Curso em Irati pretende auxiliar na participação em editais culturais e divulgação na internet

Voltado aos artistas de Irati, aulas gratuitas serão realizadas entre os dias 6 a 14…

24 de abril de 2024 às 20h31m

Voltado aos artistas de Irati, aulas gratuitas serão realizadas entre os dias 6 a 14 de maio, de forma presencial, no período da noite, na Faculdade São Vicente. Inscrições estão abertas/Texto de Karin Franco, com entrevista de Juarez Oliveira

Amanda Vivi (à esquerda) será responsável em ministrar curso de produção de vídeos para internet. Já a agente cultural, Milene Aparecida Padilha Galvão (à direita) disponibilizará curso para artistas locais, por meio de sua empresa Culturando. Foto: Juarez Oliveira

O curso “Elementos do Cotidiano: Elaboração de projetos, captação de recursos e produção audiovisual para fazedores de cultura de Irati” promove aulas gratuitas para artistas de Irati entre os dias 6 a 14 de maio, na Faculdade São Vicente. Uma das promotoras do curso é a empresa Culturando, que foi contemplada com recursos da Lei Paulo Gustavo para a realização das aulas.

As aulas são voltadas às pessoas que realizam produção cultural em Irati. O objetivo é ensinar essas pessoas a elaborar projetos e realizar inscrições em editais para recebimento de recursos. “Quando surgiu a oportunidade de fazer um curso de capacitação para os fazedores de cultura aqui em Irati, eu fiz o meu projeto justamente para isso porque há 12 anos, quando você escrevia um projeto para captar um recurso para um grupo, para uma entidade, para um coletivo, existiam poucas pessoas e empresas na área que pudessem captar mesmo aquele recurso. Era muito difícil. Também não tinha internet, não tinha todas as facilidades que temos hoje. Fazer um currículo, fazer um portfólio no Canva [aplicativo], que é grátis, não tinha. Mais pessoas precisam aprender a fazer isso”, disse a agente de cultura e administradora da Culturando, Milene Aparecida Padilha Galvão.

A Culturando foi criada em 2018, mas a agente cultural explica que possui uma experiência de 12 anos realizando editais de cultura. “A Culturando já captou nos últimos dois anos, R$ 1 milhão e 500 mil, em elaboração de projetos e captação de recursos. São projetos que estão sendo executados em parceria. Nós temos um mínimo de experiência para poder ministrar um curso com propriedade, sabendo daquilo que estamos fazendo e garantindo que os cursistas terão a sua autonomia no final do curso”, garante Milene.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

De acordo com ela, os editais de cultura são uma forma que os artistas possuem para conseguir remuneração por meio de suas artes. “Pelos próximos cinco anos, tem a Política Nacional de Aldir Blanc, que vai vir para os municípios todo ano, então os artistas precisam se capacitar, precisam se desenvolver, desenvolver o seu trabalho, fazer os seus projetos, para quando chegar o recurso, o projeto já está pronto”, disse Milene.

Curso “Elementos do Cotidiano: Elaboração de projetos, captação de recursos e produção audiovisual para fazedores de cultura de Irati” será realizado entre os dias 6 e 14 de maio na Faculdade São Vicente, em Irati. Foto: Divulgação

Além do conhecimento em editais, os artistas que participarem do curso irão aprender mais sobre como divulgar seus trabalhos de forma eficaz na internet. Em parceria com a empresa de publicidade e marketing Lady Bug Criativa, o curso terá uma capacitação na área de audiovisual com os artistas.

O foco do curso será na produção de vídeos para internet. “Aprender como fazer um roteiro de maneira simplificada, aprender a como gravar em alguns ângulos, como passar algumas sensações pelo ângulo que você está gravando. São coisas simples, mas que vão agregar na tua divulgação do teu trabalho. Mostrar o que você consegue fazer pelo audiovisual nas mídias sociais”, explica Amanda Vivi, que integra a equipe da Lady Bug Criativa.

As aulas de audiovisual são direcionadas aos artistas que ainda não possuem um conhecimento aprofundado sobre a divulgação nas redes sociais. “Nós vamos ensinar desde como criar um Instagram, uma conta profissional. Entender todos os insights que você pode ter dentro das tuas mídias. Como montar uma linha editorial de conteúdo, sobre o que eu vou falar para deixar interessante nas minhas mídias sociais, no meu Face, no meu Tik Tok, no meu Instagram. Existem várias plataformas. Vamos ensinar como você trabalhar ali e como você achar a tua linha editorial, como você achar o que você vai trazer para as pessoas”, afirma Amanda.

A criatividade será um dos tópicos do curso. “Como estimular a criatividade porque a criatividade é um músculo. Você tem que trabalhar para ela crescer. Não é uma coisa que você nasce com ela ou nasce sem ela. Você tem que ter repertório para você ser criativo e ser autêntico no teu trabalho. Nós vamos trazer conteúdo sobre criatividade”, conta a representante da empresa Lady Bug Criativa.

O curso também vai explorar as ferramentas disponíveis aos artistas. “Qual é o objetivo de cada ferramenta? Como que podemos tirar um melhor proveito delas, do que o Instagram acaba fornecendo de graça, sem precisar pagar para nenhuma plataforma”, explica Amanda.

A atenção ao roteiro será abordada ao ensinar a técnica de storytelling, usado para contar histórias. “É como contar as suas histórias, de que forma trazer a sua história de um jeito envolvente, de um jeito autêntico, com a sua voz, através dos conteúdos e através dos vídeos também. Nessa questão, também vamos ensinar como fazer um roteiro. Um roteiro simplificado, que você consiga seguir, que as pessoas consigam usar no dia a dia, algumas ferramentas gratuitas de edição de vídeo”, conta Amanda.

Para participar das aulas não é preciso ter equipamentos de gravação. Porém, quem quiser usar para experimentar as técnicas de produção, pode levar os equipamentos.

A carga horária do curso é de 40 horas e haverá emissão de certificado. As aulas serão realizadas a partir das 19h, presencialmente, na Faculdade São Vicente, em Irati. Serão 40 vagas disponibilizadas gratuitamente. “O critério é que eles sejam fazedores e fazedoras de cultura de Irati. Se tiver alguém interessado em fazer o curso e for de fora do município, nós vamos contemplar também, desde que não extrapolem as 40 vagas. Se extrapolar as 40 vagas vai ficar para o próximo. Vai ficar na fila de espera”, explica Milene.

Milene conta que durante o curso também serão fornecidos materiais didáticos para os participantes. “Depois que o cursista sair de lá, ele vai ter uma oportunidade de consultar. Ele vai levar a apostila dele para casa, ele vai ter o conteúdo disponibilizado de forma online também. Quando tiver uma dúvida, ele acessar de novo o material”, conta Milene.

As inscrições estão abertas. Para participar, é preciso preencher o formulário disponibilizado neste endereço: https://forms.gle/oXTuf1iQ3wJEXqT98.

Mais informações sobre o curso pelo telefone (42) 9-8427-9867 (WhatsApp).

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.