Animais que estão disponíveis no Criadouro Tortuga não têm veneno e são devidamente legalizados/Paulo Sava
Criar uma cobra como animal de estimação parece uma loucura, mas não para o criador César Ribeiro. Ele, que é proprietário do Criadouro Tortuga, na comunidade de Pinheiro Machado, cria animais, como cobras, lagartos e tartarugas, que são vendidos para famílias que queiram tê-los em casa. César participou da 2ª ExpoIrati, realizada entre os dias 26 e 29 de outubro.
Em entrevista à Najuá, o criador comentou que os animais comercializados por ele não têm veneno e todos são devidamente legalizados. “Nenhuma serpente possui veneno, o que estamos criando aqui são animais para venda como pet. Quem quiser adquirir um filhote, é só procurar no Instagram @criadourotortuga”, frisou.
O filhote de uma cobra da espécie Piton custa, em média, R$ 6 mil. César ressaltou que a legislação permite somente a venda de filhotes deste tipo de animal. “Somente o filhote, e o animal vai com toda a documentação necessária, que seria o microchip, laudo veterinário, certificado de origem, nota fiscal principalmente, e todos os documentos que são necessários para você ter este animal. Se não tivesse estes documentos, seria um animal ilegal, entraria como tráfico e todos os problemas”, comentou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
A legislação brasileira proíbe a venda de serpentes e lagartos com veneno. César detalhou como funciona esta regra. “Criar animais com veneno hoje, no Brasil, é proibido: você só pode ter animal sem peçonha (veneno). O Brasil não tem lagartos com veneno, mas somente serpentes. Então, somente você não pode ter serpentes venenosas, é proibido”, comentou.
César contou que tem contatos frequentes de clientes e pessoas que lidam com este tipo de criação. Em breve, o criadouro também irá contar com um portal na internet. Por enquanto, os interessados em adquirir cobras, tartarugas ou lagartos, pode entrar em contado com o criadouro através do Instagram @criadourotortuga.