2.586 doses são aplicadas durante Dia D de vacinação em Irati

Vacinas de rotina, da gripe e da Covid-19 foram aplicadas nos iratienses, que procuraram as…

15 de abril de 2023 às 18h55m

Vacinas de rotina, da gripe e da Covid-19 foram aplicadas nos iratienses, que procuraram as unidades de saúde e a tenda montada na rua Munhoz da Rocha/Paulo Henrique Sava

Anderson Tiller, morador do bairro Canisianas, também compareceu para tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Foto: Paulo Henrique Sava

A população de Irati participou do Dia D de Vacinação, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) em parceria com os municípios no sábado. Em Irati, as unidades de saúde Adhemar Vieira de Araújo, da Vila São João, do Rio Bonito, Alto da Lagoa, Engenheiro Gutierrez, Guamirim, Gonçalves Júnior e Pinho de Baixo tiveram atendimento para aplicação das vacinas. Uma tenda também foi montada na esquina das ruas Munhoz da Rocha e 15 de julho.

No total, foram aplicadas 2.586 doses, sendo 1.413 da vacina contra a gripe, 487 do imunizante monovalente contra o coronavírus, 442 da bivalente e 244 de outras vacinas de rotina.

Em entrevista à Najuá, o secretário de saúde de Irati, João Almeida Júnior, enfatizou que a realização do Dia D foi importante para disponibilizar um dia exclusivamente para as pessoas colocarem as vacinas em ordem. “É importante fazer esta vacinação e atualizar a carteirinha para que tenhamos um inverno mais tranquilo, que não tenhamos tantas pessoas gripadas e o Covid dê mais uma arrefecida por causa da vacina”, frisou.

A aposentada Maria Edite de Moraes, moradora do Morro da Santa, tomou a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Ela disse que vai esperar um pouco mais para se imunizar contra a gripe e elogiou a organização e o atendimento dados à população neste sábado. “Foi muito bom, eu nem senti e até agradeci porque eu tenho um pouco de medo de agulha, mas foi muito bom o atendimento, eu gostei”, contou.

Bernadete Galvão, moradora do bairro DER, portadora de Alzheimer, foi com a filha Daiana para tomar vacinas contra a Covid-19 e a gripe. Para Daiana, levar a mãe para se vacinar no centro da cidade se tornou mais prático. “É muito bom, aqui é mais caminho e muito mais prático, não está tão movimentado assim e não precisa ficar esperando tanto tempo, está muito bom o ponto”, frisou.

Bernadete Galvão também procurou a tenda no centro de Irati para se vacinar. Foto: Paulo Henrique Sava

Lindoneia Grancheski, de 53 anos, moradora do bairro Canisianas, aproveitou a folga do trabalho para se vacinar. Ela exaltou a importância de cuidar da saúde através da vacinação. “É muito importante, ainda mais para quem teve problemas sérios de saúde, então temos que nos prevenir cada vez mais”, frisou.

Lindoneia Grancheski, de 53 anos, moradora do bairro Canisianas, aproveitou a folga do trabalho para se vacinar. Foto: Paulo Henrique Sava

O aposentado Antônio Vanderlei, morador do centro de Irati, resolveu aproveitar a oportunidade para se vacinar neste sábado.“Tem que aproveitar, já que o pessoal oportunizou esta chance de fazer a vacinação hoje, pois em dia de semana é difícil por causa do trabalho, então vamos aproveitar hoje. É importante que a população se conscientize da vacinação, porque muita gente acha que não é necessário e depois que acontece um problema, fica correndo atrás. Por isso, é importante que todo mundo se vacine”, comentou.

Antônio Vanderlei fazendo cadastro para receber vacina. Foto: Paulo Henrique Sava

Quer receber notícias pelo whatsapp?

O aposentado Antônio Olevino Lemes levou a esposa para ser imunizada. Ele comenta que a vacinação é importante para a saúde da população. “É importante para a saúde do povo, é só Deus para pagar eles”, comentou.

Anderson Tiller, morador do bairro Canisianas, também compareceu para tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Ele teve a doença e precisou ficar entubado por 28 dias em junho de 2021. Ele contou à nossa reportagem como foram os dias em que precisou ficar internado.

“Quando eu passei pela intubação, foi como se tivesse dormido de um dia para o outro, mas na realidade fiquei 28 dias entubado. Tive bastantes sequelas, ainda estou em tratamento, mas estou bem. Eu já havia sido vacinado há 10 dias, foi bem no forte da pandemia. Não digo que estou 100% recuperado, mas 89% sim. Estou me recuperando, fiquei com bastantes sequelas, mas já deu para eu voltar a trabalhar, que é o que eu mais gosto, e estou na lida ainda”, destacou.

José Carlos, morador do Jardim Califórnia também foi se prevenir e aconselhou a população a se vacinar. “Tem que se prevenir, e quem não tomou ainda eu aconselho a vir tomar porque isto faz uma falta para o organismo da gente e temos que ter alguma coisa para combater um mal que venha pela frente”, destacou.

O prefeito Jorge Derbli também tomou a vacina contra a gripe. Para ele, cuidar da saúde significa preservar a maior riqueza do ser humano: a vida. “A maior riqueza que temos é a vida, e a vacina nos mantém vivos com a prevenção de doenças como a gripe e a Covid-19. Nós, que estamos com mais de 60 anos, precisamos fazer as vacinações que ainda não tomamos”, comentou.

Prefeito Jorge Derbli depois de ser vacinado contra a gripe. Foto: Paulo Henrique Sava

As enfermeiras da 4ª Regional de Saúde, Emanuelle Moravieski de Mattos e Érica Ianoski, também participaram do evento no centro de Irati. Emanuelle elogiou a adesão da população ao Dia D. “Está bem movimentado aqui, a população está aderindo, é muito bom ver esta movimentação. Nós temos uma meta em todo o Paraná para atingirmos o maior número de vacinas possíveis, com esta parceria entre o Governo do Estado, os secretários municipais e a população”, frisou.

Para Érica, um evento como o Dia D aproxima a população das vacinas. “Estamos trazendo a vacina para mais perto da população, o pessoal aproveita para sair, fazer suas coisinhas e já passa por aqui para fazer a vacina. A nossa meta enquanto estado é de aplicar 800 mil doses”, frisou.

Enfermeiras da 4ª Regional de Saúde, Érica Ianoski e Emanuelle Moravieski de Mattos, junto com o secretário de Saúde de Irati, João Almeida Júnior. Foto: Paulo Henrique Sava

Campanha de vacinação contra a gripe – A meta de vacinação da campanha contra a gripe em todo o estado é de atingir 90% do público alvo dos grupos prioritários, que incluem pessoas com 60 anos ou mais, crianças com idades entre 06 meses a 05 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há pelo menos 45 dias), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Essas pessoas podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para receber a vacina da gripe até o dia 31 de maio. No total, o Governo do Estado adquiriu 800 mil doses da vacina contra a gripe.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.