Diocese muda párocos das paróquias de Irati

Novos párocos assumem comando nas Paróquias São Miguel, Nossa Senhora da Luz e São João…

18 de julho de 2016 às 09h48m

Novos párocos assumem comando nas Paróquias São Miguel, Nossa Senhora da Luz e São João Batista

Edilson Kernicki, com informações da Diocese de Ponta Grossa
A Diocese de Ponta Grossa está mudando os párocos de algumas de suas paróquias ao longo deste ano. É o caso de três paróquias iratienses: São Miguel; Nossa Senhora da Luz e São João Batista.

Paróquia São João Batista

No sábado (16), o padre Pedrinho Gavlak celebrou a última missa como pároco da Paróquia São João Batista, na Vila São João. O padre Pedrinho segue agora para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Teixeira Soares.
Em seu lugar, quem assume a Paróquia São João Batista é o padre Ezequiel Hul, que foi empossado pároco no dia 17 de julho em Irati. Ele é iratiense, nascido na localidade de Pinheiro Machado, tem 33 anos e é formado em Teologia pela PUC-PR. Foi ordenado em 5 de agosto de 2012, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Irati, pelo bispo Dom Sérgio Arthur Braschi. Hul estava atuando como vigário no município de Reserva, na região dos Campos Gerais.

Paróquia Nossa Senhora da Luz

O padre Élcio José Gutervil deixa a Matriz Nossa Senhora da Luz, depois de oito anos como pároco, na última celebração que vai presidir, em 21 de agosto. Ele será pároco da Paróquia Imaculada Conceição, no município de Carambeí.
Padre Élcio será substituído pelo padre Jorge Casimirski, que nasceu em Mallet, mas foi criado em Irati, onde fez a Primeira Eucaristia, em 1975, na Capela Divino Espírito Santo, no bairro Lagoa, e foi crismado na Paróquia São Miguel, em 1977. Em 1983, depois de integrar o grupo de jovens do Bairro Lagoa, decidiu ingressar no Seminário Diocesano Mãe de Deus. Foi ordenado em 1996, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Irati, tendo recebido o sacramento das mãos do então bispo Dom Murilo Ramos Krieger. Desde 2009, era pároco na Matriz Menino Jesus, no município de Reserva.

Paróquia São Miguel

O padre Luiz Carlos Mirkoski tem 44 anos e nasceu em Irati, e assume o comando da Paróquia onde foi batizado, recebeu a Primeira Eucaristia e o Crisma. Foi ordenado em 2002 pelo então bispo Dom João Braz de Aviz, na mesma paróquia. Desde 2011, ele era o vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Castro.
Na visão do padre Luiz, a troca de párocos é benéfica tanto para os padres quanto para a assembleia de fiéis. “As mudanças, além de necessárias, são boas, tanto para o padre quanto para o povo. Para o padre, porque ele não fica fixo, nem toma conta, como se fosse dono de um lugar, de uma igreja. Para o povo, [é bom] para não se acostumar de uma maneira, de um jeito só. Mas nessa diversidade de dons que cada padre tem, que cada comunidade tem, precisa ser renovado de tempos em tempos”, resume. 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.