COPEL alerta para tentativas de golpes em nome da empresa

18 de abril de 2016 às 13h54m

Estelionatários se apresentam como funcionários da COPEL e cobram por serviços desnecessários. Caso ocorreu em Mallet na semana passada

Da Redação, com informações da Rádio Studio W/Mallet
Estelionatários voltaram a tentar aplicar golpes em moradores do município de Mallet, na semana passada, se passando por funcionários da COPEL. Um homem tentou aplicar o golpe da “troca da caixa de luz” numa casa localizada próximo ao Ginásio de Esportes, na área central da cidade. O suspeito alegou que o contador estava em péssimas condições.
De acordo com informações da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil, de Mallet, onde foi registrado o boletim de ocorrência, a vítima declarou que somente sua esposa estava em sua casa no momento da abordagem do suspeito, por volta das 14h do dia 11 de abril. Ela estava sozinha quando ouviu alguém bater no portão. Ao atender, se deparou com o falso funcionário da COPEL, que dizia que seria necessário trocar a caixa de luz, pois estaria em condições precárias.
Mesmo sem suspeitar do golpe, a mulher não autorizou o serviço, por estar sozinha em casa. O homem teria solicitado um talão de luz e o número de telefone da residência. Sem êxito, o rapaz ousou sugerir à mulher que procurasse o escritório da COPEL para se informar a respeito da troca da caixa de luz. O suspeito deixou o local a pé.
A reportagem da Studio W conversou com a funcionária da COPEL Dgéssica Filus, que informou que a vítima procurou o escritório da empresa em Mallet para reclamar do serviço prestado pelo funcionário, imaginando que, de fato, o homem fosse contratado da concessionária de energia. Ao procurar por algum registro, a funcionária detectou que não havia nenhum pedido de troca de caixa de luz e que o último serviço prestado pela COPEL naquele endereço foi em 2013.
Dgéssica indica que tudo não passa de uma tentativa de aplicar um golpe e alerta que todos os funcionários da COPEL e mesmo os terceirizados são sempre identificados com uniforme ou crachá e sempre estão em veículos caracterizados da empresa. Outro aviso da empresa é que, sob hipótese alguma, os serviços prestados são cobrados no ato, em dinheiro. A cobrança é posterior e vem discriminada na fatura de energia elétrica. No momento da prestação de serviço, o usuário apenas assina uma autorização para que o serviço seja executado.

Golpe foi aplicado em Canoinhas/SC

No Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Polícia Civil, consta que o suspeito de tentar aplicar o golpe é um rapaz de estatura média, de cabelo preto, usa óculos de grau e vestia camisa xadrez.
Uma ocorrência similar foi registrada no mesmo dia no município de Canoinhas, na região norte de Santa Catarina, próximo à divisa com o Paraná. O rapaz se apresentou como funcionário da Celesc (Companhia Elétrica de Santa Catarina) e pediu R$ 350 para fazer a avaliação de uma caixa de luz numa casa, a fim de reduzir a conta de luz. A vítima aceitou e entregou a quantia ao golpista, que pediu a ela que fosse ao banheiro e ficasse ligando e desligando o chuveiro enquanto ele verificaria a caixa de luz.
A vítima chegou a fazer o que o suspeito pediu e, depois de alguns minutos, desconfiou. Ao retornar, percebeu que o homem vasculhava seu quarto. O suspeito fugiu da casa com R$ 1,6 mil em dinheiro.
A COPEL orienta que, se alguém se apresentar como funcionário da empresa e quiser cobrar no ato pelo serviço, trata-se de um farsante. Comunique imediatamente à polícia.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.