Curso sobre preparação de derivados do leite será realizado nesta semana em Irati

Curso acontecerá nesta quarta e quinta-feira, dias 04 e 05, na sede do Centro de…

03 de setembro de 2024 às 11h51m

Curso acontecerá nesta quarta e quinta-feira, dias 04 e 05, na sede do Centro de Processamento de Alimentos (CPA), junto à Feira do Produtor Iratiense, das 08h às 17 horas/Paulo Sava

Alessandro Trybek, secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati. Foto: Paulo Sava

A Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) promoverão nesta quarta e quinta-feira, dias 04 e 05, um curso sobre preparação de derivados do leite. O curso será promovido em parceria com o Sindicato Patronal Rural.

As palestras serão ministradas das 08h às 17 horas, na sede do Centro de Processamento de Alimentos (CPA), que funciona junto à Feira do Produtor Iratiense. Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o preparo de queijo coalho, iogurte natural, doces variados, coalhada, requeijão, entre outros produtos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (42) 99974-7194, com a Carmen do SENAR, ou diretamente no CTA pelo número 3132-6287.

Em entrevista à Najuá, o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Alessandro Trybek, destacou que qualquer pessoa interessada pode fazer o curso. “Ele é aberto tanto para produtores quanto para pessoas interessadas. A inscrição não tem custo nenhum e o período é de dois dias. Começa às 08h, tem um intervalo ao meio dia e termina às 17 horas”, comentou.

Metodologia – Trybek detalhou como será a metodologia de ensino do curso. “O derivado do leite vai trabalhar com o leite em si, fazendo queijos, coalhadas, requeijão, ricota, iogurte, entre outros derivados do leite”, pontuou.

O curso oferecerá de 8 a 12 vagas, com certificação para os participantes. Trybek acredita que as aulas serão bastante proveitosas para quem for fazer o curso. “É um curso muito bom, que tem um aproveitamento bastante e que dá um conhecimento para as pessoas que vão fazer, tanto para aperfeiçoar na questão de você comercializar seus produtos dentro das normativa legais, na questão da vigilância (sanitária) quanto para quem tem leite e quer produzir para a família. Isto proporciona também esta possibilidade”, destacou.

Quer receber notícias pelo Whatsapp?

Alternativa de renda – Com a realização do curso, o produtor pode buscar uma alternativa para melhorar a renda na sua propriedade, de acordo com Trybek. “São alternativas que as pessoas podem buscar. Quando você industrializa um produto, faz uma fabricação além, trabalha com ele, vai agregar possibilidades de ter maior renda. É isto que acontece aqui na Feira do Produtor. Quantos produtos são de Irati, coloniais e de extrema qualidade, e isto facilita bastante”, comentou.

CPA – Além de ser um local onde os alimentos são analisados e armazenados, o CPA foi criado para que sejam feitos cursos de aperfeiçoamento para a população, de acordo com o secretário. “É um espaço que está aberto ao conhecimento e para firmar parcerias e fomentar cada vez mais, visando o desenvolvimento e o fomento da agricultura dentro do município de Irati”, afirmou.

Impacto da bacia leiteira na economia – A bacia leiteira tem um impacto muito grande na economia do município, segundo Trybek. “Neste sentido, na questão de fomentar a parte do leite, houve um pedido da administração para que trouxéssemos recursos para contribuir no ramo leiteiro. Dentro da secretaria, temos um trabalho de assistência técnica, com um técnico especificado, que é o Abel. Ele trabalha junto aos produtores de leite, na parte de fomento e assistência, dando todo o apoio que podemos proporcionar ao produtor de leite”, frisou.

Apoio – O produtor de leite recebe todo o apoio necessário, desde a inseminação até o beneficiamento e venda do produto, de acordo com o secretário. “Este trabalho continua, que é o projeto de melhoramento genético do bovino leiteiro. O produtor tem assistência técnica e as doses de sêmen, proporcionadas pela Secretaria de Agricultura, para que dê um apoio a ele no melhoramento do gado, visando maior produtividade e quantidade de produção, para que agregue valor ao produto”, finalizou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.