Informação foi confirmada pelo diretor de futebol do Iraty, Geraldo Campagnoli durante a edição do Programa Show de Bola desta quarta-feira
Rodrigo Zub com fotos de James Bittencourt de Sá
Camargo e Campagnoli no estúdio da Najuá
Enéas Camargo foi oficializado como o novo treinador do Iraty. A notícia foi confirmada na manhã desta quarta-feira, 6, pelo diretor de futebol do clube, Geraldo Campagnoli que participou ao lado do próprio Camargo da edição de hoje do Programa Show de Bola da Rádio Najuá.
Segundo Camargo o momento não é de cobrar os jogadores pela falta de resultados positivos nas últimas partidas, mas sim de passar tranquilidade para que a equipe repita as boas apresentações do 1º turno. “Estamos aqui a pedido do Sérgio Malucelli e também do Juan Figger para apagar um incêndio, para que a equipe volte a repetir a campanha do 1º turno. Estamos passando aos jogadores que não viemos aqui tambar buraco, temos o pensando de vencermos os quatro jogos que restam para chegar a final do interior”, afirma o treinador.
Jogadores aguardando a chegada do novo treinador (Foto: Tadeu Stefaniak)
Camargo disse que ao acompanhar alguns jogos do Iraty na competição pode observar que o time estava inseguro. Sentimento compreensível em sua opinião, principalmente em razão da baixa média de idade da maioria dos atletas do elenco.
Por esse motivo, o primeiro contato entre o treinador e os jogadores foi focado no lado emocional e psicológico dos atletas. “Disse a todos que o erro é normal em uma partida. O que não pode acontecer são os jogadores se esconderem da partida, ficar com medo de jogar e de se movimentar. Então nesse primeiro treinamento procurei fazer um trabalho nesse sentido”, revela Camargo.
Situação dos jogadores afastados
Camargo e Campagnoli comentaram também sobre a situação do zagueiro Renê, que estava treinando separadamente do elenco e que voltou a treinar com os demais atletas depois da saída de Gilberto Pereira. “O Renê foi realmente afastado, mas foi reintegrado. O que passou, passou… Agora ele está treinando em três períodos para se recondicionar fisicamente para jogar domingo”, comentou Campagnoli.
Camargo confirmou que Renê foi reintegrado ao elenco
Como o zagueiro Gilvan cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo e não poderá entrar em campo na partida de domingo, 10, contra o Rio Branco, Renê tem grandes chances de iniciar o jogo entre os titulares. “Nesse primeiro contato, percebi ser um jogador [Renê] com experiência, fisicamente ainda não está bem, mas temos ainda alguns dias para prepará-lo para entrar em campo no domingo”, disse Camargo.
Além de Gilvan, Bruno é outro titular da equipe que está fora da partida contra o Rio Branco, também em função de suspensão automática.
Perguntando se o volante Diogo, atualmente na Chapecoense/SC e que também foi afastado pelo ex-treinador do Azulão será reintegrado, Campagnoli respondeu que o jogador dificilmente será aproveitado no Campeonato Paranaense, principalmente porque o tempo para que ele readquire o condicionamento físico ideal é curto, pois faltam apenas quatro rodadas para o final da competição.
Camargo afirmou que se Diogo estiver em boas condições físicas pretende utilizar o jogador no campeonato estadual. “Se ele voltar em tempo hábil, a gente pode dentro das possibilidades utilizá-lo. Porque foi um jogador que jogou comigo e teve boa participação”, disse Camargo se referindo a sua passagem como treinador do Iraty durante o Campeonato Paranaense de 2009.
Mudanças na comissão técnica
Além de Camargo, outros dois nomes foram anunciados para fazer parte da comissão técnica do Iraty, para o restante da competição. Play de Freitas ex-treinador do Iraty será o novo auxiliar técnico da equipe, enquanto que João Carlos que está atualmente no Taubaté/SP assume o comando da preparação física do clube. Com a chegada dos dois profissionais, o auxiliar técnico Charles e também o preparador físico Bruno Inarra foram dispensados pela diretoria.
Treinador e diretor pedem apoio da torcida
Campagnoli fez ainda um pedido especial para que o torcedor possa comparecer para apoiar a equipe não só no jogo de domingo contra o Rio Branco, mas também nas outras duas partidas que a equipe ainda irá realizar no estádio Emílio Gomes, na reta final da competição. “Pedimos o apoio do torcedor, até porque o presidente saiu um pouco chateado do estádio na semana passada, pois parece que a torcida já esqueceu tudo que ele fez pelo Iraty. Não é porque o time perdeu algumas partidas que eles têm gritar e ofender o Sérgio”, reclama Campagnoli.
Camargo também fez questão de ressaltar a importância do torcedor, que segundo ele será fundamental para que a equipe adquira confiança e volte a conquistar os resultados positivos.
“Reverter o quadro não é uma coisa tão difícil assim, mas se a gente colocar as pessoas nos lugares certos e incentivar os jogadores eu acredito que tudo dará certo. Porque eles não esqueceram de jogar futebol. Mas para que tudo isso possa ocorrer precisamos também do apoio da torcida que será fundamental nesses jogos finais”, entende Camargo.