Dois casos suspeitos de dengue são investigados em Prudentópolis

Município terá ações de combate ao mosquito da dengue a partir deste sábado, 27 Paulo Henrique…

27 de fevereiro de 2016 às 11h41m

Município terá ações de combate ao mosquito da dengue a partir deste sábado, 27 

Paulo Henrique Sava, com reportagem de Élio Kohut


Dois casos suspeitos de dengue estão sendo investigados em Prudentópolis. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 26, durante entrevista coletiva concedida por Rubens Compoy, responsável pelo setor de Vigilância Sanitária da Prefeitura, no gabinete do prefeito Adelmo Klosowski.

No estado, 21 municípios registraram epidemia de dengue, com 11 mortes confirmadas. Com relação aos dois casos suspeitos de Prudentópolis, Compoy destacou que a Vigilância Sanitária aguarda apenas o diagnóstico dos exames a serem realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Porém, ele confirmou que os dois casos suspeitos são de duas pessoas, mãe e filho, que não teriam viajado e que, portanto, teriam sido contaminados em Prudentópolis. Ainda segundo a Vigilância Sanitária, ambos residem na região central da cidade. 

De acordo com Compoy, o laudo do Lacen sobre os dois casos suspeitos de dengue deve sair em aproximadamente 15 dias. Até lá, a equipe da Vigilância Sanitária continuará promovendo ações de orientação a população do município. “Nós queremos deixar a nossa cidade despreocupada, não dizendo que a presença do mosquito vai aumentar cada vez mais, mas com a ajuda de todos, nós vamos diminuir este índice”, pontuou.

Compoy confirmou que a equipe da Vigilância Sanitária esteve na residência das pessoas com suspeita de dengue e nas imediações para verificar se havia focos do mosquito na região. “Por isto, pedimos para a população ficar atenta e receber os nossos agentes, porque estaremos entrando nas casas, onde normalmente você tem um depósito com água atrás da geladeira, um vasinho na sala, estaremos verificando tudo isso e orientando corretamente os moradores”, comentou.

O chefe do setor de vigilância sanitária confirma que a hipótese de uma contaminação dessas pessoas pelo Zika Vírus está descartada. Segundo ele, ainda não há nenhum registro de caso desta doença no município. Ele destacou ainda que, a partir da próxima segunda-feira, 29, o município realizará uma pesquisa de mercado para aquisição de um produto repelente para ser distribuído às gestantes de Prudentópolis. Segundo Compoy, assim que estiver disponível, o repelente será entregue na Clínica da Mulher, onde as gestantes fazem todo o acompanhamento do Pré-Natal. “É uma maneira de prevenir melhor, mas a gente vai disponibilizar este repelente, basta encontrarmos no mercado este produto, e assim que isto ocorrer, nós estaremos divulgando e as gestantes poderão procurar na Clínica da Mulher”.

Ações de combate a dengue em Prudentópolis

Em virtude dos dois casos suspeitos de dengue, o município está realizando algumas ações no combate a proliferação do mosquito a partir deste sábado, 27, principalmente na área central de Prudentópolis. Compoy tranquiliza a população de Prudentópolis e pede a colaboração de todos durante as atividades. “A equipe estará nas ruas, fazendo uma pesquisa. Nós queremos salientar, perguntar e tirar todas as dúvidas sobre os locais de onde estão vindo estes mosquitos, onde eles estão chegando, se é dos quintais, de carona, de algum caminhão. Estamos pedindo a contribuição e a gentileza de todos os moradores para limparem o seu quintal, aquele que tem um terreno baldio e que está com o mato alto, que dê uma roçada e tire o lixo que está no seu terreno, e no nosso quintal, nós devemos cuidar até de um ralinho que esteja com água, colocando água sanitária, tirando tampinhas de garrafa, copos plásticos, colocar em um saco plástico apropriado para os caminhões levarem. Estaremos com toda a equipe no centro fazendo este trabalho”, comentou.

Compoy afirmou ainda que um bloqueio com inseticida, o chamado “fumacê”, deverá ser utilizado para combater o mosquito adulto. “A gente vai utilizar uma bomba motorizada, jogando um jato de inseticida nos quintais, para diminuir esta infestação do mosquito”, frisou.

Sintomas de dengue

Compoy comentou que os sintomas da dengue começam a surgir cerca de três a quatro dias depois de a pessoa ter sido picada pelo mosquito Aedes Aegypti. Os principais sintomas são febre alta, dores nas juntas, nas articulações, atrás dos olhos e sonolência excessiva. Apresentando qualquer um destes sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para avaliação médica.  


Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.