Diretoria da Santa Casa de Irati alerta para golpe contra pacientes

27 de novembro de 2017 às 15h41m

Segundo o diretor administrativo, Sidnei Barankievicz, quadrilha estaria ligando para familiares e pedindo depósito em dinheiro para suposto pagamento de exames que não seriam cobertos pelo SUS

Paulo Henrique Sava
O conhecido golpe do depósito bancário quase fez familiares de pacientes internados na Santa Casa de Irati como vítimas. Duas ocorrências foram registradas pela diretoria do hospital na manhã de hoje, 27. Porém, os familiares que receberam as ligações desconfiaram e entraram em contato com a Santa Casa, que confirmou se tratar de um golpe. Por isso, as vítimas não fizeram os depósitos bancários solicitados. 
Segundo o diretor administrativo da Santa Casa, Sidnei Barankievicz, esses familiares perguntaram para funcionários se o hospital de fato estaria fazendo cobrança por exames não cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Quero alertar a população para que não caia no golpe, pois a Santa Casa de Irati não cobra nenhum centavo de pacientes que estão internados pelo SUS, muito menos por telefone. Qualquer informação de paciente, qualquer que seja a orientação, a gente faz pessoalmente aqui na Santa Casa, na presença do médico e da assistente social”, frisou. 
O diretor afirmou ainda que o golpista se identificou como médico, utilizando o nome de Bruno, e disse ser dono de uma clínica, repassando ainda número de CPF, RG, de Conta Corrente para depósito e um telefone para contato. Conforme Barankievicz, a Conta Corrente indicada pelo estelionatário é de uma agência bancária localizada no Mato Grosso. O telefone para contato repassado por ele para a vítima é de Curitiba. “Nós vamos encaminhar todas estas informações para a Polícia Civil, juntamente com o Boletim de Ocorrência que ela já se propôs a fazer, para ver no que a Polícia consegue intervir”, comentou. 
Ainda conforme Barankievicz, a quadrilha vem atuando em outras cidades do Paraná, como Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa, que teve um caso de golpe registrado recentemente. A forma como os golpistas descobrem os nomes dos pacientes internados ainda intriga a Santa Casa. “Vamos supor: se fosse só em Irati, poderíamos achar que tem alguém ajudando, mas não é só aqui, é no Paraná inteiro. A gente não consegue entender se eles têm acesso a algum sistema, porque todos os internamentos feitos aqui no hospital são interligados com uma central de regulação no Paraná inteiro. A gente não sabe se eles conseguem acessar o sistema, mas é uma pergunta que nós ficamos nos fazendo sempre”, comentou 
Barankievicz orienta as pessoas que receberem este tipo de ligação solicitando qualquer tipo de pagamento, para registrarem Boletim de Ocorrência e encaminhem cópia para que a diretoria do hospital possa tomar as devidas providências. Além disso, a pessoa deve procurar se os exames de fato não são cobertos pelo SUS ou se o pagamento deve ser feito com antecedência, ligando para a Santa Casa no telefone 3423-1311. “A pessoa pode ligar na Santa Casa e pede para falar com o setor administrativo que a gente vai dar as orientações corretas. Fica o alerta: não faça depósito nenhum, pois o hospital não cobra nada de nenhum tipo de internamento do SUS”, orientou. 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.