Eleitores de Inácio Martins poderão avaliar os candidatos a prefeito durante debate

Organizado pela equipe da Rádio Najuá, o debate será uma oportunidade para os candidatos mostrarem…

23 de outubro de 2013 às 08h06m

Organizado pela equipe da Rádio Najuá, o debate será uma oportunidade para os candidatos mostrarem à população o potencial que possuem para administrar o município
Letícia Torres/Hoje Centro-Sul

Calendário eleitoral

Estão aptos a votar no dia 03 de novembro, entre as 8h e as 17h, os eleitores constantes do Cadastro Eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no Município de Inácio Martins até 06 de junho de 2013;

Não serão instaladas mesas para recebimento de justificativa no dia da eleição, devendo o requerimento pós-eleição ser apresentado em qualquer cartório eleitoral no prazo de 60 dias após o pleito;

Os candidatos eleitos deverão ser diplomados até o dia 11 de dezembro de 2013;

Desde o dia 19 de outubro, os candidatos não podem ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito;

A partir de 29 de outubro (5 dias antes) e até 48 horas depois da eleição, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou ainda por desrespeito a salvo conduto;

Dia 29 de outubro (5 dias antes) também é o último dia para os partidos políticos ou coligações indicarem ao juízo eleitoral os nomes dos fiscais habilitados aos trabalhos de votação durante o pleito e os representantes para o comitê intrapartidário de fiscalização;

Dia 31 de outubro: Término da propaganda eleitoral gratuita no rádio; Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h e as 24h; Último dia para realização de debates.

Dia 02 de novembro: Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes e amplificadores de som, entre as 8h e as 22h;

Último dia para promoção de carreata e distribuição de propaganda.

Encontra-se na reta final a Campanha Eleitoral para a escolha do prefeito e do vice-prefeito de Inácio Martins e um debate entre os candidatos está programado para sexta-feira, dia 25. As eleições acontecem no dia 03 de novembro, quando os 8.153 eleitores do Município voltam às urnas para escolher seus representantes, na eleição suplementar determinada pela Resolução 648/2013, do Tribunal Regional Eleitoral.

Disputam a preferência popular os candidatos Álvaro Pasqualin (DEM), Marino Kutianski (PSDB) e Valdir Cabral (PDT). Os três candidatos foram entrevistados pelo Jornal Hoje Centro Sul e tiveram a oportunidade de expor suas propostas para a melhoria de setores como saúde, educação, agropecuária e infraestrutura. As entrevistas foram publicadas entre os dias 18 de setembro e 02 de novembro, tendo como critério a ordem alfabética.

Todos os candidatos demonstram grande preocupação em propor medidas para a ampliação do emprego e da renda das pessoas.

Pasqualin definiu como foco principal de sua administração “a aquisição de um terreno para o parque industrial”, para trazer novas empresas e gerar empregos. Kutianski afirmou que o objetivo de sua administração será a geração de empregos, “que é algo que o nosso município precisa muito”. Cabral enfatizou que a meta da sua gestão é “a valorização do potencial do povo martinense” e para isto ele pretende apoiar as indústrias para agregar valor aos produtos locais, além de oferecer oportunidades de qualificação para às pessoas.

Debate

No dia 25, além de apresentar suas propostas, os candidatos estarão frente à frente no debate organizado pela equipe de jornalismo da Rádio Najuá, que é parceira do Jornal Hoje Centro Sul. Os candidatos responderão perguntas da imprensa, da população e dos oponentes. Cada candidato poderá levar cinco integrantes de sua coligação ou partido para acompanhar o debate e lhe oferecer suporte técnico e político. Serão cerca de 60 minutos de duração – considerando a participação de todos os candidatos -, divididos em três blocos, além de um espaço de até dois minutos para apresentação e considerações finais dos candidatos.

No primeiro bloco os candidatos irão responder duas perguntas vindas da população, que podem ser depositadas na urna disponível na Câmara Municipal de Inácio Martins até quinta-feira, dia 24, às 17h00. No segundo bloco, o mediador do debate irá realizar duas perguntas relacionadas ao Plano de Governo de cada candidato. O último bloco será destinado para que os candidatos façam perguntas entre si, com direito a réplica e a tréplica.

As perguntas organizadas no primeiro e segundo bloco serão colocadas em urnas distintas e sorteadas pelos candidatos no momento do debate.

O debate terá início às 20h00, na sede da Câmara Municipal de Inácio Martins. A população pode acompanhar o debate ao vivo, até o limite de lugares disponíveis no plenário da Câmara. O porquê das novas eleições As eleições suplementares ocorrerão em Inácio Martins porque Lauri Setrinski (PSDB) e Douglas Ricardo Pasqualin (DEM) tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral, TRE-PR. Como eles ultrapassaram 50% dos votos válidos na eleição de 2012, o novo pleito é necessário – caso contrário, assumiria o segundo colocado. O motivo apontado pelo TRE-PR para a cassação dos mandatos foi abuso do poder econômico, caracterizado pelo fato de, em síntese, não prestarem regularmente as contas eleitorais, impedindo a fiscalização dos recursos financeiros utilizados na campanha eleitoral. No TRE-PR, o relator, Dr. Luciano Carrasco, considerou que “é claro e patente que os recorrentes não cumpriram minimamente com as exigências normativas referentes à prestação de contas, existindo evidências claras de abuso de poder econômico e atraindo à sanção disposta no § 2º, do art. 30-A, da Lei das Eleições”.

Objetivo principal defendido

Nas entrevistas realizadas pelo Hoje Centro Sul, uma das perguntas feitas aos candidatos foi “Caso o senhor seja eleito, qual será o foco de sua administração? Por quê?”. Relembramos as respostas dos concorrentes ao cargo de Prefeito Municipal de Inácio Martins.

Álvaro Pasqualin

Hoje eu vejo que a maior necessidade do nosso povo é o fato de existirem programas que não são bem utilizados, não funcionam como deveriam. As prioridades são saúde, educação, estradas rurais e urbanas, mas o foco principal mesmo vai ser a aquisição de um terreno para o parque industrial. Eu vou lutar muito para trazer novas empresas e gerar mais emprego no município.

Marino Kutianski

Nós temos visitado as localidades e vários pontos da cidade e hoje o pessoal tem reclamado bastante das condições das estradas, da saúde e nós vamos focar nisso. Mas o principal foco é a geração de empregos que é algo que o nosso município precisa muito.

Valdir Cabral

O foco principal é a valorização do potencial do povo martinense. Queremos agregar valores dando apoio para as indústrias que já estão aí, incentivando os empresários a comprar mais máquinas. Outra forma de valorização é trazer cursos, através de órgão dos governos estadual e federal para que o nosso povo possa ser cada vez mais qualificado. Muitos dos nossos jovens estão indo procurar emprego em outras cidades, mas nós podemos deixar ele aqui, muitas vezes até ganhando mais que em outro lugar e é isso que pretendemos fazer.

© Divulgação

Álvaro Pasqualin, Valdir Cabral e Marino Kutianski

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.