Durante dois dias, socorristas do CB e da concessionária Caminhos do Paraná receberam instruções teóricas e participaram de simulações de salvamento em acidentes
Paulo Henrique Sava
O 2º Subgrupamento de Bombeiros de Irati realizou na última quinta e sexta-feira, dias 22 e 23, um treinamento de novas técnicas para salvamento em acidentes de trânsito. O treinamento aconteceu no quartel do Corpo de Bombeiros e contou com a participação do efetivo das corporações de Irati, de São Mateus do Sul e de União da Vitória, além de socorristas da concessionária Caminhos do Paraná.
Durante os dois dias, os socorristas tiveram aulas teóricas e práticas sobre as novas técnicas de salvamento aplicadas em diversos lugares do mundo. O aspirante Lucas Henrique Gross e o tenente Tiago Schinzel, do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, participaram do treinamento. Schinzel chegou a representar o Brasil em uma competição de resgate veicular na Alemanha. Em entrevista a Najuá, Gross ressaltou que, durante o evento, foram apresentadas novas instruções de resgate veicular em acidentes de trânsito.
“Esta semana de instruções visa atualizar a nossa tropa para o atendimento neste tipo de ocorrência pelo fato de Irati ser uma cidade com rodovias passando pela região, então pode um acidente grave ocorrer nas proximidades. O treinamento visa atualizar a nossa equipe nas técnicas e táticas novas que existem no caso de resgate veicular, o que é sempre vital para o atendimento destas ocorrências”, ressaltou.
Três instrutores capacitados com técnicas trazidas de Portugal e da Alemanha aplicaram o treinamento aos socorristas. Segundo o Tenente Schinzel, esta atualização com técnicas mais avançadas é importante para a preservação da vida de toda a população que depende do atendimento do Corpo de Bombeiros. As novas técnicas envolvem a abordagem da ocorrência, a avaliação de risco, de possíveis lesões nas vítimas e de retiradas das mesmas dos veículos sem agravamento das lesões. Devido a este tipo de treinamento, os bombeiros recomendam que outros motoristas, ao presenciarem acidentes, evitem tocar nas vítimas e chamem o atendimento dos socorristas o mais rápido possível.
“As pessoas que não têm este treinamento podem ocasionar agravamento e mais lesões além das que as vítimas já possam ter. Por isso, devem sempre acionar o socorro do Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, para que possamos chegar ao local e trabalhar da melhor maneira possível, sem nenhum problema para estas vítimas”, frisou Gross.
Bombeiros realizam treinamento prático
Na sexta-feira, pela manhã, os socorristas participaram de uma simulação de salvamento em acidente, realizado em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros de Irati. Na opinião do comandante, Capitão Jorge Augusto Ramos, é neste tipo de atividade que os bombeiros se especializam nas técnicas que proporcionarão melhor atendimento às vítimas e menor risco para a comunidade (transeuntes e outros usuários da via).
“Também neste caso, em que temos a participação do efetivo da Caminhos do Paraná, ressalto a importância da integração entre órgãos de segurança, como entre os bombeiros, o pedágio, a Secretaria de Saúde (no caso hospitalar), a Guarda Municipal, a Polícia Militar, as Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, somos todos parceiros e estamos do mesmo lado, servindo ao cidadão”, frisou.
Ramos ressaltou também a possibilidade de os socorristas receberem as novas técnicas e táticas em sala de aula e as aplicarem na prática. “Isto nos dá tempo para ir ‘dissecando’ cada parte do treinamento que é necessária. Isto vai dando uma capacidade técnica, que é indiscutível, pois o grande segredo do trabalho do Corpo de Bombeiros é este: treinamento”, comentou.