Diretor do Hoje Centro Sul participa de Audiência Geral com o Papa

07 de fevereiro de 2026 às 18h25m

Ciro Ivatiuk conta como foi a experiência no Vaticano/Karin Franco, com entrevista de Paulo Sava

Ciro Ivatiuk e Letícia Torres na Praça São Pedro, no Vaticano. Foto: Arquivo pessoal

Resumo: – Ciro e Letícia viveram um momento profundo de fé, esperança e reflexão;

  • Ciro conta que a emoção de participar da Audiência Geral já começou no dia anterior, quando esteve no Vaticano para pegar os convites;
  • Segundo Ciro, ter participado da Audiência Geral e poder ter estado perto do Papa trouxe memórias afetivas da vida na igreja.

O diretor do jornal Hoje Centro Sul, Ciro Ivatiuk, participou da Audiência Geral com o Papa Leão 14, no Vaticano. O evento foi realizado na Praça São Pedro, no dia 31 de dezembro. Em entrevista à rádio Super Najuá FM, o diretor contou como foi a experiência, que foi acompanhada junto de sua esposa, Leticia Torres, diretora de Jornalismo do jornal Hoje Centro Sul.

De acordo com Ciro, a experiência foi um momento profundo de fé, esperança e reflexão, mudando sua perspectiva de mundo. “Uma visão diferente do mundo. Uma visão diferente das pessoas. As pessoas no mundo inteiro são muito parecidas. O comportamento do chinês, do alemão, do italiano que estava ali do lado, tirando a barreira das línguas, eu não vi diferença nenhuma quando estava na oração do Pai Nosso. Eu não vi diferença nenhuma de estar fazendo o Pai Nosso aqui, na igreja de São Miguel. Quando você olha para o lado, dentro da missa e você vê ali os seus irmãos. Ali, no Vaticano, eu vi que no mundo inteiro, não existe essa diferença cultural. Não existe essa barreira de que o meu país é melhor que o teu ou aquele país é melhor que o teu, a minha cor é melhor que a tua. Isso é uma grande bobagem. Nós somos todos filhos de Deus, todos irmãos”, disse.

Durante o período em que esteve no Vaticano, Ciro participou do encerramento do Jubileu, que acontece a cada 25 anos. O Jubileu, na tradição católica, é o ano de indulgência plenária, perdão dos pecados e renovação espiritual. O sinal mais famoso é a Porta Santa. As basílicas papais em Roma abrem as portas, que normalmente ficam lacradas com tijolos, e os peregrinos as atravessam como símbolo de passagem para uma nova vida de fé.

Ciro conta que a emoção de participar da Audiência Geral já começou no dia anterior, quando esteve no Vaticano para pegar os convites. “Quando eu entrei na cidade do Vaticano, eu me emocionei. Não foi só quando eu já vi o Papa. Ali é um lugar de oração, um lugar de várias pessoas do mundo inteiro, fazendo orações em várias línguas e é realmente emocionante”, disse.

Os convites foram adquiridos gratuitamente com antecedência. Alguns meses antes, o diretor enviou um e-mail para o Vaticano solicitando esse convite para Audiência Geral. Esse pedido pode ser feito por qualquer pessoa que tenha interesse em participar do evento.

A Audiência Geral é marcada para iniciar às 10 horas da manhã, na praça de São Pedro. Para conseguir um bom lugar, as pessoas chegam de madrugada. “As pessoas relataram que 4h30 da manhã já estavam na fila. As pessoas que chegaram mais cedo entraram primeiro, passa pelo detector de metais e já vai tomar os seus assentos. As pessoas que chegaram primeiro, ficaram mais a frente e sim, pegaram os melhores lugares”, conta.

Como Ciro e sua esposa foram cadastrados como imprensa, conseguiram um espaço mais à frente, de modo que conseguiram filmar parte do evento. Mesmo assim, conta que teve dificuldades por causa da emoção. “Mas a sensação maior, visitando também a Basílica, visitando toda a atmosfera que tem do Vaticano, para conseguir gravar o vídeo na frente do Papa, eu tive que gravar três vezes, porque quando o Papa chegou bem perto de mim, eu engasguei. Por isso não tem exatamente o vídeo ali. É aquilo, que você ouve desde pequeno na catequese, desde a figura do João Paulo II, que veio ao Brasil, depois nós tivemos o Bento XVI, tivemos o Papa Francisco. Inclusive, o Papa Leão XIV citou o Papa Francisco. Ele é muito lembrado ainda nas lembranças, nas medalhinhas, nas lembrancinhas que são vendidas em torno do Vaticano. Tem muitas imagens ainda do Papa Francisco. E isso me chamou bastante atenção, porque também era muito carismático, o Francisco”, disse.

No momento da cerimônia, Ciro conta que uma das coisas que mais o impactou foi a mensagem do Papa Leão 14. “No momento que ele falou da paz, ele falou do Jubileu, que é específico da igreja católica, mas quando ele falou da paz. A paz é importante para todos os povos. Não importa o quanto você trabalhe, o que você conquiste, como está a sua família. Se você não vive na paz, na paz do país que você está, que não está em guerra, na paz que está em casa, se você não tem paz na sua casa, você não tem harmonia. Você não tem vontade de trabalhar, você não tem vontade de nada. Eu achei a parte mais impactante”, conta.

Uma curiosidade que Ciro observou é que muitas pessoas aproveitam o dia dessa Audiência Geral para sacramentar seus casamentos. “As pessoas que se casam naquele ano e vão até lá com a certidão do casamento, nós vimos muitas pessoas, muitas mulheres vestidas com o vestido de noiva e os homens com o paletó, para receber a benção papal. As pessoas que casaram recentemente, elas entram com o pedido, mandam a documentação, comprovando o casamento na igreja católica, e elas recebem uma benção especial do Papa”, comenta.

Ao chegar no hotel, após a Audiência Geral, Ciro conta que refletiu sobre a experiência. “Eu saí dali. Voltei para o hotel com a Letícia, sentei na cama e falei: ‘Poxa, o mundo é tão pequeno e as pessoas brigam, fazem guerra. As pessoas são tão iguais, não tem distinção’. Eu não vi distinção. Essa foi a maior diferença que eu vi”, relata.

Segundo Ciro, ter participado da Audiência Geral e poder ter estado perto do Papa trouxe memórias afetivas da vida na igreja. “Eu ouvia muito a minha avó falando que era o sonho dela, de ter essa visita com o Papa. Não dá para dizer que não me emocionei e estou me emocionando agora, na hora de contar isso para vocês. Então, eu ouvia isso desde criança. Foi um momento marcante”, conta.

A visita ao Vaticano é uma possibilidade até para quem não tem conhecimento em outros idiomas. “Mesmo quem não fala nada de inglês, mas quer viajar, quer ir, tem o celular com o tradutor, mas o italiano, 90% você entende. Ainda mais quando eles veem que é uma pessoa que é de fora. Tem linhas de ônibus que vão direto do aeroporto para o Vaticano, tem linhas de trem, além dos táxis, além de tudo mais, quer dizer, é possível sim. Tem épocas do ano que tem promoções, que as passagens são mais baratas”, disse.

O Vaticano é um país localizado dentro da Itália. Uma das facilidades para os brasileiros é que não há a necessidade de tirar visto para visitar a Itália ou o Vaticano. Mas para quem deseja ver o Papa de perto, precisa se programar. “O que eu comentei foi do convite para entrar na Audiência Geral. Então, é necessário. A Praça de São Pedro comporta até 300 mil pessoas. Mas dependendo da época do ano, eles limitam esse número de ingresso a 100 mil, 50 mil. Então, é sempre conveniente fazer esse pedido com pelo menos três ou quatro meses de antecedência”, explica.

O pedido pode ser feito em português no e-mail que está no site da Santa Fé. “Eu escrevi em português e pus no tradutor para traduzir em italiano também, um embaixo do outro. Enviei. Em duas semanas voltou a resposta, já com certificado. Fora isso, eu pedi o credenciamento da imprensa, no caso nosso, para ficar melhor posicionado. Mas qualquer pessoa é só chegar cedo, ficar na fila e vai pegar um bom lugar para ver o Papa assim”, conta.

Para Ciro, o sonho de ir para o Vaticano está ao alcance de qualquer pessoa. “Se você fizer um planejamento a longo prazo, é possível. É possível, mesmo sem ter uma renda muito alta, mas é possível porque a audiência é gratuita. A passagem se você fizer uma economia de 1, 2, 3, 4, 5 anos, você consegue. A comida não é tão absurdamente cara, você não vai lá para esbanjar, para fazer um banquete, mas você consegue sim. É algo muito marcante e é indescritível”, explica.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.