Dificuldade de enviar número de doses para atender por inteiro um grupo de faixa etária reside na escassez de vacinas efetivamente contratadas para este momento, pelo Ministério da Saúde/Jussara Harmuch
Mais uma remessa de vacinas da Coronavac/Butantan chega em Irati. As vacinas, encaminhadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), são destinadas a a faixa etária entre 70 a 74 anos – 4.292 pessoas -, somando os nove municípios da regional. Na semana passada haviam chegado doses para a faixa etária de 75 e 79 anos (3.032 pessoas). As vacinas chegam aos poucos não por uma deficiência no fluxo de logística do Paraná, pois assim que o estado recebe doses do Ministério da Saúde, elas são distribuídas via Centro de Medicamentos do Paraná (CEMEPAR), um sistema que já funciona bem para que insumos e outros medicamentos cheguem à ponta, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No caso da 4ª Regional, o motorista vai buscar em Curitiba e logo que chegam a Irati são retiradas pelas equipes das secretarias municipais.
A dificuldade em agilizar a vacinação para os demais grupos prioritários e, depois, para toda a população indicada, está na escassez de vacinas no Ministério da Saúde que, não tem conseguido viabilizar o produto em tempo.
Confira quanto cada município vai receber desta remessa que chegou hoje, 22.
O chefe da 4ª Regional, Walter Trevisan, informa que já foram repassadas doses para imunizar acima de 90% dos trabalhadores de saúde. Das 173.762 pessoas que residem nos municípios da 4ª Regional de Saúde, até agora, 14.150 (8,14%) foram vacinadas ou já tem garantia da 1ª dose e 3.830 (2,20%) da 2ª dose.
Quanto aos tipos de vacina aplicadas até agora, a maioria foi Coronavac. Apenas 1.970 das 1ª doses aplicadas foram da Astrazeneca/Fiocruz e 920 das 2ª doses.