Decisão judicial determina cancelamento do Rodeio de Irati

Baile com o Grupo Rodeio foi realizado normalmente, apesar de a decisão judicial determinar multa…

11 de julho de 2015 às 12h54m

Baile com o Grupo Rodeio foi realizado normalmente, apesar de a decisão judicial determinar multa diária em caso de descumprimento da liminar

Da Redação, com informações G-1

Uma decisão judicial determinou o cancelamento da 27ª edição do Rodeio Crioulo de Integração, que teve início na sexta-feira, 10, em Irati, em comemoração aos 108 anos de emancipação política do município. Conforme a liminar assinada pela juíza Maria Serra de Carvalho, o evento não oferece a devida segurança aos freqüentadores do CT Willy Laars.

A expectativa da organização do rodeio era receber cerca de 200 CTGs de vários municípios do Paraná e dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. No total, mais de 2 mil competidores deveriam participar das atividades campeiras, que tiveram início nesta sexta-feira, 10, com a disputa do Troféu Cidade de Irati.

No primeiro dia de evento, vários patrões e componentes de CTGs prepararam os acampamentos e ajeitaram os cavalos para as provas deste sábado, 11, e amanhã, 12, que começam às 8 h e seguem até o período da noite.

Apesar da decisão judicial, o Baile de Patrão animado pelo Grupo Rodeio foi realizado normalmente. Conforme a programação do evento, neste sábado, 11, está prevista a realização do Baile de Peão, que será comandado pelo Grupo Marcação.

A liminar indica que os organizadores do rodeio devem devolver valores de ingressos, que foram vendidos antecipadamente. A entrada no CT Willy Laars é gratuita. Já o estacionamento custa R$ 15 para carros. Nos bailes também há cobrança de ingresso. Se a decisão não for cumprida, os responsáveis pelo evento podem receber multa diária de R$ 20 mil, conforme a decisão judicial.

Organizador diz que CT foi liberado para realização do rodeio

{JIMG1}Até o início da madrugada de sábado, 11, não havia um posicionamento oficial da prefeitura quanto à decisão judicial de cancelar a realização do rodeio. As atividades do rodeio começaram por volta das 13 h de sexta-feira, 10. Já a decisão judicial foi divulgada no início da noite do mesmo dia.

A reportagem da Najuá tentou contato com o Diretor do Departamento de Turismo de Irati, José Basílio Salomão, um dos organizadores do evento, mas ele não foi localizado até a conclusão desta reportagem. Ao portal G-1, Basílio disse que ainda não tinha conhecimento da decisão judicial que determina o cancelamento da festa. Ele ainda informou que o Corpo de Bombeiros realizou uma vistoria e liberou as dependências do CT Willy Laars para sediar o rodeio.

Entretanto, a ausência da apresentação de um laudo do Corpo de Bombeiros teria motivado a liminar concedida pela Justiça, a pedido do Ministério Público do Paraná. De acordo com a decisão, os promotores alegaram que sem a liberação era impossível garantir a segurança dos frequentadores durante o rodeio.

Invernada artística

Ao todo, 30 invernadas haviam confirmado presença para se apresentarem no domingo, 12, no CT Willy Laars. Além disso, 264 pessoas se inscreveram nas 16 modalidades individuais – trova, gaita, violão, conjunto vocal, declamação, chula, entre outras.

As competições fazem parte da 3ª Etapa do Circuito de Classificação para o Festival Paranaense de Arte e Tradição (FEPART). A grande novidade fica por conta da volta do concurso da Mais Prendada Prenda, com oito participantes. A programação ainda contava com a modalidade de danças gaúchas de salão, contendo 48 casais inscritos.

CT readequado

O CT Willy Laars foi readequado e recebeu melhorias para as provas artísticas e campeiras do rodeio. “Neste ano, já fizemos os preparativos, estamos na fase final, nos arremates da infraestrutura do nosso parque do CT Willy Laars para receber a todos os iratienses e visitantes, inclusive com a pavimentação da Rua Camacuã já concluída, neste convênio com o Ministério do Turismo, e também dentro do parque, com as melhorias nas cercas, nas pistas de laço e de gineteada, na parte artística do rodeio, com a colocação do palco, do tablado, com as melhorias em banheiros, no galpão anexo ao salão de bailes, entre outras”, destacou o prefeito Odilon Burgath, durante entrevista a reportagem da Najuá, na semana passada.

Rodeio cancelado em 2014
No ano passado, o rodeio não foi realizado após decisão do prefeito Odilon, que optou em utilizar os recursos que seriam disponibilizados para o evento para reparar os danos ocasionados em virtude da enchente do mês de junho.

 
 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.