Durante a programação alusiva aos 104 anos de Irati, ocorreu, no último dia 14, a entrega das obras realizadas pela Prefeitura Municipal entre julho de 2010 e julho de 2011.
Fotos: Jordani Lemos Andrade Filho {album}
Marli Traple
© Jordani Lemos Andrade Filho
Terreno onde serão construídas as novas sedes da Prefeitura e do ginásio de Esportes de Irati
Com a presença de várias autoridades e funcionários da Prefeitura, o prefeito Sérgio Stoklos realizou na última quinta-feira, 14, no Centro Cívico a entrega oficial de algumas obras realizadas durante o período de julho/2010 a julho/2011.
Durante a solenidade que marcou as comemorações do aniversário de 104 anos de emancipação política de Irati, Stoklos citou as várias ações e obras realizadas pela prefeitura, e explicou que a continuidade do projeto Cidade Iluminada deverá avançar a partir de agora, pois os recursos que estavam sendo utilizados para o pagamento de precatórios de Iluminação Pública poderão ser novamente usados no projeto.
O prefeito fez menção especial aos projetos importantes que estão em desenvolvimento como a construção de 406 unidades habitacionais do Projeto Minha Casa, Minha Vida que serão entregues às famílias no mês de agosto; à construção do Centro Cultural Denise Stoklos, que será retomada em breve; à nova escola que começou a ser edificada no Centro Cívico para abrigar os alunos que atualmente estudam na Escola Municipal Pequeno Duque; e ao Centro da Juventude, que dará suporte para a ampliação de ações sociais. Além disso, Stoklos comentou também sobre as obras que deverão ter início em breve no município, como a construção das novas sedes da Prefeitura, Rodoviária e também do Ginásio de Esportes de Irati.
O prefeito destacou ainda as obras de cascalhamento, distribuição de brita e construção de bueiros em várias estradas rurais, e a pavimentação de diversas ruas nos bairros e área central da cidade.
Obras da Avenida Paraná
Sobre o atraso das obras da Avenida Paraná, Stoklos afirmou que as reformas da avenida só não tiveram início ainda, por conta de um problema no projeto aprovado junto ao Governo federal, que iria destinar os recursos para execução das obras.
“A Prefeitura ficou mais de um ano tratando dos documentos, e no começo deste ano, foi cancelado porque não se adequava o programa para liberação da verba, que seria de mais de um R$ 1 milhão, e tivemos que tomar outras providências, fazer outros projetos e outra licitação direta com os recursos disponíveis do município, o qual não havia se planejado para isso”, explica o prefeito.
Vice-prefeita e vereador destacam crescimento da cidade
Em seu discurso durante a cerimônia, a vice- prefeita Mariza Massa Lucas, ressaltou a satisfação em fazer parte desta administração, e parabenizou Irati pelos programas sociais que estão sendo valorizados em nível nacional.
Já o vereador Sidão, colocou a Câmara de Irati como parceira do prefeito para ajudar no crescimento da cidade, e afirmou que a prova desta confiança na administração municipal é a criação de um diretório do partido PSD em Irati, que está sendo conduzido com o apoio do Deputado Federal Eduardo Sciarra, e que já nasce como aliado do Prefeito Sérgio Stoklos.
Selo ODM
Durante a cerimônia a secretária do Bem Estar Social de Irati, Maria Helena Orreda comentou sobre a entrega do Selo “Participação Cidadã: Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que aconteceu na semana passada em Curitiba, onde dez entidades de Irati receberam o Selo ODM, pelos relevantes serviços sociais prestados à comunidade.
Segundo Orreda esta premiação foi um reconhecimento ao trabalho social desenvolvido em Irati, especificamente com a realização do Projeto Vivendo nos Bairros, programa desenvolvido pela Secretaria de Bem Estar Social e Provopar e que atende mais de 1.200 crianças e adolescentes no município.
Obras apresentadas durante a cerimônia:
– Criação de salas de informática nas escolas e CRAS;
– Edificação do Centro da Juventude (em andamento);
– Conclusão das obras do Armazém Solidário;
– Extensão da rede de abastecimento de água em Itapará, Governador Ribas, Campina de Guamirim, São Miguel, Caratuva e Gonçalves Júnior;
– Instalação de câmara fria na Feira do Produtor;
– Continuidade do Projeto Cidade Iluminada;
– Cascalhamento, aplicação de brita e execução de bueiros em estradas rurais;
– Construção e reforma de pontes no interior;
– Aquisição de britador móvel;
– Construção de um Centro de Educação Infantil (em andamento);
– Limpeza do Rio das Antas;
– Criação da Companhia Independente de Polícia;
– Realização da Ação Social Sesc Cidadão Justiça no Bairro;
– Construção de mais de 6 km de pistas de caminhada/ciclovias;
– Entrega das 27 moradias do Conjunto Habitacional Daniel Bini;
– Execução de rede de esgotos em 100% da Vila Nova, em parceria com a Sanepar;
– Construção de um barracão de 400m2 em Cerro do Canhadão (em andamento);
– Edificação de um Centro de Convivência no Parque Aquático (em andamento);
– Revitalização da área central do Distrito de Gonçalves Júnior (em andamento);
– Concessão de incentivos fiscais a empresas;
– Conclusão das obras na Avenida João Stoklos
– Construção de escola no Centro Cívico (em andamento)
– Edificação de Sala de Raio X
– Reformas em escolas e postos de saúde
– Micro sistema de abastecimento de água em Faxinal do Rio do Couro (em andamento)
– Nova Estação de Tratamento de Esgoto em Riozinho – Sanepar
– Edificação de Viaduto no acesso principal a Irati – Caminhos do Paraná
– Recape nas ruas Alfredo Kaminski, Rua da Liberdade, Sebastião Mendes, Alfredo Bufrem, Carlos Thoms, Agostinho Zarpelon, Zeferino Bittencourt, Benedito de Moraes , José Augusto da Silva, Trajano Grácia, duas travessas no Bairro Fósforo, Nossa Senhora de Fátima, Abílio Carvalho Bastos, Augusto Born, Demerval Tomé da Costa , Seme Nejm e Avenida Getúlio Vargas, Professora Maria Ferrari,
– Pavimentação asfáltica das ruas Polônia, da Paz, do Sossego, Chile, Albino Pabis, Agenor Soraes Bonfim e Antonio de Souza.
– Pavimentação de bairros
3.052 m2 de pavimentação asfáltica no Jardim Planalto
2576 m2 de asfalto em ruas do bairro Pedreira
7.681,31 m2 de asfalto em ruas do Jardim Vergínea
4.122 m2 de calçamento no Conjunto Molinari
8.178,00 m2 de calçamento na Vila Matilde
11.642,69 m2 de pavimentação no bairro Lagoa
11.353,30 m2 de pavimentação no bairro Rio Bonito (em andamento)
10.159,08 m2 de pavimentação em ruas do Conjunto Fragatas (autorizada)
Pavimentação da Rua Guatemala, em Engenheiro Gutierrez (autorizada)
12.957,00 m2 de calçamento no bairro Alto da Lagoa (autorizado)
11.074,00 m2 de calçamento no Conjunto Santos Dumont (autorizado)