Durante sua posse, o novo prefeito destacou que não nomeou secretários em três pastas, que serão administradas por um diretor. Emiliano também destacou que pediu aos secretários municipais para realizar um planejamento semestral de cada pasta/ Texto de Rodrigo Zub, com entrevista de Letícia Torres/Hoje Centro Sul
O novo prefeito de Irati, Emiliano Rocha Gomes (PSD), e sua vice, a médica Larissa Mazepa (Republicanos) foram empossados na tarde de terça-feira, último dia de 2024, em cerimônia realizada na Câmara Municipal.
Durante entrevista à jornalista Letícia Torres, do jornal Hoje Centro Sul, Emiliano disse que solicitou aos secretários para realizar um planejamento semestral de cada pasta para colocar os projetos em prática. “Olha nós temos uma missão nos primeiros 100 dias de estabelecer alguns decretos pontuais. Teremos que fazer uma reunião extraordinária porque nós vamos fazer uma redução do número de cargos em comissão e nós precisamos enxugar a máquina pública”, salientou o prefeito de Irati.
Emiliano afirmou que em um primeiro momento não nomeou pessoas para responder pelas pastas de Defesa Animal, Habitação e da Mulher. Com isso, algumas secretarias ficarão sob responsabilidade de outros órgãos, como o caso da pasta de Assistência Social, que vai englobar a secretaria da Mulher, e do Meio Ambiente, que abrangerá a de Defesa Animal.
“Evidente que essas pastas são importantes, mas para isso a gente está nomeando uma pessoa, um diretor de departamento para cuidar com muita responsabilidade e destreza de todas as atividades que essas três pastas estavam sendo realizadas pelos secretários. Então, a gente ouviu muito a população e também os técnicos de cada pasta justamente para não deixar esse trabalho parar. Então nós precisamos fazer com que esse trabalho continue evoluindo. E para isso nós vamos ter uma pessoa pontual não secretário, mas uma pessoa como se fosse um secretário, mas é um diretor de departamento com cargo num valor menor para cuidar atentamente dessas três pastas”, relatou Emiliano.
Quer receber notícias pelo Whatsapp?
O novo prefeito salientou ainda que a administração deve realizar uma revisão do plano de cargos e salários e reduzir os cargos em comissão. “Então nós vamos ter que fazer alguns ajustes de gestão e a partir do trabalho do nosso procurador vamos elencar alguns decretos que serão necessários pra gente fazer essa modernização de gestão que a gente vinha falando”.
Já Larissa enaltece que os secretários municipais que foram escolhidos pela nova gestão são profissionais técnicos em suas áreas com objetivo de melhorar alguns setores do município. Questionada sobre sua área de formação e atuação, a vice-prefeita disse que vai acompanhar o trabalho do secretário de Saúde, Nelson Antunes (Nelsinho), principalmente porque está em contato com os profissionais e pacientes na Santa Casa e no SAMU. “A gente tem uma outra visão dos problemas que tem na área da saúde tanto no Pronto Atendimento como na atenção terciária que é o hospital. A gente vai enxergando cada vez mais esses problemas e vai tentar solucionar de início. Eu já queria que estivesse pronto o segundo Pronto Atendimento. Infelizmente, a gente não tem essa abertura para poder fazer com que isso aconteça, mas eu espero que nos próximos seis meses a gente consiga fazer com que a população tenha mais vazão, não só no pronto atendimento municipal, mas que possa ser atendida em outras unidades de saúde”.
Já o ex-prefeito Jorge Derbli, que finalizou seu segundo mandato na terça-feira, dia 31 de dezembro, agradeceu o apoio que recebeu dos funcionários públicos e secretários durante os oito anos de administração. “Conseguimos fazer uma gestão que foi muito boa para a cidade, o desenvolvimento, o crescimento, enfim, deixamos alguma coisa para ser feita, você nunca consegue agradar todo mundo, mas saio muito tranquilo, vim hoje aí para essa transmissão de posse como se fosse a minha posse por tudo que nós conseguimos fazer ao longo dos oito anos”.
Derbli ainda afirmou que deixou as contas da prefeitura com dinheiro em caixa para execução de obras e com uma situação estável para que o novo prefeito execute seu trabalho.
Além de Emiliano e Larissa, os dez vereadores eleitos em 2024 foram empossados na terça-feira em Irati. Na ocasião, foi realizada a eleição da Mesa Diretora que será comandada por Hélio de Mello (PL), no próximo biênio 2025-2026. Eleito para o seu sétimo mandato consecutivo na Câmara de Irati, Hélio, que está no legislativo desde 2001, já foi presidente da Câmara nos biênios 2017-2018 e 2021-2022. O vereador Selmo Vieira (Podemos) será o novo vice-presidente. A primeira-secretária será Sybil Dietrich (PP). Já o segundo-secretário será José Renato Kffuri (PSDB).
Além deles, os outros seis vereadores empossados foram Cesar Batatinha (União Brasil), Doutor João Henrique (PP), Teresinha Miranda Veres (Tere) (PL), Nego Jacumasso (PSDB), Silvana Rzepka (PSD) e Marcelo Duda (Podemos).