Diretoria da SIX nega possibilidade de fechamento de usina em São Mateus do Sul

Empresa fará apenas uma paralisação de manutenção a partir do dia 13 de fevereiro, e…

15 de janeiro de 2016 às 08h28m

Empresa fará apenas uma paralisação de manutenção a partir do dia 13 de fevereiro, e deve retomar os trabalhos cerca de 30 dias depois

Da redação

Após alguns comentários sobre a possibilidade de fechamento da Unidade de Industrialização de Xisto (SIX) de São Mateus do Sul, a reportagem da Najuá entrou em contato com a assessoria de imprensa da Petrobras para saber se isso realmente poderá ocorrer. 

Segundo informações do jornal Aconteceu, um grupo, conduzido pela sede da empresa, estaria realizando estudos técnicos que demonstravam a intenção da empresa em desativar a usina. Segundo a nota, o estudo estaria acontecendo em um momento em que a estatal está reduzindo seus investimentos e a atividade exploratória  para manter o foco na produção em águas profundas e num aumento da venda de ativos.

Ainda no ano passado, o prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur, afirmou que houve uma significativa redução do valor pago pelo Imposto Sobre Serviços [ISS] por parte da empresa para o município. Segundo Ledur, a empresa representa cerca de 40% da arrecadação do município. Ainda de acordo com a nota, a terceirização dos serviços da SIX teria aumentado a taxa de desemprego no município. 

No entanto, a assessoria de imprensa enviou nota à imprensa, negando que haja possibilidade de fechamento da usina de São Mateus do Sul. A empresa afirma também que fará apenas uma paralisação para serviços de manutenção a partir do dia 13 de fevereiro. A produção deve ser retomada cerca de 30 dias depois.

Neste período, será realizada manutenção dos principais equipamentos da empresa, atendendo à norma de segurança NR 13, do Ministério do Trabalho, que trata da operação de caldeiras e vasos de pressão.

De acordo com a Petrobras, a execução do trabalho irá envolver cerca de 600 pessoas especializadas, contratadas especialmente para este período.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.