusive do governador Ratinho Júnior e da primeira-dama Luciana, passou pela CIB, onde estão presentes os gestores e secretários de saúde de todo o Paraná, que deram a autorização destas vagas exclusivas que, com muita persistência e união dos prefeitos e secretários de saúde com a 4ª Regional, saímos vitoriosos desta causa séria, em prol da população que mais precisa, a de pacientes oncológicos, com câncer”, frisou.
O deputado federal licenciado e secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, gravou um vídeo na noite desta quarta-feira, 18, sobre a liberação destes atendimentos. “O governador Ratinho Júnior anuncia as consultas sendo feitas no Erasto Gaertner de Irati. Isto significa centenas de pessoas sendo atendidas pertinho de casa com quimioterapia, psicologia, nutrição, fisioterapia e assistência social”, comentou.
Em março, durante sessão da Câmara, o vereador Hélio de Mello (PV) solicitou informações sobre os atendimentos prestados pelo Erasto Gaertner em Irati. Na oportunidade, ele também questionou o fato de os pacientes oncológicos de Irati e região não estarem recebendo o Código de Transação do Hospital, mesmo com a entidade tendo uma unidade no município.