Debate entre candidatos a prefeito de Rio Azul será nesta quarta-feira

Leandro Jasinski (PSD) e Rodrigo Solda (PL) são os candidatos a prefeito de Rio Azul….

25 de setembro de 2024 às 10h18m

Leandro Jasinski (PSD) e Rodrigo Solda (PL) são os candidatos a prefeito de Rio Azul. Debate será às 20h na sede da Rádio Najuá, em Irati, com transmissão na Super Najuá FM 92.5 e nas redes sociais da rádio e do jornal Hoje Centro Sul

Leandro Jasinski e Rodrigo Solda são os candidatos a prefeito de Rio Azul. Foto: Imagens retiradas do site DivulgaCand

Os candidatos a prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), que concorre à reeleição, e Rodrigo Skalicz Solda (PL), participam na noite desta quarta-feira do debate promovido pela Rádio Najuá e jornal Hoje Centro Sul. Ele será realizado na sede da Najuá, na rua Benjamin Constant, em Irati, a partir das 20 h, com transmissão da Super Najuá FM 92.5 e nas redes sociais da rádio e do jornal. O som também será retransmitido na Web Rádio DeoPlay, de Rio Azul.

Leandro é o atual prefeito de Rio Azul e foi eleito em 2020 justamente em uma disputa contra Rodrigo. Naquela ocasião, o candidato do PSD obteve 5.584 votos (61,86% dos votos válidos) contra 3.443 votos do adversário (38,14%), que naquela ocasião concorria à reeleição. Rodrigo Solda foi prefeito de Rio Azul entre 2017 e 2020. Leandro ainda foi vereador em dois mandatos consecutivos entre 2013/2016 e 2017/2020. Neste período foi presidente da Câmara no biênio 2015-2016.

Nesta eleição, Leandro repete a dobrada de 2020 com o atual vice-prefeito Jair Boni (União Brasil). Eles concorrem na coligação “Pra Frente Rio Azul” formada pelos partidos MDB, Podemos, PSB, União Brasil, PSD e Federação Brasil da Esperança Fé Brasil composta por PT, PC do B e PV. Já Rodrigo Solda faz parte da Coligação “Vamos Inovar com Experiência”, tendo como vice o professor Alcides José Trzaskacz (PL). Os partidos que apoiam os dois candidatos são Republicanos, PL, PP e Solidariedade.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Inicialmente, Rodrigo não seria candidato na eleição deste ano. Ele estava coordenando a campanha do seu pai, Vicente Solda, que já comandou o município de Rio Azul em três mandatos, mas que renunciou à candidatura no dia 14 de setembro, há dois dias do prazo final de substituição de candidatos. Vicente ainda aguardava o resultado de um pedido de impugnação de sua candidatura feito pela coligação adversária nesta eleição, que alegava que ele não estava apto para disputar o pleito em função de uma condenação em um processo de improbidade administrativa ainda no período em que foi prefeito de Rio Azul. O juiz eleitoral de Rebouças (Comarca que representa Rio Azul) não tinha se manifestado sobre o registro de candidatura quando Vicente desistiu de participar do pleito.

A opção da coligação “Vamos Inovar com Experiência” foi de continuar com o mesmo candidato a vice. A única alteração foi no número de urna. Vicente é filiado no Republicanos e seu número era o 10. Agora, Rodrigo concorre com o número 22 do Partido Liberal (PL).

Vicente Solda foi prefeito de Rio Azul nas legislaturas de 1997/2000, 2001/2004 e 2009/2012 (nesta última foi afastado do cargo de prefeito por decisão judicial entre 1º de setembro de 2010 e 6 de agosto de 2011). Neste período quem o substituiu foi o vice-prefeito Paulo Henrique Clazer de Andrade, o Paulinho.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.