São oferecidas vagas em oficinas de pintura em tecido, desenho, cinema e fotografia, práticas corporais, dança livre e de ritmos, crochê e basquete/Texto de Karin Franco, com entrevista de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Vila Nova, em Irati, está com inscrições abertas para oficinas de pintura em tecido, desenho, cinema e fotografia, práticas corporais, dança livre e de ritmos, crochê e basquete. Os cursos são gratuitos.
A oficina de pintura em tecido e artesanato acontece todas as segundas, das 15 às 17 h. Na oficina, os alunos aprendem as técnicas e como transformar os produtos em uma renda extra. “A professora coloca como eles podem fazer a compra do material, a precificação também. Como eles podem ganhar dinheiro, ter uma renda extra vendendo esses produtos”, explica a coordenadora do CRAS, Marilda Lopes Erdmann.
Já a oficina de cinema e fotografia acontece nas terças, das 13 às 15 h. Na oficina, os alunos aprendem conteúdos sobre a história da arte e dos filmes, além da evolução das máquinas fotográficas.
Os alunos ainda terão aulas práticas de como aprender a fazer fotos e vídeos com técnicas de luz e enquadramento. “Ela usa bastante as outras oficinas [ou seja, as fotos mostram outras atividades realizadas no local]. Como fotografar o artesanato para divulgação, para venda. Como você tirar uma selfie, a luz”, conta Marilda. A oficina é aberta para todas as idades.
Nas quartas-feiras ocorre a oficina de desenho, das 10 às 12 h. Na oficina, os alunos aprendem as técnicas iniciais de desenho. “Ele [professor] leva um desenho e as crianças vão reproduzir aquele desenho. Ele começa com os traços mais simples e depois vai evoluindo para desenhos mais elaborados”, disse. A oficina não tem idade limite, mas a indicação é que crianças a partir de 8 anos já possam participar.
Quer receber notícias pelo Whatsapp?
Outra oficina que acontece às quartas-feiras é a de práticas corporais. As aulas acontecem das 13 às 15 h. Na oficina, os alunos aprendem a se exercitar com técnicas e dança. “Começa com alongamento e depende também do aluno. A professora verifica se é um grupo de pessoas mais idosas, ela faz um tipo de técnica. Se é um grupo de pessoas mais jovens, é uma coisa mais animada. Então, é movimentar o corpo através da música”, afirma a coordenadora do CRAS da Vila Nova. Não há limite de idade para participar desta oficina.
Nas quintas-feiras, das 13 às 15 h, ocorre a oficina de skate. A oficina é composta de momentos teóricos e práticos, onde os alunos aprendem mais sobre o esporte. “O professor fala a história do esporte, como começou, onde começou. Ele pode mostrar vídeo das competições, ele incentiva e mostra a história de atletas que são conhecidos, como a Fadinha [Raíssa Leal, que já conquistou duas medalhas no skate das Olimpíadas]. Ele fala sobre as Olimpíadas e também tem a aula prática”, disse. A participação na oficina de skate é aberta a todas as idades.
Já nas sextas-feiras, acontece a oficina de crochê, das 15 às 17 h. Assim como na oficina de pintura em tecido e artesanato, os alunos aprendem as técnicas de crochê e a como usar a arte para obter uma renda extra.
A oficina de crochê conta com materiais comprados por meio de licitação, mas o CRAS aceita doações para quem quiser ajudar. Os alunos também podem levar seu próprio material, se preferirem. Apesar de não ter idade limite, a indicação é que o aluno tenha mais de 12 anos, pois vai utilizar agulhas e pode se machucar.
As inscrições são realizadas pessoalmente no CRAS da Vila Nova. Menores de idade precisam fazer a inscrição com a presença dos pais ou responsáveis. No momento da inscrição, é preciso levar documentos de identificação, como a carteira de identidade. As oficinas tem duração de seis meses a um ano.
Também estão abertas as inscrições das oficinas feitas por meio do programa estadual Agentes da Cidadania. Nas sextas-feiras, são oferecidas aulas de basquete, das 15 às 17 h. Nas quintas-feiras, acontece a oficina de futsal feminino, das 15 às 17 h.
As oficinas são ministradas por voluntários que participam do programa estadual Agentes da Cidadania, que são orientados e acompanhados pela equipe do CRAS, pelo Centro da Juventude e pelos estagiários da Unicentro. “É uma iniciativa do Governo do Estado e oferece uma bolsa financeira para os jovens em situação de vulnerabilidade. Eles recebem essa bolsa para desenvolver alguma atividade de lazer, de cultura, de esporte na comunidade. Esse programa tem como objetivo que os jovens criem coisas para a cidade, em prol da população e que outros cidadãos também se conscientizem que eles podem fazer a diferença no seu próprio bairro”, explica a coordenadora.
O CRAS da Vila Nova fica localizado na rua Maria Lucinda Simões, no bairro de mesmo nome. O telefone de contato é (42) 9-9101-7158 (WhatsApp).
As oficinas são oferecidas por meio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria da Mulher, da Criança e da Pessoa Idosa. No caso do CRAS da Vila Nova, as vagas são voltadas para os residentes dos bairros próximos à esta unidade. Em Irati, há ainda outras unidades do CRAS que oferecem oficinas gratuitas, assim como acontece na Praça do CEU, na Vila São João, no Centro da Juventude e no Complexo do Idoso. Consulte a unidade mais próxima da sua residência para conferir as oficinas com inscrições abertas.
Confira fotos da área interna do CRAS da Vila Nova