Homens terão que comprovar três doações consecutivas e mulheres duas para receber isenção da taxa de inscrição em concursos municipais
Rodrigo Zub
Segue para sanção do executivo iratiense, o projeto de lei do vereador Valdenei Cabral da Silva (PDT), que concede isenção aos doadores de sangue do pagamento de taxa de inscrição em concursos municipais. A matéria foi aprovada em segunda discussão na sessão do legislativo de segunda-feira, 3.
Segundo o texto do PL, a isenção ficará condicionada a comprovação de três doações seguidas para homens e duas para mulheres, e em um período de 12 meses, anteriores a publicação do edital do concurso. A comprovação deve ser feita através da apresentação de um documento expedido pela unidade coletora. No documento devem constar o nome completo do doador, o CPF e os dados referentes a doação que serão apresentados no ato da inscrição.
De acordo com o vereador propositor da matéria, o objetivo do projeto é incentivar os munícipes a serem doados regulares de sangue. “Pois a falta de sangue nos hemocentros pode causar um colapso em vários setores dos hospitais, trazendo um transtorno para vários setores da sociedade. Esse é mais um incentivo e um merecido reconhecimento por parte do estado”, afirma Nei Cabral.
Outros projetos aprovados
Durante a sessão do legislativo iratiense de segunda-feira, 3, foram aprovados mais dois projetos em primeira votação. O PL 087/2014, dispõe sobre a remissão de créditos tributários relativos ao IPTU, ISSQN e Taxa de Licença lançados até 31 de dezembro de 2009, cujos valores originários sejam iguais ou inferiores a R$ 60 e dá outras providências. Já o PL 088/2014 autoriza o Executivo Municipal a abrir um crédito adicional especial na importância de até R$ 25 mil.
Tribuna
Dois vereadores usaram a Tribuna Livre. Antonio Celso de Souza (Xoxolo) (PSD) parabenizou a Assifusa pela participação no Campeonato Paranaense de Futsal- Série Bronze. O vereador destacou a campanha realizada pela equipe iratiense apesar da derrota para o Salto do Lontra, em jogo disputado no fim de semana.
Por outro lado, Xoxolo disse que as dimensões do ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Batatão) estariam prejudicando o andamento das partidas. “Infelizmente, um atleta da equipe do município de Salto do Lontra, numa dividida mais forte, acabou machucando o braço no suporte do mastro que fica ali próximo a risca da quadra”, lamentou.
Por esse motivo, o vereador ressaltou a importância de solucionar os problemas que impedem a conclusão da obra do novo ginásio de esportes de Irati. Xoxolo afirmou que entrou em contato com o secretário de Planejamento e Coordenação, Valdecir Aksenen, pra discutir possíveis alterações no projeto de construção do novo ginásio de esportes.
“A estrutura que está lá tem um erro de projeto que não cabe a nos julgar. Aquela estrutura, eu acredito que não deva permanecer caso venha o ginásio a ser retomado. Não tem como deixar uma estrutura daquela, não dando condições futuras para a realização de jogos importantes de futsal e principalmente o voleibol”, comentou.
Xoxolo também falou sobre o projeto lançado pela diretoria do Iraty Sport Club, que visa retomar as atividades do futebol profissional. “Projeto bom para a cidade, clube e principalmente as futuras gerações. Novos meninos, novos sonhos”, finalizou.
Emiliano se licencia do cargo por 49 dias
Na sessão do legislativo iratiense de segunda-feira, 3, Emiliano usou a Tribuna da Câmara para falar sobre seu pedido de licença do cargo. “Me sinto triste de deixar a casa por 49 dias. Embarco para a Tailândia com os meninos Cesar, de Ivaí, Giuseppe, de São Paulo, e Lucas, de Curitiba. Todos para realizar o tratamento de Distrofia Muscular de Duchenne. Estou indo para acompanhar as famílias como voluntário durante todo o tratamento”, explicou. Emiliano embarcou para a Tailândia com os meninos Cesar, Giuseppe e Lucas na tarde de terça-feira, 4.
Em sua explanação, o vereador destacou que os brasileiros precisam se conscientizar da necessidade do País ofertar tratamentos alternativos para tratar doenças sem cura, como é o caso da Distrofia. “Não posso deixar de ajudar aqueles que mais precisam. Por isso, terei que me afastar da Casa neste tempo. Estou indo por uma causa digna que merece atenção e, por isso, peço a compreensão de todos os nobres pares e de toda a população iratiense. Farei o possível e o impossível para chamar atenção dos governantes, pois acredito que o governo deve injetar mais recursos para alavancar pesquisas e desenvolver o tratamento com células-tronco no nosso País. Isso é fundamental para salvar vidas com muita eficácia e celeridade”, comentou Emiliano.
O parlamentar aproveitou o momento para destacar a fala do senador reeleito Álvaro Dias (PSDB), que defende o tratamento com células-tronco. “O Brasil avançou em matéria de legislação, tem uma das legislações mais modernas nesse campo, mas precisa de algumas providências burocráticas, administrativas, que possibilitem estimular as pesquisas em curso atualmente. São palavras de nosso senador reeleito, que em junho levou a Tribuna do Senado Federal, o caso do Nathan, do Ivonei e do Thiaguinho”, citou Emiliano ao destacar os três meninos que viajaram para a Tailândia para iniciar o tratamento com células- tronco. Os três jovens foram acompanhados por Emiliano.
Ainda em sua explanação na Tribuna da Câmara, Emiliano mostrou sua indignação por não ter recebido respostas quanto aos pedidos de informação apresentados na prefeitura de Irati. Segundo o vereador, as solicitações não foram atendidas dentro do prazo previsto de 30 dias. “Quando retornar a Casa, tomarei as providências legais cabíveis”, prometeu o vereador licenciado.