Donativos poderão ser entregues no campus de Irati e no campus avançado de Prudentópolis, ou para os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unicentro, até o dia 10 de dezembro. Doações serão destinadas para crianças carentes/Paulo Sava
Natal é tempo de união, esperança e amor ao próximo. Para as crianças, pequenos gestos transformam esta época do ano em um momento mágico. Por este motivo, o curso de Ciências Contábeis de Irati e Prudentópolis da Unicentro está realizando a terceira edição da campanha “Natal das Crianças compartilhado e feliz”.
Estudantes e professores estão arrecadando doces para fazer cestas para crianças carentes dos municípios da região. As doações podem ser entregues no campus de Irati ou no campus avançado da universidade em Prudentópolis. Os donativos também podem ser deixados com os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Unicentro. A arrecadação vai até o dia 10 de dezembro.
Em entrevista à Najuá, o chefe do Departamento de Ciências Contábeis do campus Irati da Unicentro, professor Alessandro Lepchak, afirmou que a campanha, além de beneficiar crianças carentes, serve para os acadêmicos se envolverem com as questões sociais das comunidades onde residem.
“A formação do contador hoje não envolve somente a questão financeira das organizações, a questão fiscal, mas envolve os princípios dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a questão do lado sustentável e solidário, tem tudo isto que permeia os indivíduos, e o contador precisa estar por dentro destas questões sociais. Esta campanha estimula os alunos a ter habilidades como relacionamento com as empresas, organização de materiais e envolvimento com as questões sociais de onde eles residem”, frisou.
A campanha está vinculada ao projeto de extensão “Solidariedade também contagia”, que abrange outras ações menores e faz parte do currículo do curso. Por conta da proximidade das festas de fim de ano, neste momento o foco está na campanha natalina, segundo o professor.
“Como agora é época de Natal, então resolvemos focar nesta campanha, e atualmente a coordenação deste projeto está com a professora Maricleia, que reside em Inácio Martins, mas conta com todo o nosso corpo docente, para que possamos envolver os alunos e a comunidade em geral”, pontuou.
Expectativa – Em 2023, a campanha conseguiu mais de 4 toneladas de doces. Para este ano, por conta do tempo mais curto, a expectativa em relação à arrecadação é menor. “Neste ano, devido ao tempo mais reduzido, nossa expectativa foi um pouco diminuída, mas queremos chegar nesta meta das últimas edições. A campanha se desenvolve em vários municípios. Temos alunos no campus avançado de Prudentópolis, com estudantes de Guamiranga e outras regiões, e aqui em Irati sendo polo, concentrando alunos de Rio Azul, Rebouças, São Mateus do Sul, Imbituva, onde a campanha está muito forte, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares. A campanha se estende e esta ramificação dá esta possibilidade da quantidade que arrecadamos nas últimas edições. Nossa expectativa é um pouco mais modesta, mas queremos chegar ao que já fizemos nos anos anteriores”, afirmou Alessandro.
Dia D – No próximo sábado, 07, será feito um Dia D de arrecadação da campanha. Em vários municípios, os acadêmicos estão conversando com donos de supermercados que abrirão as portas para a realização da campanha. Alessandro pede que a população contribua com a doação de donativos.
“No dia 07, peço apoio a toda a população. Às vezes é uma coisa tão barata, tem alguma oferta ou algo no mercado que você possa comprar um pequeno doce que seja, mas já está de bom tamanho. Esta é uma doação ótima porque, se cada um doar um pouquinho, com certeza iremos realizar com sucesso esta campanha”, comentou.
Quer receber notícias pelo Whatsapp?
Entrega dos donativos – Ainda não há uma data para a entrega dos kits. Os próprios acadêmicos escolhem as instituições ou comunidades que receberão os donativos em seus municípios, com a supervisão dos professores.
O professor enalteceu o envolvimento dos acadêmicos com a campanha deste ano. “O envolvimento é tão grande que, para nós, alguns que são mais quietos em sala de aula nos surpreendem. Eles se envolvem em todo o processo, desde a organização, o que vai ser arrecadado, como vai ser embalado, como vamos organizar tudo, a logística e depois a entrega, que é o relacionamento com as crianças. Estas ações acabam motivando muito mais do que certos conteúdos que são importantes também em sala de aula, mas que às vezes ficamos muito tempo naquilo. Às vezes prezamos muito por uma teoria bem fundamentada, e quando os projetos entram, eles veem que as coisas acabam acontecendo e toda aquela formação que recebem em sala de aula acaba sendo complementada. O envolvimento e a mudança deles nestes projetos e períodos são muito satisfatórios para o curso. Realmente percebemos o crescimento dos acadêmicos neste sentido”, pontuou.
Rifa – Além da campanha, os acadêmicos de Ciências Contábeis também estão vendendo uma rifa que tem como prêmio uma secadora de roupas. Os recursos também serão revertidos para a campanha. Mais detalhes podem ser encontrados na página do Instagram do curso de Ciências Contábeis do campus Irati da Unicentro.