Duas profissionais de saúde de Irati morrem de Covid-19

Técnica em Enfermagem, Surley Maria Pabis da Luz (Surla), que trabalhou 38 anos na Santa…

24 de maio de 2021 às 20h26m

Técnica em Enfermagem, Surley Maria Pabis da Luz (Surla), que trabalhou 38 anos na Santa Casa de Irati, e a Assistente Social, Rafaela Letícia de Souza, que atuava em Fernandes Pinheiro, faleceram por complicações da doença

Rafaela Letícia de Souza e Surley Maria Pabis da Luz faleceram por complicações da Covid-19 no domingo. Foto: CRESS/PR e Facebook/Divulgação

Irati chegou ao total de 112 óbitos por coronavírus desde o início da pandemia, conforme dados da plataforma Ecovid-19. Mais quatro mortes foram registradas no Informe Epidemiológico Municipal nesta segunda-feira, 24. Entre as vítimas estão duas profissionais de saúde.

Uma delas foi a Técnica em Enfermagem, Surley Maria Pabis da Luz (Surla), de 66 anos, que faleceu no domingo, 23. Ela trabalhou 38 anos na Santa Casa de Irati e foi afastada de suas atividades no início da pandemia em 2020. Conforme informações da secretaria de Saúde, Surley tinha comorbidades e foi internada no Pronto Atendimento Municipal no dia 6 de maio. No mesmo dia, ela foi transferida para a Santa Casa de Irati. Já no dia seguinte foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na manhã de hoje, 24, funcionários do Grupo de Humanização da Santa Casa prestaram uma homenagem para Surley soltando balões enquanto o corpo dela passava em um cortejo fúnebre em frente ao hospital. Eles destacaram que a Técnica em Enfermagem gostava de rir, sendo esta uma de suas características marcantes. O grupo também relembrou o trabalho desempenhado pela profissional de saúde ao destacar o respeito e admiração que todos tinham por suas atitudes. “Uma vida de entrega de cuidado com o próximo, de cuidados com o outro, que hoje ao soltarmos esses balões, nós ressaltamos nossa admiração por ela. Que a gente possa orar para que Deus possa dar o consolo aos familiares e que eles encontrem esse consolo em Deus”, disse uma funcionária do hospital que falou em nome do grupo.

 Quer receber notícias locais?

Já o Provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto, aproveitou o momento para pedir aos funcionários que prossigam respeitando as medidas sanitárias de combate ao coronavírus. “Espero que todos vocês [funcionários do hospital], por favor, continuem se protegendo. É nós e nós mesmos”, solicitou o Provedor.

Outra profissional de saúde que faleceu foi a Assistente Social, Rafaela Letícia de Souza, de 29 anos, que não tinha comorbidades. Ela foi internada no Pronto Atendimento no dia 19 de maio e transferida para o Centro Médico Davaus no dia seguinte. Rafaela deixou o marido e a filha de cinco anos.

Formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ela atuava na secretaria de Assistência Social de Fernandes Pinheiro desde 2015. Em nota, o município lamentou a morte da servidora pública. “A Prefeitura de Fernandes Pinheiro, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde lamentam o falecimento e enviam as mais sinceras condolências aos familiares e amigos. Reiteramos aos munícipes de Fernandes Pinheiro sobre a necessidade de manter os cuidados e medidas de prevenção contra a Covid. É de extrema importância manter o distanciamento social, fazer uso de máscara, lavar as mãos e não aglomerar”, reitera a prefeitura em publicação no Facebook.

A Assistente Social fazia parte da Pastoral Litúrgica e do grupo de jovens Angeli Dei, da Paróquia Perpétuo Socorro, em Irati. “A família Angeli Dei está em luto hoje! Luto por essa amiga tão especial, menina de sorriso fácil e da gargalhada inconfundível. Luto por aquela que sabia aproveitar cada momento. É Rafa, a vida é cheia de surpresas e incertezas. No dia de hoje você nos deixou e voltou para a casa do Pai. Prestamos nossas condolências e nos solidarizamos com familiares e amigos pela perda irreparável. Que Deus dê o conforto a cada coração”, disse o grupo em nota.

Outro iratiense que faleceu por complicações da Covid-19 foi o funcionário da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), Emerson Marcelo Kava, de 49 anos. Ele tinha comorbidades e permaneceu quase dois meses internado. Ele foi hospitalizado no dia 30 de março na UTI da Santa Casa de Irati. A outra vítima foi uma mulher, de 56 anos, que também tinha comorbidades. Ela foi internada no Pronto Atendimento Municipal no dia 12 de maio e transferida para o Pronto Socorro da Santa Casa de Irati no dia 20 de maio. 

Até às 20h20 desta segunda-feira, 24, Irati havia registrado 6.381 casos de coronavírus, sendo 63 diagnosticados hoje. 5.510 moradores se recuperaram da doença, 112 faleceram, 706 iratienses infectados estão em isolamento domiciliar e 54 internados. Desses, 18 permanecem em enfermarias, dez em UTIs e 26 no Pronto Atendimento Municipal. 67 pessoas que tiveram sintomas da doença estão aguardando resultado dos testes.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.