Polícia Civil de Rebouças aguarda resultado de exames para confirmar se o preso está infectado. Detento está hospitalizado na Santa Casa de Irati
Da Redação, com reportagem Rádio Alvorada
Tuberculose
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável. Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.
No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.
Nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade. A tendência de queda em ambos os indicadores vem-se acelerando ano após ano em um esforço nacional, coordenado pelo próprio ministro, o que pode determinar o efetivo controle da tuberculose em futuro próximo, quando a doença poderá deixar de ser um problema para a saúde pública.
*Portal Saúde
Um detento da Delegacia de Polícia Civil de Rebouças foi internado na Santa Casa de Irati com suspeita de tuberculose. O Delegado Eduardo Mady Barbosa disse ao repórter da Rádio Alvorada, Sérgio Soriani, que está aguardando o resultado dos exames para confirmar se o preso está com a doença.
O detento, de 46 anos, estava passando mal quando foi encaminhado ao hospital Dona Darcy Vargas, em Rebouças, na terça-feira, 30. Eduardo diz que o paciente foi logo transferido para a Santa Casa de Irati, pois seu estado de saúde era grave. “Estamos aguardando resultados de exames. Os indicativos são de que ele está com tuberculose, mas isso só será comprovado após o exame. O resultado sai amanhã [quinta-feira, 2]. Ele está em péssimo estado de saúde e acabou ficando hospitalizado em Irati”, explica o Delegado.
Após o indicativo de que o preso está com tuberculose, a Polícia Civil de Rebouças optou em suspender as visitas aos detentos. “Entramos em contato com a saúde, o infectologista, para ver os procedimentos que devem ser tomados. Foi suspensa a visita de familiares, principalmente de crianças. Vamos esperar o resultado dos exames para ver quais atitudes serão tomadas”, diz Eduardo.
Caso o resultado dos exames seja positivo e confirme a infecção por tuberculose, os demais presos e funcionários da Delegacia também serão submetidos a exames. “Vamos oferecer outros exames como hepatite. A prioridade é verificar se esse preso está com tuberculose. Por isso, peço à população, se não for caso de urgência, espere dois, três dias para vir até a Delegacia”.
